Boletim Informativo Nº 10/2003

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 9 de março de 2003

O Papel Da Liderança
“Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu fiz aliança com vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Jeremias 34:13

Existem motivos pelos quais o povo de Deus pode enfrentar dificuldades e sofrer alguma disciplina. O papel da liderança na vida de um povo é fundamental para o bom desempenho da sua trajetória. É preciso aprender com os erros do passado para se desenvolver a santidade na vida cristã. Todo cristão, principalmente o líder, deve perseverar na obediência à Palavra de Deus para não sofrer com a disciplina divina. Embora a disciplina eminente seja algo usado por Deus para despertar a obediência de seu povo, Deus nunca quis que isso fosse assim. Desde a época de Moisés, Deus quer que o povo obedeça por amor e não pela dor. Obedecer por amor é melhor. Os conflitos de Jeremias aumentavam à medida que o pecado de Judá trazia para cada vez mais perto de si o julgamento e disciplina de Deus. O povo resistia firmemente à verdade que Jeremias proclamava e, no final, acabava pagando o preço terrível de seus pecados. Jeremias também pranteou a queda de Jerusalém, pois ele havia advertido o povo durante 40 anos sem resultados. Precisamos perceber claramente o que Deus tem nos ensinado nestes últimos dias! Para o exercício da liderança entre o povo de Deus, o bom líder precisa desempenhar bem o seu papel. Existem características e responsabilidades para alguém que quer exercer a liderança e uma atuação falha da liderança pode prejudicar a vida dos liderados. Um líder pode influenciar seu grupo positivamente ou negativamente. Neste capítulo 34 de Jeremias vemos que até a sorte dos reis depende da sua obediência à vontade de Deus (Jeremias 34:1-5). O versículo 1 fala que todos os povos pelejavam contra Jerusalém. Quase todo o mundo é conhecido pelos orientais. O versículo 4 recomenda a Zedequias ouvir a palavra do Senhor. Zedequias morreu na prisão, em Babilônia, depois que seus olhos foram arrancados por Nabucodonosor, em Ribla, no sul da Síria, ao norte da Palestina (Jeremias 39:7, 52:8-11 e II Reis 25:5-7). O versículo 5 fala sobre as cerimônias honoríficas nas quais eram queimadas especiarias, como parte do sepultamento de reis falecidos. Este capítulo 34 também mostra que a vontade de Deus deve, em geral, imperar nas leis cívicas da nação (Jeremias 34:8-11). Os versículos 8 e 9 falam da lei da libertação de escravos ( xodo 21:2). O escravo hebreu do sexo masculino deveria ser solto após seis anos de serviço. Deuteronômio 15:12 estende a lei às mulheres hebréias escravas. O final do versículo 8 recomenda apregoar a liberdade. Expressão usada para se referir à libertação de escravos no ano de jubileu (Levítico 25:10). Libertar os escravos hebreus provavelmente era plano do rei. O resultado foi que o exército babilônico se afastou para defrontar-se com o aliado de Judá, que se aproximava, o exército de Faraó. Porém, quando o perigo do cerco foi aliviado, os possuidores de escravos renunciaram seu voto solene.

Aniversariantes

Dia 10 de março: Elbia Valéria Chaves.
Dia 11 de março: Guaraci Aragão Oliveira.
Dia 11 de março: Talita Campos Cavalcante.
Dia 13 de março: José Farias Vieira.
Dia 14 de março: Irani Angélica de Almeida.
Dia 14 de março: Wesley Araújo Ferreira.
Dia 15 de março: Vinícius Aragão Costa

Escala De Liturgos E Diáconos de Plantão: Março

Dia 9: presbítero Roberto, diácono Alberto.
Dia 16: presbítero Nivaldo, diácono Carlos.
Dia 23: presbítero Reginaldo, diácono Davi.
Dia 30: presbítero Dênis, diácono Hellan.

Grupos Pequenos

Nesta terça-feira, dia 11 de março, um grupo pequeno se reunirá no seguinte endereço: CSE 05 lote 11 apartamento 201, na casa do pastor licenciado Carlos Júnior e Elaine. O outro grupo se reunirá na casa do nosso irmão presbítero Baptista, na QSE 19 casa 21. Ambos às 20h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Planejamento Estratégico

Agora, os gerentes do Planejamento Estratégico tomarão providências para que os planos de ação sejam executados e avaliados. No dia 22 de março de 2003 estaremos nos reunindo para realizarmos uma outra avaliação.

Motivos De Oração

Oficiais da igreja: ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
Brasil e DF: ore em favor do governo do nosso país e do Distrito Federal, tanto pelo Executivo como pelo Legislativo.
Congregações: ore pela organização da igreja no Riacho Fundo II, pela plantação da igreja em Águas Claras e a plantação da igreja no Areal.
Escola Simonton: louve a Deus pela adaptação das salas visando o funcionamento da 5ª série e cumprimento do comodato com a SECULT. Ore para obtermos recursos. Endereço QSE 9 Área Especial Setor “E” Sul, Taguatinga. Telefone: 356 1785.
Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.

Anote Em Sua Agenda

Secretaria da igreja: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.

Escala Para Os Cultos De Oração De Março: UPA

Dia 7 de março: Maressa.
Dia 14 de março: Sabrina.
Dia 21 de março: Lo-Ruamma.
Dia 28 de março: Juliana.

Encontro De Casais

O ministério de casais da 2ª IPT convida os casais da igreja para participarem do encontro em Caldas Novas de 22 a 24 de agosto de 2003, no Hotel Privê. Inscrições, procurem a secretária da igreja ou entre em contato com reverendo Rogério na 2ª IPT.

Aviso Importante

Por determinação do Conselho da 3ª IPT, está proibido a retirada de qualquer bem material das dependências da igreja. Para retirada ou empréstimo dirija-se à secretaria e preencha uma requisição de material, o pedido será enviado ao Conselho.

Terceira Idade

A Secretaria Geral da 3ª Idade da Igreja Presbiteriana do Brasil convida a 3ª idade desta igreja a participar do 2º Congresso Nacional da 3ª idade. Nos dias 7 a 10 de abril, em Caldas Novas — GO. Maiores informações na secretaria da igreja ou no telefone (61) 245 5719.

Colação De Grau

Nosso irmão diácono Hellan convida a todos para o culto de ações de graças a realizar-se no dia 11 de março às 19h. Por ocasião de sua colação de grau no curso de direito, mais informações no mural da igreja.

Bodas De Prata

No dia 29 de março, às 20h, nossos irmãos Goiazires e Izabel convidam toda a igreja para comemorar suas Bodas de Prata com um culto de ações de Graças.

No Próximo Fim De Semana…

No dia 15 de março o Presbitério de Taguatinga estará reunido em nossa igreja. E no dia 16 de março estaremos participando da organização da congregação do Riacho fundo II em igreja.

País alvo de nossa oração e intercessão nesta semana:


Maurício



 

Posts Relacionados