HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
boletim informativo nº 12/2015
Domingo, 22 de Março de 2015

A Reforma do Templo

Nos dias da Páscoa judaica (ano 27 d.C.), cambistas e vendedores esperavam sua clientela no pátio do Templo para trocar as moedas estrangeiras vantajosamente e vender seus produtos, respectivamente. João descreve o estado que se apresentava o Templo de Jerusalém e os adoradores de Iavé e a resposta de Jesus à situação (João 2:13-21). Possivelmente o mercado no Templo já tinha se tornado comum. Ocupar o pátio do Templo com a feira de venda de animais para o sacrifício e a especulação cambista era algo que todo judeu, a partir de 12 anos, e possivelmente alguns prosélitos, se deparavam nas festas judaicas no período do governo romano. Contudo, nunca fora esse o objetivo de Deus. Hendriksen (“Comentário de João”, páginas 143-149) diz que: “o templo físico […] de Israel era o lugar que Deus habitava. Portanto, era um tipo do corpo de Cristo, que também — e em um sentido muito superior — era o lugar de habitação de Deus […] [especificamente] o pátio dos gentios fora construído como um convite para que eles adorassem o Deus de Israel” (João 11.7). Deparando com a situação do Templo, Jesus se indigna e, com um chicote feito de cordas, começa aplicar reforma no templo: expulsa as ovelhas e os bois, espalha o dinheiro injusto dos cambistas, derrubando as mesas de seus trabalhos, ordena aos comerciantes das pombas que as tire do pátio e exige: “Não façais da casa de meu Pai casa de mercado.” (João 2:16). Há duas considerações importantes quanto à mensagem desse texto bíblico. Na adoração do povo participante da Aliança de Deus no Antigo e Novo Testamento nunca fora ensinado e aceito compra e venda de ofertas: “é melhor obedecer do que sacrificar e o atender melhor do que as gorduras de carneiros” (1 Samuel 15:22). Pela revelação progressiva da Palavra de Deus no Novo Testamento, a igreja pode entender que vive o antítipo do Templo (Cristo Jesus). Em comunhão, a Igreja de Cristo fundamentada nele se reúne para adorar a Deus sem necessidade de um templo físico (fora assim no início e tem sido assim em muitos países do Oriente). Mesmo entendendo que Cristo é o Senhor da Igreja, precisamos tomar cuidado com a corrupção do coração que, no teor religioso, pode manifestar a mesma estupidez e sentimento perverso que os judeus tiveram com Jesus (João 2:18-20). A ordem do Senhor Jesus de não fazer mercado do Templo de Deus continua nos dias atuais. Não sou contra um local dinâmico e aconchegante em que a igreja de Cristo possa se reunir para ser instruída e adorar a Deus. Mas se não o houver, não será isso que impedirá a celebração da Páscoa. A interpretação literal dos judeus à resposta de Jesus sobre o templo (João 2:20) tem manifestada em muitas mentes modernas. A calamidade que se encontrava o templo físico de Jerusalém expressava a situação espiritual de muitos. Entrementes, a Igreja de Cristo fora chamada para viver integralmente a vida do “templo espiritual” (Jesus Cristo), numa contínua celebração da Páscoa.

Estatutos da IPB

Regimento Interno do Supremo Concílio
Capítulo II
Das Sessões
Artigo 5
 As sessões regulares dividirão o seu trabalho em:
I — Expediente
1. Apresentação dos motivos de ausência durante a reunião anterior e aos Concílios superiores.
2. Nomeação das comissões de expediente (artigo 31).
3. Apresentação de comunicações, consultas, propostas e outros papéis. Será dispensada a leitura destes documentos sempre que o Concílio dispuser de meios de informação como boletins, cópias mimeográficas ou outras.
4. Consideração do disposto no artigo 10, alínea “g”.
5. Leitura dos relatórios:
a) Da Comissão Executiva;
b) Da Tesouraria;
c) Das Secretarias de Educação Religiosa, Trabalho Feminino, Trabalho da Mocidade e outras (CI/IPB artigo 106 §1º);
d) De comissões permanentes e especiais, bem como de pessoas designadas para encargos especiais;
e) Dos ministros. Estes relatórios conterão informes quanto ao número de pregações, sacramentos ministrados, cerimônias presididas, trabalhos em comissões e diretorias, comparecimentos a sociedades domésticas e outras, entrevistas, visitas, correspondência e colaboração literária;
f) Dos conselhos (CI/IPB artigo 68).

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de março, o culto de oração estará sob a responsabilidade da UPA.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 22 Atividades pastorais.
Dias 23 a 28 Reunião da Comissão Executiva do Supremo Concílio em Pinheiros, SP.
Dias 28 e 29 Reunião de planejamento da 3ª IPT.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 22 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 23 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 24 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 25 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 26 Manhã: quartel; tarde: estudo.
Dia 27 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 28 Estudo.

Dados dos Membros

A Secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da 3ª IPT) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento da proposta do revestimento dos bancos da igreja, e toma as seguintes decisões: autoriza, encaminha e determina ao tesoureiro e encaminha ao Ministério de Administração para avaliação, visando o atendimento.
2. Toma conhecimento do boletim informativo Abraão e encaminha ao Conselho de Missões.
3. Toma conhecimento do pedido de atualização dos valores repassados ao Conselho de Missões, do pedido de ventiladores para sala dos jovens na Escola Dominical e a solicitação do espaço do templo da igreja para a realização da programação “Qual é o seu talento?” no dia 28 de março às 20h. Determina ao tesoureiro, visando atualização e fazer o repasse parcelado ao Conselho de Missões; encaminha o pedido da instalação dos ventiladores na sala dos jovens ao Ministério de Administração para avaliar o pedido; defere o pedido do uso do templo para a atividade “Qual é o seu talento?”.

Avisos

• Do dia 23 ao dia 28 de março, o reverendo Geomário estará presente na reunião do Supremo Concílio, que acontecerá na Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo.
• Nos dias 28 e 29 de março, o Conselho reunido na hospedaria Divino Paraíso, em Santa Maria, para tratar do planejamento estratégico da igreja para os próximos anos. A reunião iniciará às 10h do dia 28 e terminará as 12h do dia 29.
• No culto de oração do dia 3 de abril, a igreja estará reunida em oração em prol da programação de Páscoa.
• No dia 5 de abril, a Escola Dominical terá atividade especial da Páscoa e iniciará às 8h.
• No dia 5 de abril, as crianças da igreja estarão apresentando a cantata de Páscoa na Escola Dominical. Venha também celebrar a ressurreição de Cristo Jesus.
• O Departamento Infantil avisa à igreja que no período do culto noturno será realizado ensaio da cantata de Páscoa com as crianças.
• No dia 18 de abril às 17h15, na Igreja Presbiteriana Nacional, será realizado o casamento do irmão Hilquias, filho do reverendo Saulo. O irmão convida a igreja para o culto festivo.

País de Oração: Sri Lanka

Localização Sul da Ásia
Capital Sri Jayewardenepura Kotte
Extensão territorial 65.610 km2
Idioma Sinhala e tâmil
População total 21.445.775 habitantes
PIB 67.203 milhões de US$
Moeda Rúpia do Sri Lanka

Sri Lanka

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

veja mais
Interação:
Feed RSS
Versão em PDF
Receba por e-mail:
Arquivo:
- 2017 - Arquivo ZIP 2017 (7 MB)
- Outubro
42/2017 - dia 15
41/2017 - dia 08
40/2017 - dia 01
+ Setembro
+ Agosto
+ Julho
+ Junho
+ Maio
+ Abril
+ Março
+ Fevereiro
+ Janeiro
+ 2016 - Arquivo ZIP 2016 (8 MB)
+ 2015 - Arquivo ZIP 2015 (9 MB)
+ 2014 - Arquivo ZIP 2014 (8 MB)
+ 2013 - Arquivo ZIP 2013 (8 MB)
+ 2012 - Arquivo ZIP 2012 (10 MB)
+ 2011 - Arquivo ZIP 2011 (11 MB)
+ 2010 - Arquivo ZIP 2010 (10 MB)
+ 2009 - Arquivo ZIP 2009 (9 MB)
+ 2008 - Arquivo ZIP 2008 (7 MB)
+ 2007 - Arquivo ZIP 2007 (6 MB)
+ 2006 - Arquivo ZIP 2006 (5 MB)
+ 2005 - Arquivo ZIP 2005 (6 MB)
+ 2004 - Arquivo ZIP 2004 (2 MB)
+ 2003 - Arquivo ZIP 2003 (5 MB)
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa