HOME
QUEM SOMOS
ATENDIMENTO
BOLETIM
PODCAST
PERGUNTE AO PASTOR
SIMPÓSIO
Pesquisa personalizada
IPB
 
boletim informativo nº 34/2013
Domingo, 25 de Agosto de 2013

A Palavra de Deus É Inerrante

Inerrante significa sem erros ou verdadeiro. Se Deus falasse conosco em pessoa e diretamente, ninguém ousaria acusá-lo de erro, pois estes surgem de ignorância ou engano, e Deus não é ignorante nem enganador. O mesmo vale para a palavra escrita. Essa é a posição demonstrada pela própria Escritura. Agostinho afirma que os autores da Escritura não erraram em nada ao escrever. Tanto a Confissão de Fé de Westminster (capítulo 1) como a Confissão Belga (artigo 7) afirmam a infalibilidade da Escritura. Alguns teólogos vão além do significado normal de inerrante. James Orr define inerrante como uma literalidade estrita em assuntos mínimos nos detalhes históricos, geográficos e científicos. Se inerrância demanda literalidade, logo recusamos a inerrância, pois a Bíblia não deve ser sempre interpretada literalmente. Questões importantes podem ser perdidas na interpretação bíblica quando se aceita a inerrância bíblica nesse sentido. Tal uso do termo por Orr e outros teólogos contemporâneos são distorções do significado original de tal palavra. Tais distorções acabam diminuindo a utilidade do termo. O presente termo pode ser utilizado de maneira semelhante ao confessado pela fé histórica da Igreja. Se fosse possível, seria preferível abandonar os termos extrabíblicos, incluindo infalível e inerrante. Ao invés de usá-las, poderíamos falar, assim como a escritura faz, da Palavra de Deus como verdadeira. Isto é o que queremos dizer quando falamos que a Escritura é inerrante. Mas os teólogos modernos não deixam que isso aconteça. De acordo com John Frame, esses teólogos modernos redefinem verdade como se referisse a uma grande ideia teológica. Eles não permitem que tal palavra seja utilizada com o sentido de precisão, confiabilidade ou veracidade. Ao usarmos a palavra infalível, afirma Frame, temos uma expressão histórica que é realmente mais forte que inerrância. Mas, ainda assim, teólogos modernos insistem em redefinir a palavra de maneira que venha a dizer menos que inerrância. Até mesmo palavras como precisão ou veracidade foram distorcidas por princípios teológicos. Confiabilidade é por sobremodo trivial para expressar o que se deseja expressar. Mesmo sendo um termo altamente técnico e sujeito a mal entendido, é preferível manter a palavra inerrante como descrição da palavra de Deus. A ideia é mais importante que a palavra. Caso haja uma palavra que expresse de melhor maneira a doutrina bíblica aos leitores modernos, nós podemos abandonar a palavra inerrância. Mas, mesmo hoje, o termo inerrância não tem um substituto adequado. Abandoná-lo na atual situação pode comprometer a doutrina, e isso não devemos ter a ousadia de fazer. Deus não aceita ou tolera juízos humanos e negativos sobre sua Santa Palavra. Sendo assim, a Bíblia é inerrante.

Aniversariantes

Dia 28 Mayla Giovana Mosse Silva, telefone 3356 3393.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Código de Disciplina
Capítulo VI
Processo
Seção 7ª — Das citações
Artigo 86
 O mandado de citação será subscrito pelo secretário e assinado pelo presidente e conterá:
a) nome do Presidente do Tribunal;
b) nome do acusado, residência e local onde trabalha, e se possível, a sua qualificação;
c) hora, data e lugar em que o citando deve comparecer a fim de ser interrogado e se ver processado até o final, sob pena de revelia;
d) o nome do queixoso ou denunciante. O presidente do Concílio ou Tribunal determinará o modo de ser provada a citação.
Artigo 87 Se o citando estiver fora dos limites do Tribunal, será enviado ao Concílio ou Tribunal competente carta precatória, para que ele possa ser ouvido pelo Tribunal em cujos limites se encontra.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de agosto será a direção do Departamento Infantil que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

UMP

Estão abertas as inscrições para o acampamento da UMP, que acontecerá mo mês de outubro. Fale com o presidente da UMP, Jan Uilles, ou com qualquer membro da diretoria da UMP. Não fique de fora dessa!

Reunião do Conselho

O Conselho da igreja irá se reunir na próxima quarta-feira, no dia 28 de agosto, às 20h, no salão social da igreja. Todos os presbíteros e pastores estão convocados.

O Conselho de Missões Apresenta: Conferência Missionária

Na próxima semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, acontecerá aqui em nossa igreja a nossa Conferência Missionária. Tema: “Missão Urbana”. Preletor: reverendo Jorge Henrique Barro. Não perca! Traga o cofrinho missionário.

Reunião da UPH

No próximo domingo, dia 25 de agosto, a UPH se reunirá. Será logo após a Escola Dominical.

País de Oração: Ilhas Marshall

Localização Micronésia
Capital Majuro
Extensão territorial 180 km2
Idioma Inglês e marshallês
População total 54.999 habitantes
PIB 189 milhões de US$
Moeda Dólar americano



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

veja mais
Interação:
Feed RSS
Versão em PDF
Receba por e-mail:
Arquivo:
- 2017 - Arquivo ZIP 2017 (7 MB)
- Outubro
43/2017 - dia 22
42/2017 - dia 15
41/2017 - dia 08
40/2017 - dia 01
+ Setembro
+ Agosto
+ Julho
+ Junho
+ Maio
+ Abril
+ Março
+ Fevereiro
+ Janeiro
+ 2016 - Arquivo ZIP 2016 (8 MB)
+ 2015 - Arquivo ZIP 2015 (9 MB)
+ 2014 - Arquivo ZIP 2014 (8 MB)
+ 2013 - Arquivo ZIP 2013 (8 MB)
+ 2012 - Arquivo ZIP 2012 (10 MB)
+ 2011 - Arquivo ZIP 2011 (11 MB)
+ 2010 - Arquivo ZIP 2010 (10 MB)
+ 2009 - Arquivo ZIP 2009 (9 MB)
+ 2008 - Arquivo ZIP 2008 (7 MB)
+ 2007 - Arquivo ZIP 2007 (6 MB)
+ 2006 - Arquivo ZIP 2006 (5 MB)
+ 2005 - Arquivo ZIP 2005 (6 MB)
+ 2004 - Arquivo ZIP 2004 (2 MB)
+ 2003 - Arquivo ZIP 2003 (5 MB)
home | quem somos | atendimento | boletim | podcast | pergunte ao pastor | simpósio | política de privacidade
Copyright © 2017 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga | Webmaster | Design, desenvolvimento e hospedagem: Vini Costa