Boletim Informativo Nº 44/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de novembro de 2009

Alegres por Sofrerem por Cristo
“E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.” Atos 5:41.

Aqui está um texto que nos fala da alegria dos apóstolos por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por Cristo. Ou seja, os apóstolos se alegravam por sofrerem por Cristo, seu Senhor. O autor do livro de Atos nos ensina que esse sofrimento trazia alegria. Diz ele: “E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome.” (Atos 5:41). O autor nos ensina que o sofrimento pode trazer alegria na nossa caminhada cristã. Agora, o autor mostra também como o Sinédrio agiu: “Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em o nome de Jesus, os soltaram.” E acrescenta: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.” (Atos 5:40,42). São palavras que esclarecem e fundamentam o princípio de que a nossa alegria no Senhor não depende das circunstâncias. Por que o autor usa a expressão “regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer”? Será que existem pessoas que rejeitam o sofrimento como inerente à fé cristã? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão refletir na alegria que se pode ter em sofrer por Cristo. É triste afirmarmos, mas há aqueles que acham que não podem sofrer. Os cristãos que reconhecem a sua dependência do Senhor não podem ter tristeza em sofrer por Cristo. Todo cristão precisa firmar a sua confiança plenamente em Deus. Este versículo reflete a verdadeira convicção e firmeza do crente que está alicerçado na suficiência da graça. Esta santa instrução, vista nesta declaração do livro de Atos, se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. Isso é necessário para nossa compreensão do nosso dever de enfrentar o sofrimento por Cristo com alegria. O apóstolo destaca o que precisa estar em apreço: há sofrimento envolvido na liderança espiritual. Vamos aqui destacar como se pode manter a alegria em meio ao sofrimento, observando alguns princípios ensinados na Escritura: em primeiro lugar, a Escritura mostra que Jesus era franco e honesto, logo, não escondeu o custo do nosso serviço no reino (Marcos 10:38). Para que pudesse cumprir a maravilhosa missão que lhe fora confiada, Jesus precisava de homens e mulheres de qualidade, de olhos bem abertos, dispostos a segui-lo até a morte. Em segundo lugar, a Escritura mostra que há um elevado preço a ser pago por um ministério espiritual de grande influência (Atos 5:41). A história dos apóstolos no Sinédrio reflete esta verdade. A alegria em sofrer afrontas pelo nome de Cristo revela que há um preço a ser pago. O ministério custou a Tiago sua cabeça, e João terminou seus dias num campo de concentração. Em terceiro lugar, a Escritura faz questão de reafirmar que o exemplo que Jesus nos deixou foi de servitude (João 13:15). Foi só uma vez que Pedro disse que Jesus havia deixado um exemplo — e foi um exemplo de sofrimento (1 Pedro 2:21). Assim, os pensamentos de sofrimento e de servitude estão ligados, exatamente como o foram na vida do Senhor. É o servo maior do que seu Senhor?

Aniversariantes

Dia 3 Izabel de Oliveira Borges.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Adquira na secretaria da igreja sua Bíblia comemorativa com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil.

2º Fórum Social

O fórum social deste ano será realizado na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, nos dias 30 e 31 de outubro, e terá como tema principal “O líder e a ação social da Igreja”. O pastor Carlos Pinheiro e o reverendo Marcos Costa serão os preletores do evento. Inscrições no valor de R$ 10,00. Informações pelo telefone 9965 0399 com o reverendo Nef Tali.

Acampamento

Prepare-se! Nos dias 30 de outubro a 2 de novembro seremos impactados com a realização do nosso acampamento. Este encontro será direcionado para a família da 3ª IPT. Todas as sociedades, todos os ministérios e todos os membros em um só espírito: “santidade”.

Resoluções do Conselho

– Toma-se conhecimento do pedido do reverendo Djalma em residir na casa pastoral que fica na área do Instituto Presbiteriano Simonton e resolve ceder, sendo que o pagamento da água, da luz e do telefone, bem como toda e qualquer bem feitoria, correrá por conta do reverendo Djalma.

Culto Especial

A Igreja Presbiteriana de Sobradinho convida toda a 3ª IPT para a programação especial pelo 47º aniversário. O reverendo Roberto Brasileiro será o preletor no dia 21 de novembro às 20h; e no dia 22 de novembro será o reverendo Danilo Dourado.

Departamental da SAF

A próxima reunião da SAF será no dia 7 de novembro, sábado, na casa da irmã Lindinalva, na QSF 13 casa 104. Telefone 3356 2595. Não perca!

Federação de Homens

Nos dias 13 e 14 de novembro, às 19h30, na 1ª Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo I, será realizado o VII Congresso da Federação do Trabalho Masculino do Presbitério do Distrito Federal — FETRAM/PRDF, onde cada UPH local deve enviar três delegados com disponibilidade de tempo.

Culto de Gratidão

A Igreja Presbiteriana das Palmeiras, em São Sebastião, completa em novembro 10 anos de organização, e tem o prazer de convidar a 3ª IPT para as festividades que acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro às 20h, e 8 de novembro às 19h15, com a participação do reverendo Geomário.

NAUPA

Está chegando o Congresso Nacional da União Presbiteriana de Adolescentes — NAUPA. O tema será: “Adolescentes impactando o Brasil com o Evangelho de Cristo!” De 1o a 5 de fevereiro, no SESC de Guarapari, ES. Investimento de R$ 250,00. Preletores: Roberto Brasileiro, Marcelo Gualberto, Hernandes Dias Lopes, Leninha Maia e Haveraldo Junior. Monte sua caravana!

Cada Dia Natal

Neste Natal, faça com que a luz de sua fé ajude a sinalizar o caminho das Boas Novas aos seus familiares, amigos e colegas. Presenteie com o devocionário Cada Dia Natal. Adquira com o irmão Izaías Miranda, telefone 8187 1415.

Reunião do Conselho

Todos os presbíteros estão convocados para a reunião do dia 4 de novembro, quarta-feira, às 20h, no salão social da 3ª IPT.

Santa Ceia

Hoje, dia 1o, no culto vespertino, será ministrada a Santa Ceia do Senhor. Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.

Escola Dominical

Em virtude do acampamento as classes da Escola Dominical serão adaptadas. Haverá apenas uma classe para as crianças com a professora Lúcia, e os adultos, jovens e adolescentes ficarão no templo com o professor Albano. No culto infantil a professora Sandra cuidará das crianças de 0 a 7 anos.

Reunião de Planejamento

Todos os membros da igreja estão convidados para participarem da revisão do planejamento, sábado, dia 7 de novembro, às 9h. Participe!

País de Oração: Haiti

Localização América Central
Capital Porto Príncipe
Extensão territorial 27.750 Km2
Idioma Francês e crioulo
População total 10.032.619 habitantes
PIB 5.869 milhões de US$
Moeda Gourde

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados