Boletim Informativo Nº 45/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 9 de novembro de 2008

Um Exemplo do que Vem a Ser Abnegação
“São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais: muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.” 2 Coríntios 11:23.

Aqui está um texto que revela um exemplo do que vem a ser abnegação. A abnegação — a negação de si mesmo — não é o mesmo que renúncia. A renúncia significa abster-se de alimentos, prazeres ou posses. Mas, negar-se a si mesmo significa tão completa submissão ao senhorio de Cristo que o ego não tem nenhum direito ou autoridade. Significa que o eu abdica do trono. Isto vem expresso nas palavras de Henry Martyn: “Senhor, não permitas que eu tenha nenhuma vontade que seja propriamente minha, ou que considere a minha verdadeira felicidade como dependente, no mínimo grau, de qualquer coisa que me sobrevenha exteriormente, mas como consistindo inteiramente da conformação com a tua vontade.” Estes versos de H. G. C. Moule refletem a verdadeira abnegação: “Meu Vencedor glorioso, Príncipe divino, segura em tuas mãos as minhas mãos submissas, servas felizes do trono do Salvador, que afinal meu querer é teu inteiramente.” Aqui está aquilo que é mais valioso: a abnegação. A prova maior de que Paulo era um homem abnegado vê-se no texto de 2 Coríntios 11:16-33. O versículo 23 do capítulo 11 da segunda carta aos Coríntios mostra a confissão de Paulo sobre sua abnegação (2 Coríntios 11:23). Literalmente, “Paulo revelou uma extrema hesitação ao falar em favor próprio” (2 Coríntios 11:23). Aquela situação revelou que ele possuía grandes riquezas espirituais e virtudes cristãs. Uma das riquezas espirituais do apóstolo Paulo é a sua abnegação (conforme 2 Coríntios 11:24-27). Esta abnegação pode ser vista na sua atitude de buscar aquilo que é mais valioso. Eis a descrição do apóstolo Paulo: em primeiro lugar, a unidade da Igreja é mais importante do que o sofrimento pela injustiça (versículo 22). Paulo questiona os coríntios: “São hebreus?” Os oponentes de Paulo eram judeus, talvez vindos de Jerusalém e reivindicando serem endossados pelos apóstolos que residiam em Jerusalém. Jesus salientou bem que, quando alguém impingisse injustiça ao crente, este deveria conformar-se e alegrar-se: “Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu não entres em demanda.” (Lucas 6:29,30). Não podemos amar mais as posses do que nossa própria vida, a do próximo ou o próprio Deus. Em segundo lugar, a unidade da Igreja é mais importante do que o sofrimento pelo prejuízo (versículos 24-27). A segunda pergunta de Paulo foi: “Eles são servos de Cristo?” (NTLH). A injustiça, agora, revela-se em querer sobressair. Ninguém melhor do que Paulo para falar de abnegação. Se você pudesse mensurar a vida financeira de Paulo antes e depois de sua conversão, você saberia dizer se Paulo se tornou mais rico ou mais pobre? A Bíblia não trata desse assunto, mas, em mais de uma oportunidade, ele confessa que já teve experiência de fome e escassez (Filipenses 4:12), bem como prisões, perigos, naufrágios, trabalhos fadigas, sede, frio e nudez (versículos 24-27).

Aniversariantes

Dia 10 Melanie Gabriella Mosse Silva, telefone 8124 7876.
Dia 14 Edenir Silva Costa, telefone 3356 2595.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Resoluções do Conselho

Toma conhecimento de pedido de apoio na confecção de faixas para divulgação de campanha evangelística da Igreja Presbiteriana Filadélfia, em Santo Antônio do Descoberto, GO, e resolve contribuir com uma doação.

Conselho Deliberativo do Simonton

O CDIPS abriu uma vaga para o Associado Eleito. Quem quiser indicar um irmão ou irmã, ou até mesmo se auto-indicar, deverá fazê-lo na secretaria da igreja sugerindo dois nomes.

Atenção, Crianças e Adolescentes!

A troca do cofrinho missionário por chocolates acontecerá durante o culto no dia 30 de novembro. Não deixe de trazer o seu. O valor arrecadado através dos cofrinhos também é parte da campanha para a missionária Auricilene.

Rodízio de Pizza

A SAF estará promovendo um rodízio de pizza ainda em prol da aquisição de uma motocicleta para a missionária Auricilene. Será no dia 22 de novembro, a partir das 20h, no salão da igreja. O valor do convite é de R$ 10,00, incluindo refrigerantes. Crianças de até 6 anos não pagam. Participe e traga seus amigos e familiares! Pegue seu(s) convite(s) com as irmãs Marli Rachid ou Ângela.

Sociedades Internas

As diretorias das sociedades internas do exercício de 2008 devem prestar relatório das atividades realizadas no decorrer do ano, até o dia 26 de novembro. Lembrar de preencher a ficha de estatística para as sociedades internas, que consta na página 8 do planejamento de atividades da 3ª IPT.

Zequinha e sua Turma

A Igreja Presbiteriana Central de Águas Claras convida você e sua família para assistir a duas apresentações especiais com bonecos ventríloquos hoje, às 10h e às 19h30. Haverá venda de DVDs da turma no local.

Agenda Presbiteriana

Faça a solicitação de sua agenda 2009 na secretaria da igreja. Estas agendas são encomendadas de acordo com a quantidade de pedidos. Reserve a sua.

Livros Evangélicos

O estudante de teologia Pedro estará apresentando materiais da Editora Cultura Cristã (nossa editora) no período da Escola Dominical. Esta é uma excelente oportunidade para você adquirir livros de qualidade.

País de Oração: Butão

Localização Ásia
Capital Timhu
Extensão territorial 47.000 Km2
Idioma Zoncá
População total 658.481 habitantes
PIB 922 milhões de US$
Moeda Ngultrum

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados