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boletim informativo nº 08/2015
Domingo, 22 de Fevereiro de 2015

O Messias

Grande era a expectativa dos judeus quanto à vinda do Messias. Diante de domínios (persas, gregos, sírios e romanos), a esperança da vinda do Messias revelado nas Escrituras aumentava a partir do período pós-cativeiro de Israel (537 a.C.). Assim, na mesma proporção uma visão distorcida do Messias era sustentada por vários partidos religiosos judeus. Hermister Maia, em seu livro “Creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo” relata que as “(…) sucessivas invasões e o silêncio por parte de Deus — visto que Deus não levantou nenhum profeta depois de Malaquias, e a ideia dominante era que o Espírito Santo de Deus se apagava devido ao pecado de Israel; e agora Deus só falava pelo eco de sua voz —, contribuíram fortemente para a intensificação das esperanças messiânicas. Mesmo não havendo unidade e coerência no pensamento judeu quanto à figura do Messias […] ao que parece, “a esperança de um Messias militar predominava”, o qual libertaria o povo das mãos dos opressores estrangeiros, subvertendo a ordem estabelecida no dia chamado de “Dia do Senhor”. Contudo, não era isso que estava prestes a ser revelado na “Plenitude dos Tempos” (Gálatas 4:4). No testemunho de João Batista, registrado pelo apóstolo João (João 1:29-34), o pregador do deserto recebera a missão de proclamar o arrependimento e realizar o batismo em água entre os judeus. O pregador tinha a certeza de que veria e reconheceria o Messias revelado no Antigo Testamento. A voz levantada no deserto causara agitações na elite religiosa judaica (João 1:19-28) por estar preparando o caminho do Senhor, proclamando a mensagem de arrependimento. Assim, havia várias interpretações de quem era o Messias: da parte de João Batista, o Messias era aquele que tiraria o pecado do homem e que o batizaria com o Espírito Santo (João 1:29,33), mesmo não tendo bem definido como isso aconteceria (Lucas 7:19). Do lado da maioria dos judeus, a expectativa do Messias era de libertador (guerreiro) das opressões romanas. Na mente da elite religiosa judaica, o surgimento do Messias levantava a preocupação da ascensão de mais um usurpador e o risco da perda de posições privilegiadas. Nisso, percebe-se que o meio pode influenciar e tem influenciado no entendimento de muitos, da pessoa e da missão de Cristo Jesus, ajudando na construção de impérios religiosos com bandeiras messiânicas por mentes pecadoras que rejeitam Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como o Filho de Deus (João 1:29,34). Abraham Kuyper (“A Obra do Espírito Santo”) diz que “o batismo de Cristo não foi uma mera formalidade, mas o cumprimento de toda justiça, prova que ele desceu às águas, carregado com os nossos pecados […] ele foi ungido desde a eternidade.” Entrementes, povos se tornam Igreja de Cristo porque foram beneficiadas pelos méritos do Cordeiro de Deus na realização da perfeita expiação. Logo, esse entendimento deve constantemente ser desenvolvido pela Igreja, levando cativo todo pensamento que se levanta contra a mensagem do evangelho à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5).

Aniversariantes

Dia 22 Rebeca Miranda de Araújo, telefone 3201 2493.
Dia 24 Cristhielle Miranda de Araújo, telefone 3201 2493.
Dia 26 Áurea Almeida Soares, telefone 3356 1768.
Dia 26 Gláucia Angélica Almeida Marques, telefone 3351 2807.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Estatuto da Igreja Presbiteriana do Brasil
Capítulo VI
Disposições Finais
Artigo 13
 A Igreja Presbiteriana do Brasil poderá dissolver-se na forma da lei, por voto de 4/5 do total dos membros do Supremo Concílio, reunidos em Assembléia Geral, especialmente convocada para esse fim.
§1º No caso de cisma ou cisão, os bens da Igreja Presbiteriana do Brasil ficam pertencendo à parte fiel a sua Constituição.
§2º No caso de dissolução, os bens da Igreja, liquidado o passivo, serão aplicados em obras de caridade cristã, segundo o critério da assembléia que deliberar a dissolução.
Artigo 14 Estes estatutos são reformáveis no tocante à administração, por voto de 2/3 dos membros presentes em assembléia do Supremo Concílio.
Artigo 15 São nulas, de pleno direito, quaisquer disposições e resoluções que, no todo ou em parte, implícita ou expressamente, contrariarem ou ferirem a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de fevereiro, o culto de oração estará sob a responsabilidade da UCP. No mês de março a direção do culto de oração estará sob a responsabilidade da UPA.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dias 22 e 23 Capela do Alto Alegre, BA.
Dia 24 Manhã: Capela do Alto Alegre, BA; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dia 25 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 26 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dias 27 e 28 Capela do Alto Alegre, BA.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 22 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 23 Manhã: estudo; tarde: secretaria.
Dia 24 Manhã: quartel; tarde: secretaria.
Dia 25 Estudo.
Dia 26 Manhã: quartel; tarde: estudo.
Dia 27 Manhã: estudo; tarde: secretaria.
Dia 28 Quartel.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento, na ata 396 do dia 3 de dezembro de 2008, item 10 letra “e”, que resolve conceder ajuda de custo no valor de R$ 150,00 para ajudar a custear um plano de saúde para o reverendo Geomário a partir do momento da adesão e autoriza em 50% do valor proporcional ao plano de saúde do reverendo Geomário, sendo atualmente o valor de R$ 512,02. A aplicação inicia-se a partir do dia 20 de janeiro.
2. Toma conhecimento da edição do Cada Dia Especial Família, elaborado pelo Ministério Luz Para o Caminho, que convida a igreja a adquirir 1.000 exemplares, e encaminha ao Ministério de Casais para análise e viabilidade, sendo o caso.
3. Toma conhecimento do pedido de oferta da Missão Vida, e encaminha ao Conselho de Missões para deliberações.
4. Toma conhecimento do pedido de oferta da Sociedade Bíblica do Brasil, referente ao projeto A Bíblia e a Família (crianças e idosos), e autoriza a contribuição de R$ 100,00 em fevereiro de 2015.
5. Toma conhecimento da carta da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), e encaminha ao Conselho de Missões da igreja.
6. Toma conhecimento da carta da APMT, referente ao trabalho realizado nas tribos indígenas, a qual comunica que se encontra com a agenda aberta para divulgação do trabalho nas igrejas (no período de janeiro e início de fevereiro), e a realização do Congresso Regional Indígena nos dia 9 a 12 de abril em Santarém, PA. O Conselho encaminha ao Conselho de Missões.

Avisos

 Nos dias 20 a 24 de fevereiro o reverendo Geomário estará participando do aniversário da Igreja Presbiteriana de Capela do Alto Alegre, BA.
 A reunião do Conselho Deliberativo do Colégio Simonton será no dia 25 de fevereiro, às 20h.
 A reunião da liderança da igreja será no dia 28 de fevereiro, às 9h. Todos os presbíteros, diáconos e liderança geral devem estar na reunião.
 A reunião do Conselho da igreja será realizada no dia 4 de março, às 20h. Todos os pastores e presbíteros devem comparecer.

País de Oração: Sérvia

Localização Sul da Europa
Capital Belgrado
Extensão territorial 88.360 km2
Idioma Sérvio
População total 9.468.378 habitantes
PIB 38.491 milhões de US$
Moeda Dinar sérvio

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

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