Boletim Informativo Nº 45/2003

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 9 de novembro de 2003

Fidelidade À Aliança
"Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos." Malaquias 2:2a.

Devemos entender a maneira como Deus requer fidelidade à aliança e devemos estar incentivados a evitar as falhas que prejudicam nosso relacionamento com o Senhor. O profeta Malaquias aponta-nos essas falhas que invalidam o relacionamento da aliança. São elas:
1a Falha em reconhecer o amor de Deus (Malaquias 1:1-5).
2a Falha em dar a honra devida a Deus (Malaquias 1:6-14).
3a Falha em dar a instrução correta (Malaquias 2:1-9).
4a Falha em relação ao matrimônio (Malaquias 2:10-16).
5a Falha em relação à responsabilidade social (Malaquias 2:17-3:5).
6a Falha em relação à contribuição (Malaquias 3:6-12).
7a Falha em entender o caráter de Deus (Malaquias 3:13-4:6).
Não reconhecer o amor de Deus, não dar honra devida a seu nome, não se preocupar com a verdadeira instrução, não ser fiel ao matrimônio, omitir-se quanto à responsabilidade social, não ser fiel nos dízimos e ofertas e não entender o caráter de Deus são falhas que inviabilizam o relacionamento da aliança. O profeta Malaquias aponta-nos quatro maldições que decorrem dessas falhas. Primeiramente ele fala do culto sem alma e sem verdade (Malaquias 1:14). A segunda maldição acerca da qual o Profeta Malaquias nos fala aparece no capítulo 2 versículos 1 e 2, que é a maldição das bênçãos de falsos sacerdotes. Há uma terceira maldição aqui em Malaquias que é aquela que resulta de um coração ingrato, usurário, fechado e que não é generoso (Malaquias 3:8-9). E a quarta maldição que aparece aqui é a maldição da família vivendo sem amor (Malaquias 4:6). Não devemos desprezar os mandamentos do Senhor, nem cumpri-los apenas por obrigação, sem amor; devemos ser crentes sinceros, que desejam servir ao Senhor de coração. No livro de Malaquias encontramos essas sete acusações de Deus contra o povo. Devemos analisá-las e confrontá-las à nossa própria vida. O livro de Malaquias contém essas sete repreensões de Deus para o povo. Deus repreendeu a dúvida em relação a seu amor, apelando para a eleição (Malaquias 1:1-5); a despreocupação em honrá-lo, sugerindo que se oferecessem aquelas ofertas ao governador para ver o que ele diria (Malaquias 1:6-14); os sacerdotes que não se preocupavam com a instrução, falando sobre a obrigação deles (Malaquias 2:1-9); os casamentos mistos, dizendo que odiava o repúdio à mulher da mocidade (Malaquias 2:10-16); a opressão social, falando de um tempo em que manifestaria sua justiça (Malaquias 2:17;3:5); a omissão na entrega dos dízimos, acusando o povo de roubo (Malaquias 3:6-12); a falta de entendimento a respeito de seu caráter, falando que ainda mostraria a diferença entre o justo e o perverso (Malaquias 3:13-4:6). Malaquias profetizou no mesmo período em que Esdras e Neemias atuaram. Uma época de reconstrução em todos os sentidos. Ele percebia que o povo não estava sendo fiel ao pacto divino e demonstrou essas sete falhas do povo que voltou da Babilônia. A acusação dirigida contra os sacerdotes, os responsáveis pela instrução do povo, apontava a falha em dar a instrução correta (Malaquias 2:1-9). Os sacerdotes também estavam falhando. Talvez até essa fosse a grande causa da transgressão do povo. Os sacerdotes viam todas aquelas irregularidades, mas nada faziam para mudar a situação. Por isso a repreensão de Deus: "Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração." (Malaquias 2:1,2). O problema era muito sério porque os sacerdotes não tinham o desejo em seu coração de honrar ao Senhor. Essa não era a motivação do ministério deles. Ao contrário, a motivação deles era desviar o povo: "Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos." (Malaquias 2:7,8). Dá para perceber que a situação do povo era desesperadora. Que Deus nos ajude!

Aniversariantes

. Dia 10: Melanie Gabriela Mosse Silva.
. Dia 14: Edenir Silva Costa.

Escala Para As Reuniões De Oração De Outubro: Ministério De Coordenação De Programações

Este mês de novembro as reuniões de oração estarão sob a responsabilidade do Ministério de Coordenação de Programações:
. Dia 14: licenciado Carlos Júnior.
. Dia 21: Elaine.
. Dia 28: Margarete.

Escala De Liturgos: Novembro

. Dia 9: Roberto.
. Dia 16: Nivaldo.
. Dia 23: Baptista.
. Dia 30: Edenir.

Escala De Diáconos De Plantão: Novembro

. Dia 9: Alberto e Mauro.
. Dia 16: Junior e Paulo.
. Dia 23: Davi e Hellan.
. Dia 30: Daniel e Mauro.

Escala De Recepção Dos Visitantes: Novembro

. Dia 9: coordenador geral Alberto, Luciano, Juliana e Lúcia.
. Dia 16: coordenador geral Goiasíres, Izabel, Fernanda e Vera.
. Dia 23: coordenadora geral Elaine, Claudia, Marcos André e Margarete.
. Dia 30: coordenadora geral Rosemary, Maressa, Nice e Isaías.

Serviços

Nossa irmã Marli aceita encomendas para festas, tais como bolos, doces, salgados e pizzas. Telefone: 353 4692. O senhor Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 358 9566 e 9641 6071. E a irmã Mirane avisa que está revendendo produtos da Avon. Telefone 356 7258.

Grupos Pequenos

O grupo Ebenezer irá se reunir na residência dos irmãos Izabel e Goiasires, na QSD 49 casa 41. Estiveram presentes 9 pessoas no último encontro. O grupo Maranata irá se reunir na residência dos irmãos Edenir e Lindinalva, na QSF 13 casa 104. Na última reunião, compareceream 8 pessoas. O projeto piloto (grupos pequenos) irá se reunir na residência dos irmãos Dênis e Schirlei, na QNL 20 via 3 casa 2. O grupo participou da reunião de oração nas dependências da igreja na terça-feira passada.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja: ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Brasil e DF: ore em favor do governo do nosso país e do Distrito Federal, tanto pelo Executivo como pelo Legislativo.
. Congregações: pela plantação da igreja em Águas Claras e a plantação da igreja no Areal.
. Escola Simonton: ore para que o processo de regularização nº 030007743/99 que viabiliza o funcionamento da 5a à 8a série se concretize neste ano e para que tenhamos recursos que possibilitem as ampliações necessárias.
. Centro de Treinamento de Talentos Cristãos: ore por esta iniciativa da sua igreja que visa promover maior crescimento no conhecimento e na graça de Jesus, para que se possa melhor servir ao Senhor da Igreja.
. Gabriel, Samara, Bianca, Josiane e Márcia. Estejam orando por estes irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 352 7649. Falar com a Elaine.
. Atendimento pastoral: terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; quarta-feira das 8h às 12h; quinta-feira das 8h as 12h e das 14h às 17h; sexta-feira das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Link

A página para os irmãos que desejarem ler ou copiar artigos ou estudos bíblicos é www.protestante.ubbi.com.br.

Centro De Treinamento De Talentos Cristãos

Centro de Treinamento de Talentos Cristãos – CTTC. 17 de fevereiro a 24 de junho de 2004. Participe! Valor: 4x de R$ 75,00 – 4 disciplinas. Inscreva-se na secretaria da Igreja, telefone 352 7649.

Vestibular Unificado 2004: Bacharelado Em Teologia

Buscando a excelência para o sagrado ministério. Maiores informações: Seminário Presbiteriano de Brasília, telefone 244 2122.

Oportunidade

Vende-se um lote no condomínio Quintas da Alvorada, de 600 m2. Valor: R$ 16.000,00, proprietário pastor Josué. Informe-se no telefone 382 5903.

Planejamento

Até o dia 9 de novembro, estaremos em planejamento das atividades da igreja para o próximo ano. O planejamento será feito no período da Escola Dominical.

Congresso Nacional De Crescimento Espiritual E Missões

De 13 a 16 de novembro, em Foz do Iguaçu. Informações: (12) 221 6412.

Sociedades Internas

As sociedades internas devem preparar seus relatórios e os entregar até o dia 23 de novembro na secretaria da igreja ou aos membros do conselho. Também devem realizar as suas eleições até a mesma data.

Encontro Da Fé Reformada 2003

Encontro Da Fé Reformada 2003. Tema: "A graça que Basta". Data: 12 a 15 de novembro de 2003. Local: 1a Igreja Presbiteriana de Goiânia. Convite afixado no mural.

Amor Fraternal

Com o propósito de promover o amor fraternal entre os membros da 3a IPT, passaremos a manhã do dia 30 de novembro, domingo, das 8h às 12h, no templo da 3a IPT, com programação diversificada: louvor, oração e mensagens. Participem todos. Será uma bênção!

Diretoria Da SAF Para O Ano De 2004

. Presidente: Sheila Caldas.
. Vice-presidente: Marli Chemp Rachid.
. 1a Secretária: Margarete de Sales Macedo Carneiro.
. 2a Secretária: Leude Maria da silva Argente.
. Tesoureira: Lindinalva Aragão Costa.
. Conselheiros: presbíteros Dênis Tavares de Melo (titular) e Edenir Silva Costa (auxiliar).

Diretoria Da UPH Para O Ano De 2004

. Presidente: Dênis Tavares de Melo.
. Vice-presidente: Paulo Rodrigues Pereira.
. 1º Secretário: Edenir Silva Costa.
. 2º Secretário: Alaor Teixeira da Silva.
. Tesoureiro: Roberto Chemp Rachid.
. Conselheiro: reverendo Geomário Moreira Carneiro.

Convocação

Assembléia Ordinária na Escola Dominical do dia 7 de dezembro de 2003. Todos os membros da igreja estão convocados.

O Que É O Que É?

1. O significado da Bíblia em grego?
2. Qual a publicadora das edições bíblicas Revista e Corrigida no Brasil e Revista e Atualizada no Brasil?
3. Nasceu na Alemanha, escreveu as 95 teses contra as indulgências e é considerado "O Grande Reformador Protestante" (1483-1546).
As respostas deverão ser entregues durante a semana na secretaria da igreja. No final do mês o irmão que tiver acertado mais perguntas ganhará uma lembrança. Participe!!!

Para Meditar

"Eu atrairei e a levarei para o deserto… e lhe darei dali, as suas vinhas." (Oséias 2:14-15). Nós nunca sabemos onde Deus esconde suas águas. Vemos uma rocha, e não podemos imaginar que ela abrigue uma fonte. Vemos um lugar pedregoso, e não sabemos que esconde um manancial. Deus me guia a lugares difíceis, e depois eu descubro que entrei na habitação das Fontes Eternas.

Federação De Taguatinga Do Trabalho Feminino

A Federação de Taguatinga do Trabalho Feminino convida a SAF com toda a igreja para um culto em Ações de Graças pelos 119 anos da SAF no Brasil. Local: 1a Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Horário: 20h.

Dia Nacional De Ações De Graças

Dia 27 de novembro, quinta-feira, dia nacional de Ações de Graças. A SAF estará promovendo um culto pelo dia nacional de Ações de Graça, com a participação das famílias da igreja, às 20h. Participe!!

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana: