HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
boletim informativo nº 04/2015
Domingo, 25 de Janeiro de 2015

A Luz dos Homens

O evangelho segundo João inicia com a excelente explicação da manifestação do Deus encarnado. O prólogo do evangelho (João 1:1-18) comenta sobre a glória de Cristo no princípio, na criação, após a queda e na encarnação. Em João 1:4 é apresentada a verdade absoluta: o verbo (logos) que sempre existiu é a vida que ilumina os homens. Hendriksen comenta que “a vida [apresentada pelo / no verbo] é a causa, fonte e princípio de toda vida, tanta física como espiritual, portanto a humanidade lhe deve a existência.” (Comentário de João, página 90). Somente Cristo Jesus pode iluminar (esclarecer) o homem de seu estado e necessidade. Doutra forma, ele permanece em trevas (João 1:5). Atualmente, temos visto parte da humanidade buscando paz por meio do diálogo. A ênfase dada é a busca pela tolerância religiosa. O professor do departamento de Ciências das Religiões da UFPB, Carlos André Calvacanti, declarara em entrevista ao jornalismo da TV Globo que “a tolerância religiosa deve buscar uma confluência, gerar harmonia sem confundir a identificação e identidade de cada religião”. Nada contra a tolerância religiosa! Ela é benéfica para o diálogo e ajuda na propagação do evangelho. Contudo, parece que o sentido de tolerância tem sido mudado. Carsonem, em seu livro “A Intolerância da Tolerância”, comenta que a noção de tolerância tem mudado de paradigma na pós-modernidade: a tolerância já não se volta mais ao indivíduo, mas ao pensamento. Ninguém pode dizer que o outro está errado. Nisso, a única coisa que não é tolerada é a visão de que esta visão de Tolerância é errada (intolerância da tolerância). Se alguém chega e diz que está visão de tolerância é errada — de acordo com esta nova visão de tolerância — está pessoa não é tolerante, e por isso essa pessoa não pode ser tolerada. Esta pessoa é intolerante. Conseguinte, na mudança da tolerância do indivíduo para o pensamento, se o cristão proclama que Cristo Jesus é a luz dos homens ele se torna intolerante, a não ser que mercadeje com a Palavra de Deus e diga que o Filho de Deus é uma luz dos homens (heresia). Entendamos! Na moderníssima visão de tolerância (onde o foco se encontra no pensamento e não no indivíduo) o cristão que for fiel às Sagradas Escrituras será considerado intolerante. Entrementes, nessa questão tão delicada e de pensamento quase universal, a tolerância religiosa deve ser analisada com bastante cuidado pela Igreja nos pressupostos bíblicos. Alisther McGrath comenta que “a correlação do evangelho cristão com a cultura contemporânea é […] uma rua de mão dupla que pode levar a atalhos heréticos, o que necessita de cuidado teológico em sua execução.” (Heresia, páginas 222-240). Na presente era em que o homem busca uma luz para viver em “paz”, sustentando-se em suas próprias vaidades subjetivas, a Igreja de Cristo tem o dever e a oportunidade de proclamar a mensagem da Bíblia que é o único meio de apresentar Cristo Jesus: a única luz que ilumina os homens.

Aniversariantes

Dia 25 Victor Augusto Soares Lins, telefone 3336 6803.
Dia 28 Sulamita dos Santos Lins Freitas, telefone 3458 5365.
Dia 28 Weber Rodrigues Milhomens, telefone 3967 1338.
Dia 29 Bruna Lopes Vieira, telefone 3356 2888.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Estatuto da Igreja Presbiteriana Do Brasil
Capítulo III
Atribuições dos Membros
Artigo 4
 Ao presidente eleito quadrienalmente pelo Supremo Concílio, compete:
a) Representar a Igreja internamente bem como em suas relações intereclesiásticas, civis e sociais.
Artigo 5 Ao vice-presidente que é, normalmente, o presidente da legislatura anterior, e que tem mandato de quatro anos, compete: substituir o presidente na falta ou impedimento deste.
Artigo 6 Ao secretário-executivo, eleito por dois quadriênios pelo Supremo Concílio, compete:
a) Cumprir e fazer cumprir as deliberações do Supremo Concílio e de sua Comissão Executiva;
b) Secretariar as reuniões da Comissão Executiva e transcrever suas atas no livro competente;
c) Tratar da correspondência da Igreja;
d) Substituir o vice-presidente.

Culto de Oração

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de janeiro, o culto de oração está sob a responsabilidade da SAF.

Construção do Novo Templo

Nova conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 25 Manhã: Alexânia (escola dominical); noite: culto solene.
Dia 26 Folga.
Dia 27 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 28 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: reunião do conselho.
Dia 29 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 30 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: reunião de oração.
Dia 31 Folga.

Atividades Pastorais da Semana:
Seminarista Weber

Dia 25 Manhã: escola dominical.
Dia 26 Manhã: folga; tarde: secretaria.
Dia 27 Manhã: folga; tarde: secretaria.
Dia 28 Folga.
Dia 29 Manhã: secretaria; tarde: folga.
Dia 30 Manhã: secretaria; tarde: folga.
Dia 31 Folga.

Resoluções do Conselho

1. Autoriza o pedido do uso do salão social, no dia 24 de janeiro, do diácono Jan Uilles Miranda de Araújo e da irmã Patrícia Santos Ferreira Araújo para a realização do aniversário de sua filha Larissa Santos Araújo.
2. Toma conhecimento do recebimento do calendário do ano de 2015 enviado pela Asas do Socorro e encaminha ao Conselho Missionário.
3. Toma conhecimento do recebimento do Informativo do Quadriênio da Comissão de Previdência, Saúde e Seguridade da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB/CPSS).
4. Toma conhecimento da solicitação da direção da União Presbiteriana de Mocidade (UMP) do uso do espaço do Colégio Simonton nos dias 16 e 17 de fevereiro, e encaminha à Direção Geral da IPS, visando análise e manifestação.
5. Toma conhecimento e autoriza a solicitação do Conselho de Missões dos seguintes pedidos: uma sala para o Conselho de Missões, permissão para ficar com os envelopes das ofertas de missões para ter mais aproximação com os ofertantes, ter um momento missionário uma vez por mês na Escola Dominical, fazer o dia da Igreja Perseguida no dia 31 de maio e realizar a Conferência Missionária nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Reunião do Conselho

No dia 28 de janeiro, às 20h, haverá reunião do Conselho da 3ª IPT. Todos os pastores e presbíteros estão convocados.

Missão Vida

Hoje, no culto solene (às 18h30), a equipe da Missão Vida estará presente e apresentará um vídeo institucional e uma mensagem sobre ação social e misericórdia.

País de Oração: São Tomé e Príncipe

Localização África Central
Capital São Tomé
Extensão territorial 960 km2
Idioma Português
População total 197.882 habitantes
PIB 261 milhões de US$
Moeda Dobra

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

veja mais
Interação:
Feed RSS
Versão em PDF
Receba por e-mail:
Arquivo:
- 2017 - Arquivo ZIP 2017 (8 MB)
- Dezembro
50/2017 - dia 10
49/2017 - dia 03
+ Novembro
+ Outubro
+ Setembro
+ Agosto
+ Julho
+ Junho
+ Maio
+ Abril
+ Março
+ Fevereiro
+ Janeiro
+ 2016 - Arquivo ZIP 2016 (8 MB)
+ 2015 - Arquivo ZIP 2015 (9 MB)
+ 2014 - Arquivo ZIP 2014 (8 MB)
+ 2013 - Arquivo ZIP 2013 (8 MB)
+ 2012 - Arquivo ZIP 2012 (10 MB)
+ 2011 - Arquivo ZIP 2011 (11 MB)
+ 2010 - Arquivo ZIP 2010 (10 MB)
+ 2009 - Arquivo ZIP 2009 (9 MB)
+ 2008 - Arquivo ZIP 2008 (7 MB)
+ 2007 - Arquivo ZIP 2007 (6 MB)
+ 2006 - Arquivo ZIP 2006 (5 MB)
+ 2005 - Arquivo ZIP 2005 (6 MB)
+ 2004 - Arquivo ZIP 2004 (2 MB)
+ 2003 - Arquivo ZIP 2003 (5 MB)
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa