Boletim Informativo Nº 41/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 2 de novembro de 2014

Depressão — Parte 14

Todos lutam com a vida na imprevisibilidade deste mundo caído. Alguns têm mais dificuldade que outros. O que separa o resiliente do oprimido? Uma diferença é a forma como eles lidam com situações difíceis ao longo da vida. Os que lutam podem desenvolver um tipo de melancolia. Todd Hardin chama de depressão situacional, um tipo de depressão provocada por circunstâncias adversas e que difere da tristeza comum de três maneiras: 1. A depressão situacional tem duração maior que tristeza. A pessoa que enfrenta a tristeza se recupera rapidamente, enquanto a depressão situacional tende a durar mais de duas semanas. 2. A depressão situacional tem profundidade maior que a tristeza. Enquanto os tristes funcionam no dia a dia, os deprimidos situacionalmente têm tempo difícil ao executar tarefas cognitivas simples. 3. A depressão situacional tem disposição mais sombria que a tristeza. Pessoas tristes mantêm visão coerente deles mesmos, dos outros e do futuro. Os deprimidos situacionalmente examinam suas vidas, relacionamentos e futuros e nada enxergam, senão desesperança. O conselheiro bíblico que reconhece tais sinais faz bem em ministrar os Salmos 42 e 43 para o coração dessa pessoa deprimida. Tais Salmos eram originalmente um poema. Em tal composição, o salmista pinta a imagem de uma pessoa ferida, sentada na escuridão, aguardando a libertação de Deus. A experiência do salmista reflete a experiência das pessoas deprimidas e as ensina para onde olhar na medida em que lutam contra a escuridão. O salmo começa com o salmista olhando para trás, como as coisas costumavam ser (Salmo 42:1-4). Ele se lembra de se sentir perto de Deus e lamenta o fato de estar exilado em um país distante (Salmo 42:6b-7), separado de Deus e enfrentando perseguições (Salmo 42:9-10). Pessoas deprimidas se sentem como o salmista não acreditam que a coisa que trouxe contentamento a eles fora arrancada de seus corações. A diferença entre o salmista e o deprimido é que o deprimido fica preso no passado, se torna como um disco quebrado, que repetidamente repete a história que o levou ao seu desânimo. Por outro lado, o salmista se recusa a ficar atolado no passado, ele resolve prosseguir, apesar de sua situação. Ele tira os olhos do passado e reflete sobre sua experiência interna no presente. Ele sai do olhar para trás e começa a olhar para dentro.

Aniversariantes

Dia 3 Izabel de Oliveira Borges, telefone 3561 4345.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo XII
Ordenação e Instalação de Presbíteros e Diáconos
Artigo 28
 Os presbíteros e diáconos assumirão compromisso na reafirmação de sua crença nas Sagradas Escrituras como a Palavra de Deus e na lealdade à Confissão de Fé, aos catecismos e à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de outubro é o Ministério de Discipulado que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 2 Manhã: escola dominical; noite: culto.
Dia 3 Folga.
Dia 4 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 5 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 6 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: reunião do conselho.
Dia 7 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 2 Manhã: reflexão para boletim, classe única e secretaria; noite: pregação.
Dias 3 a 6 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 7 Folga.

Resoluções do Conselho

1. Decide realizar a comemoração do aniversário da 3ª IPT com cultos de ações de graças, com o reverendo Carlos Ulhoa, convidado para pregar no dia 9 de novembro, e nos dias 15 e 16 de novembro, com o reverendo Ricardo Pereira de Souza.
2. Toma conhecimento da reunião de planejamento da 3ª IPT que ocorrerá no dia 25 de outubro, com a liderança da igreja.
3. Toma conhecimento da mudança da logomarca da IPB.

Cantina da UMP

Dia 9/11 Secretaria 5.

Informações da SAF

Dia 14/11 Plenária para eleição e encerramento de atividades.
Dia 22/11 Prévia de congresso, na 3ª IPT, às 14h. As sócias devem fazer e entregar seus relatórios individuais à Andreia Mosse, até 15 de novembro.
Dia 27/11 Dia nacional de ação de graças, será comemorado no dia 28 de novembro.
Dia 29/11 Congresso na 3ª IPT, das 8h às 17h30.

País de Oração: Quirguistão

Localização Ásia Central
Capital Bishkek
Extensão territorial 199.949 km2
Idioma Quirguiz
População total 5.625.015 habitantes
PIB 6.475 milhões de US$
Moeda Som

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados