Boletim Informativo Nº 43/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 24 de outubro de 2010

Os Que São De Cristo Crucificaram A Carne
“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:24.

Aqui está um texto que nos fala da ação que devem ter aqueles que estão em Cristo Jesus. Ou seja, o apóstolo Paulo ensina que o ser humano que experimentou a ação regeneradora do Espírito crucifica a sua carne, com as suas paixões e concupiscências (Gálatas 5:24). Paulo nos diz aqui, por sua palavra, que esta ação é uma obra de Deus com a participação humana: “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5:16). Paulo nos mostra claramente que a ação regeneradora do Espírito é um ato da livre graça divina, mas a santificação precisa contar com a nova disposição da nova criatura. Agora, Paulo nos mostra em que circunstância se encontra o homem nascido de novo: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” E acrescenta: “Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.” (Gálatas 5:17,18). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que o ser humano nascido de novo precisa crucificar a carne com as suas paixões e concupiscências. Isso, ao mesmo tempo, exige uma ação regeneradora de Deus para libertar o ser humano das garras do pecado e, uma vez liberto, o ser humano reage como nova criatura em santificação. Por que Paulo usa a expressão “os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne”? Como se pode entender essa ação de Deus na vida de uma pessoa e ao mesmo tempo, a ação humana? É uma pena que, nas igrejas, os crentes pensam que podem sozinhos obter vitória. Muitos crentes negociam! Esta santa instrução, vista nesta declaração de Paulo, se constitui num desafio aos cristãos, no sentido de entender que a santificação também não é uma conquista. Aqui está a responsabilidade dos cristãos: entender que o Espírito Santo produz vida nova e o crente crucifica a sua carne. Paulo destaca o que precisa estar em apreço: o ser humano precisa experimentar a nova vida produzida pelo Espírito e crucificar a sua carne. Vamos aqui destacar como os cristãos devem encarar o ensinamento dessa passagem, destacando algumas lições que decorrem da obra do Espírito na regeneração e na santificação: em primeiro lugar, o ser humano precisa perceber a mortificação do velho homem. Esta expressão designa o ato de Deus pelo qual a corrupção da natureza humana, ocasionada pelo pecado, é gradativamente removida. Essa remoção da corrupção da natureza humana só será completada quando o reino de Deus atingir sua plenitude. Em segundo lugar, o ser humano precisa experimentar a vivificação do novo homem. O teólogo Louis Berkhof define muito bem o significado da vivificação do novo homem. Ele diz que essa vivificação “é o ato de Deus pelo qual a disposição santa da alma é fortalecida, os exercícios santos são incrementados e, assim, é gerado e promovido um novo curso da vida”. A vontade de Deus é que o cristão utilize todos os meios divinos para o desenvolvimento de sua santificação no Espírito, pois foi para isso que o cristão foi chamado do império das trevas e conduzido para o reino do Filho de Deus.

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 1ª – Classificação
Artigo 29
Nenhum oficial pode exercer simultaneamente dois ofícios, nem pode ser constrangido a aceitar cargo ou ofício contra a sua vontade.

Resoluções do Conselho

– Toma-se conhecimento de pedido de indicação do auxiliar de diácono Izaías Miranda dos Santos como delegado, e do diácono Élson Amâncio dos Reis para suplente para comporem a Agenda 21. Resolve-se atender o pedido conforme a solicitação.
– Toma-se conhecimento do pedido feito através do Ministério de Louvor de recurso no valor de R$ 120,00 (cento e vinte reais) para a confecção de púlpito. Resolve-se atender a solicitação.
– Toma-se conhecimento do pedido de aporte financeiro de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o Ministério de Educação Cristã. Resolve-se conceder e homologar pedido uma vez que este já foi aprovado pelo Ministério de Administração.

Gravação do 1º CD do Ministério de Louvor Ônix

Agradecemos o empenho e dedicação dos membros da 3ª IPT que, direta ou indiretamente, contribuíram através da compra das mini-pizzas, das ofertas e das orações. Regozijamos porque Deus tem realizado em nós a sua vontade. A concretização deste projeto engrandece o nome do nosso Senhor Jesus Cristo e serve para crescimento do povo de Deus.

7º Encontro de Casais

Alegria compartilhada é alegria dobrada! Participe do tradicional encontro realizado por algumas igrejas do Presbitério de Taguatinga no Hotel Golden Dolphin, em Caldas Novas, GO, nos dias 5 a 7 de novembro de 2010. Investimento de R$ 540,00. Ficha de inscrição na secretaria da igreja. Maiores informações pelo telefone 3963 5681 com Anderson e Sirlene.

Acampamento

A Federação de UPAs do Presbitério de Taguatinga Norte convida todos os adolescentes para o acampamento que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, no acampamento Filadélfia, Gama, DF. Investimento de R$ 85,00. Vagas limitadas. Inscreva-se já! Maiores informações com o reverendo Jarson através do e-mail jarson@hotmail.com ou pelo telefone 8457 2779.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 31, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Andréia.
– 1 e 2 anos Viviane.
– 3 a 5 anos Francilene e Jan Uilles.
– 6 a 8 anos Adones.
– 9 a 12 anos Eliene.

Curso de Professores Evangelistas

Crianças: alcançar ou ignorar? Ganhando uma criança para Cristo, ganha-se uma vida inteira que poderá ser utilizada no serviço de Deus. Participe do workshop com a missionária Izabel, no dia 30 de outubro, das 9h às 18h na 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Inscrições na secretaria da igreja. Maiores informações com os coordenadores: presbítero Roberto Vieira e missionária Izabel.

Inauguração do Templo da 3ª IPC

A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia convida para a inauguração e consagração do novo templo com capacidade para 600 pessoas. Os cultos em ações de graças serão realizados nos dias 4, 5, 11 e 12 de dezembro de 2010, às 19h30. No dia 4 o preletor será o reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB, e no dia 11 será o reverendo Geomário Moreira Carneiro, presidente do Sínodo de Taguatinga.

Mocidade Presbiteriana

A Mocidade da 3ª IPT promoverá, no dia 1º de novembro às 21h, aqui na 3ª IPT, um culto em ações de graças pelo coral Puro Amor. Após será realizado uma programação comemorando o dia das crianças para os jovens e para os adolescentes. Participe!

Dia da Fé Reformada

O Sínodo de Taguatinga promoverá no dia 30 de outubro, das 14h às 15h30, na 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, em comemoração ao Dia da Fé Reformada, uma palestra com o tema “O Calvinismo Hoje”, ministrado pelo reverendo Heber Carlos de Campos, capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Investimento de R$ 10,00.

País de Oração: Nigéria

Localização África
Capital Abuja
Extensão territorial 923.768 Km2
Idioma Inglês
População total 154.728.892 habitantes
PIB 173.184 milhões de US$
Moeda Naira

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados