Boletim Informativo Nº 43/2006

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 29 de outubro de 2006

A Condição Humana Em Face Do Pecado
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” Efésios 2:1.

Aqui está um texto sobre a condição humana em face do pecado! O objetivo dessa pastoral é fazer-nos entender que o pecado é capaz de fazer separação entre o ser humano e Deus; levar-nos a aprender que o pecado pessoal é a razão dos desentendimentos; e levar-nos a buscar ter uma vida de santidade. A condição humana em face do pecado é de morte, escravidão e condenação. O cristão deve buscar sempre a santidade e assim evitará a falta de comunhão com Deus e com o próximo. A ausência da busca pela santidade revela o quanto não nos afastamos da nossa antiga condição humana. Toda igreja tem problemas na área de comunhão entre os irmãos. Quando dois se desentendem logo entra em ação a turma do “deixa disso” mas, na maioria das vezes, o problema não é realmente resolvido. Nosso papel é falar menos sobre os entraves pessoais e falar mais a respeito do motivo que leva um cristão a estes entraves. Não há como ser consertado qualquer relacionamento sem perdão e humildade. É preciso colocar o dedo na ferida e mostrar que quando nos amarguramos temos em primeiro lugar um problema espiritual. Resolver nossos conflitos passa pelo confronto com nossos próprios pecados. O apóstolo Paulo vê o ser humano de maneira diferente daquela vista pelo pensador suíço J. J. Rousseau, que considera que “o homem nasce bom” e que “a sociedade o corrompe”. Paulo vê o homem como um ser incapaz de dirigir os seus próprios negócios ou de criar uma sociedade justa, livre, humanitária e tranqüila. Paulo está com razão porque ele fala na autoridade do Espírito Santo. Paulo pinta um quadro vívido da real condição da natureza humana em face do pecado, mostrando que sem o conhecimento de Cristo o ser humano está morto, escravizado e condenado – estado espiritual produzido pelos delitos e pecados. Vamos conhecer a condição humana em face do pecado, nos três aspectos apresentados:
1 A condição humana é de morte: versículos 1-2a – A morte à qual Paulo se refere não é uma figura de linguagem. É uma declaração real da condição espiritual de todas as pessoas fora de Cristo. A morte tem sua origem nas ofensas e pecados.
2 A condição humana é de escravidão: versículos 2-3a – O “andar” apresentado por Paulo sugere uma escravidão pavorosa a forças que controlam por completo. Paulo cita três influências como sendo as que controlam e dirigem a existência do homem sem Cristo: o mundo, a carne e o diabo.
3 A condição humana é de condenação: versículo 3b – “Filhos da ira” significa que pelo mero nascimento incorremos na ira divina. A ira de Deus é a hostilidade pessoal, reta e constante de Deus contra o mal. É sua recusa firme de ceder o mínimo que seja para o mal.
A morte, a escravidão e a condenação: estes são os três conceitos que Paulo junta para retratar a condição humana em face do pecado. Fora de Cristo o homem está morto por causa de seus delitos e pecados, escravizado pelo mundo, pela carne e pelo diabo, e condenado sob a ira de Deus.

Aniversariantes

Dia 31/10
Leude Maria da Silva Argente.
Dia 3/11 Isabel de O. Costa.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

SAF

Quem estiver interessado em participar do evangelismo nas quintas-feiras, procurar a presidente da SAF. SAF: você sabe o que é? Participe. Veja no mural 10 motivos para ser sócia da SAF. Faça a assinatura da SAF em Revista e seja abençoada com artigos bíblicos e lições da vida prática.

Igreja Presbiteriana Pioneira

O Atitude Movimento Jovem, convida os jovens da 3ª IPT a participarem do retiro evangelístico “O Chamado” que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro no “El Rancho”. O valor da inscrição é R$ 50,00 por pessoa, incluindo todos os custos de estadias e condução. Maiores informações nos telefones (62) 3321 3431 e (62) 8419 7270.

Vestibular Unificado

Bacharel em teologia 2007. Junta de Educação Teológica, JET, IPB. Maiores informações no boletim informativo afixado no mural.

Cada Dia Natal

Se você deseja receber o Cada Dia Natal para abençoar e ser abençoado, faça seu pedido hoje mesmo. Cada livreto terá um custo de R$ 2,00. Fale com a superintendente da Escola Dominical.

Importante

O pastor Geomário solicita a todas as sociedades internas da igreja que se reúnam em tempo oportuno a fim de realizarem suas eleições e fazerem seus planos. Cada sociedade deve preparar seus relatórios e entregá-los até o dia 15 de novembro.

Reverendo Josmar

Reverendo Josmar sofreu um acidente de carro. Foi operado, mas está sentindo muitas dores. Ore por sua recuperação.

Líderes de Grupos Pequenos

Haverá treinamento de líderes para grupos pequenos. Quem estiver interessado, faça sua inscrição na secretaria ou com o pastor.

Agendas 2007

Quem estiver interessado em adquirir uma agenda, por favor entre em contato com a secretária da Igreja para que seu pedido seja incluso a tempo. Telefone 3352 7649.

Bazar na Congregação de Samambaia

A Congregação de Samambaia pede a colaboração da igreja para o bazar que será realizado no dia 11 de novembro, próximo sábado, em prol da reforma dos banheiros e teto do templo. Todas as doações deverão ser entregues na secretaria ou para a Sandra até quinta-feira. Maiores informações com a irmã Ivalda, nos telefones 3359 3989 e 9685 6063.

Igreja Presbiteriana Nacional

Convida a igreja para participar das Conferências Teológicas “O Impacto Protestante”, nos dias 29 de outubro às 19h30 e 30 e 31 de outubro às 20h, em comemoração aos 489 anos da Reforma Protestante (31 de outubro de 1517).

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas do Mês

Reunião de Oração
As reuniões do mês de novembro estão sob responsabilidade do Ministério de Oração.
Dia 3 Presbítero Edenir
Dia 10
Dia 17
Dia 24

Liturgos Prebíteros responsáveis pela direção do culto solene no mês de novembro.
Dia 29/10 Roberto Rachid
Dia 5 Edenir
Dia 12 Dênis
Dia 19 Eucir Baptista
Dia 26 Roberto Rachid

Diáconos Responsáveis pelo serviço diaconal nos cultos no mês de novembro.
Dia 29/10 Hellan e Maurício
Dia 8
Dia 15
Dia 22
Dia 29

Serviços

Vidraçaria
Ouro Branco O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
Cestas de Café da Manhã A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos.
Cópias de fita em DVD O irmão Vinícius informa que está executando serviços de cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Não deixe os momentos importantes de sua vida se perderem, procure-o já! Valor: R$ 10,00 por fita. Telefones 3356 2595 e 9611 0725.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Israel País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana.

Israel

Posts Relacionados