Boletim Informativo Nº 14/2003

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 6 de abril de 2003

A Nova Aliança
“Eis aí vem dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.” Jeremias 31:31

Devemos saber que Deus sempre está pronto a perdoar seu povo arrependido, aprendendo que até mesmo a disciplina traz benefícios para nossa vida e devemos estar motivados a viver em santidade diante do incomensurável amor de Deus. Viver em aliança com Deus é muito importante para servirmos ao Senhor. Deus nunca nos disciplina a ponto de nos abandonar, antes, junto com o juízo traz a restauraç?o. Há da parte de Deus interesse no cumprimento da nossa aliança com Ele. Esta seç?o do livro de Jeremias nos mostra o perfeito equilíbrio do Deus que é amor e ao mesmo tempo justiça. O nosso relacionamento com Deus precisa ser firmado dentro deste entendimento pleno do caráter do Deus revelado nas Escrituras. O contexto para compreens?o desse texto, podemos perceber a partir da interrupç?o nas palavras de juízo contra a naç?o de Judá. Alguns estudiosos argumentam que estas profecias de restauraç?o n?o foram proferidas juntas, mas ao longo do ministério de Jeremias, e colecionadas de uma única vez. Há um interessante paralelo deste texto com o relato de Isaías em seu capítulo 35. Em Isaías 35, o profeta fala da felicidade na Si?o futura. Precisamos recordar o contexto em que foi escrito o livro de Jeremias. Jeremias por 40 anos em seu ministério profético passou transmitindo uma mensagem de juízo para o povo, porém o povo reagiu com indiferença. Por sua vez Jeremias via a angústia de Jerusalém diante da desolaç?o. Jeremias escreve o “Livro do Consolo” o qual serve como refrigério. O exílio trouxe grande sofrimento ao povo. No Salmo 137 o povo expressa uma profunda saudade de sua pátria e o desejo da restauraç?o. É desta forma que Deus trata seus filhos quando estes insistem em desobedecer a sua palavra — traz o sofrimento para quebrantar o coraç?o. Mas ele nunca nos deixa no sofrimento, antes nos proporciona o alívio após um período de tribulaç?es (2 Coríntios 4:16-18). As alianças de Jerusalém com outros povos foram as maiores causas dos problemas vividos pelo povo. Toda a naç?o passou a ser influenciada por práticas pag?s, acabou se misturando através do casamento e muitos passaram a cultuar ídolos, traindo ao Deus de seus pais. Quando o rei mantinha aliança com povos pag?os o povo caia em idolatria, conforme as histórias narradas nos livros de I e II Reis e também I e II Crônicas. A partir desse momento era necessária uma renovaç?o da aliança. Jeremias relata que Deus está fazendo uma nova aliança com seu povo (Jeremias 31:31-34). Depois que Deus conduziu o seu povo para fora do Egito até o Sinai, ele confirmou a aliança com eles, prometendo abençoá-los e guiá-los enquanto vivessem em fiel obedi?ncia a ele. Mas nos séculos seguintes, Israel quebrou a aliança muitas vezes apesar da fidelidade de Deus. Jeremias prometeu que essa nova aliança seria diferente. Na nova aliança, Deus coloca a lei no coraç?o do povo de uma forma que ele jamais havia feito antes. O Espírito de Deus é quem nos guia.

Escala De Liturgos E Diáconos de Plantão: Março E Abril

Dia 6: presbítero Edenir, diácono Carlos.
Dia 13: presbítero Baptista, diácono Davi.
Dia 20: presbítero Roberto, diácono Alberto.

Grupos Pequenos

O primeiro grupo estará se reunindo na casa de nossos irm?os Goiazires e Izabel, na QSD 49 casa 41. O segundo grupo se reunirá na casa de nossos irm?os Edenir e Lindinalva, QSF 13 casa 104. O terceiro grupo estará se reunindo na casa de nossa irm? Laura, QSF 15 casa 518. Na reuni?o anterior, o primeiro grupo teve a presença de 5 pessoas, o segundo grupo teve 9 pessoas e no terceiro grupo houve a presença de 9 pessoas.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que voc? desfrute da comunh?o com Deus e da nossa comunh?o. Que Deus continue derramando as suas ricas b?nç?os sobre os amados!

Motivos De Oração

Oficiais da igreja: ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
Brasil e DF: ore em favor do governo do nosso país e do Distrito Federal, tanto pelo Executivo como pelo Legislativo.
Congregaç?es: pela plantaç?o da igreja em Águas Claras e a plantaç?o da igreja no Areal.
Escola Simonton: louve a Deus pela adaptaç?o das salas visando o funcionamento da 5? série e cumprimento do comodato com a SECULT. Ore para obtermos recursos. Endereço QSE 9 Área Especial Setor “E” Sul, Taguatinga. Telefone: 356 1785.
Centro de Treinamento de Talentos Crist?os: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
Continuem orando por nossa irm? Genilha que carece de nossas oraç?es.

Anote Em Sua Agenda

Secretaria da igreja: de segunda ? sexta das 8h ?s 12h e das 14h ?s 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.

Encontro De Casais

O ministério de casais da 2? IPT convida os casais da igreja para participarem do encontro em Caldas Novas de 22 a 24 de agosto de 2003, no Hotel Priv?. Inscriç?es, procurem a secretária da igreja ou entre em contato com reverendo Rogério na 2? IPT.

Aviso Importante

Por determinaç?o do Conselho da 3ª IPT, está proibido a retirada de qualquer bem material das depend?ncias da igreja. Para retirada ou empréstimo dirija-se ? secretaria e preencha uma requisiç?o de material, o pedido será enviado ao Conselho.

Terceira Idade

A Secretaria Geral da 3? Idade da Igreja Presbiteriana do Brasil convida a 3? idade desta igreja a participar do 2? Congresso Nacional da 3? idade. Nos dias 7 a 10 de abril, em Caldas Novas — GO. Maiores informaç?es na secretaria da igreja ou no telefone (61) 245 5719.

Serviços

Nossa irm? Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692.

Resoluções Do Conselho

1 Efetuar o registro da carteira profissional da secretaria da igreja.
2 Autorizar o uso do sal?o social da igreja para a irm? Maria do Socorro dos Santos, para realizaç?o da recepç?o do seu matrimônio, dia 3 de maio de 2003.
3 Autorizar o uso de 15 mesas e 60 cadeiras pela irm? Sheila Caldas, dia 5 de abril de 2003, com devoluç?o dia 6 de abril de 2003.
4 Atender a solicitaç?o do licenciado Carlos Junior, para afastar-se nos dias 18 a 21 de abril de 2003.
5 Comunicar que o reverendo Geomário manteve encontros com o Ministro da Educaç?o, professor Cristóv?o Buarque de Holanda, dias 7 e 31 de março de 2003, tratando de assunto relativo ao projeto Simonton.

País alvo de nossa oração e intercessão nesta semana:


Bélgica

Posts Relacionados