Boletim Informativo Nº 43/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 26 de outubro de 2008

A Condição Humana em Face do Pecado
“Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência.” Efésios 2:2.

Aqui está um texto que revela a condição humana em face do pecado. O objetivo desta pastoral é mostrar o que leva uma pessoa a usar mal a Internet. O cristão deve ser mais capacitado a resistir a todas as tentações, conservando a sua integridade cristã. Nesta pastoral queremos enfatizar que a solidão, o consumismo, a pornografia e a infidelidade conjugal são laços que fazem com que a pessoa use a Internet para satisfazer seus impulsos pecaminosos. O verdadeiro discípulo de Cristo se preocupará com o testemunho que seus atos provocam diante dos ímpios. A Internet é, hoje, um dos mais importantes meios de comunicação, usado abundantemente por pessoas de todas as faixas etárias, mas principalmente pelos jovens. A penetração social da Internet é, realmente, impressionante. Até mesmo nas áreas mais carentes das cidades brasileiras encontramos pequenas garagens usadas como lan houses, geralmente lotadas de jovens o dia todo. No entanto, a Internet tem seus perigos, inclusive perigos espirituais. O versículo 2 do capítulo 2 da carta aos Efésios mostra o ser humano como um ser incapaz de dirigir os seus próprios negócios ou de criar uma sociedade justa, livre, humanitária e tranqüila (Efésios 2:2). Literalmente, “mortos nos vossos delitos e pecados” (Efésios 2:1). Para o apóstolo Paulo o homem está fora dos eixos. Aqui ele sonda as profundezas do pessimismo acerca do homem. Nesta passagem ele pinta também um quadro vívido da real situação da natureza humana em face do pecado. A seguir veremos a condição humana em face do pecado. Eis a descrição do apóstolo Paulo: em primeiro lugar, o ser humano está morto (versículo 1-2a). A morte a qual Paulo se refere não é uma figura de linguagem. É uma declaração real da condição espiritual de todas as pessoas fora de Cristo. A morte tem sua origem nas ofensas e pecados. Uma ofensa (paraptoma) é um passo falso; um pecado (hamartia) significa errar o alvo. Com estas duas palavras Paulo esclarece que o homem está morto porque faz o que é errado e porque deixa de fazer o que é certo. Em segundo lugar, o ser humano está escravizado (versículo 2-3a). O “andar” apresentado por Paulo sugere uma escravidão pavorosa a forças que controlam por completo. Paulo cita três influências como sendo as que controlam e dirigem a existência do homem sem Cristo: o mundo, a carne e o diabo. O mundo significa todo um sistema de valores sociais que está alienado de Deus (versículo 2a). A carne significa a nossa natureza humana caída e egocêntrica (versículo 3a). O diabo é identificado nas Escrituras como um leão e um assassino, pai de todo mal e de toda violência (versículo 2b). Em terceiro lugar, o ser humano está condenado (versículo 3b). A expressão “filhos da ira” significa que pelo mero nascimento incorremos na ira divina. A ira de Deus é a hostilidade pessoal, reta, e constante de Deus contra o mal. É a recusa firme de Deus em ceder o mínimo que seja para o mal. A morte, a escravidão e a condenação retratam a condição humana.

Aniversariantes

Dia 31 Eulália Augusta dos Santos, telefone 3562 4218.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Ações de Graças

O Ministério Ônix da 3ª IPT convida você e sua família para juntos comemorarmos os 21 anos de ministração do amor do nosso senhor Jesus Cristo através da música. O culto em ações de graças será no dia 1º de novembro de 2008, às 20h, aqui na igreja. Venha se alegrar conosco!

Resoluções do Conselho

– O licenciado Sandro presta relatório da atividade de transcrição da Bíblia manuscrita.
– O Conselho decide realizar a arrecadação de oferta para a irmã Paula, viúva do reverendo Abimael Moura Pereira, no dia 26 de outubro 2008.

Eleições das Sociedades Internas

A UCP realizará a eleição da diretoria para 2009 hoje, às 18h, aqui na igreja. As crianças de 4 a 12 anos de idade devem comparecer. Pais comprometam-se em trazer seus filhos. As sociedades internas que já fizeram suas eleições devem encaminhar os nomes dos eleitos para o Conselho até o dia 29 de outubro a tarde. As demais sociedades devem realizar a eleição o mais breve possível.

Projeto Minha Esperança

Os irmãos que fazem parte da campanha de evangelização Minha Esperança, oferecendo seus lares para serem lares Mateus, chegou a hora de alistar seus amigos e familiares para as oportunidades dos dias 6, 7 e 8 de novembro, às 21h, na rede Bandeirantes.

Federação do Trabalho Masculino

A Federação do Trabalho Masculino convida toda a igreja para comemorar o dia da Reforma Protestante, em um culto solene na 1ª Igreja Presbiteriana de Samambaia, no dia 1º de novembro, às 20h. Participe!

Reunião do Conselho

Todos os presbíteros e pastores estão convocados para a reunião do Conselho da 3ª IPT no dia 29 de outubro, às 20h30, aqui na igreja.

Santa Ceia

No próximo domingo, dia 2 de novembro, teremos a ministração da Santa Ceia. Prepare-se desde já!

País de Oração: Burkina Faso

Localização África
Capital Ouagadougou
Extensão territorial 274.200 Km2
Idioma Francês
População total 14.784.289 habitantes
PIB 5.976 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados