Boletim Informativo Nº 45/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 8 de novembro de 2009

Cuidando de Nós Mesmos
“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?” Mateus 7:3.

Aqui está um texto que nos fala do dever que temos de reparar a trave que está no nosso olho antes de tirar o argueiro que está no olho do irmão. Ou seja, os crentes precisam olhar primeiro para si mesmos. O evangelista Mateus nos ensina que devemos cuidar de nós mesmos. Diz ele: “Não julgueis, para que não sejais julgados.” (Mateus 7:1). O Senhor Jesus nos ensina que só devemos pensar em tirar o argueiro do olho do irmão se já tivermos tirado a trave do nosso olho. Agora, Jesus nos mostra também qual o critério de avaliação: “Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também”. E acrescenta: “Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu.” (Mateus 7:2,4). São palavras que esclarecem e fundamentam o princípio de que a nossa avaliação precisa ser feita antes de fazer a avaliação da vida dos outros. Por que o autor usa a expressão “não reparas na trave que está no teu próprio”? Será que existem pessoas que não conseguem ver os seus erros? Certamente existem. E se existem essas pessoas, elas deverão refletir na exortação dada por Cristo. É triste afirmarmos, mas há aqueles que acham que não cometem erros. Os cristãos que reconhecem a sua fragilidade não podem ter a petulância de achar que não cometem erros. Todo cristão precisa firmar a sua confiança plenamente em Deus e saber que está sujeito aos erros. Este versículo reflete a verdadeira convicção e firmeza do crente que está alicerçado na suficiência da graça, sabendo que precisa cuidar de si. Esta santa instrução vista nesta declaração do evangelho de Mateus, se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. Isso é necessário para nossa compreensão do nosso dever de cuidar de nós mesmos antes de tentar corrigir os outros. O Senhor Jesus destaca o que precisa estar em apreço: nossa atitude para com o nosso irmão. Vamos aqui destacar como se pode manter o foco em nós mesmos, observando alguns princípios ensinados na Escritura: em primeiro lugar, a Escritura mostra que o cristão não deve ser juiz (Mateus 7:1,2). O discípulo de Jesus é um “crítico” no sentido de usar o seu poder de discernimento, mas não um “juiz” no sentido de censurar. A censura é um pecado composto, que consiste de diversos ingredientes desagradáveis. Não significa avaliar as pessoas com discernimento, mas condená-las severamente. Em segundo lugar, a Escritura mostra que o cristão não deve ser hipócrita (Mateus 7:3,4). Temos uma tendência fatal de exagerar as faltas dos outros e diminuir a gravidade das nossas. Achamos impossível, quando nos comparamos com os outros, permanecer estritamente objetivos e imparciais. Pelo contrário, temos uma visão rósea de nós mesmos e uma deformada dos outros. Em terceiro lugar, a Escritura mostra que o cristão deve antes ser um irmão (Mateus 7:5). Nosso dever cristão, então, não é ver o argueiro no olho do nosso irmão, enquanto, ao mesmo tempo, não reparamos na trave (versículo 3) no nosso próprio olho; e, muito menos, dizer ao nosso irmão: “Deixa-me tirar o argueiro”.

Aniversariantes

Dia 10 Melanie Gabriella Mosse Silva, telefone 8124 7876.
Dia 11 David Alves Nunes Júnior, telefone 8427 0588.
Dia 14 Edenir Silva Costa, telefone 3356 2595.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Adquira na secretaria da igreja sua Bíblia comemorativa com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil.

Acampamento

Prepare-se! Nos dias 30 de outubro a 2 de novembro seremos impactados com a realização do nosso acampamento. Este encontro será direcionado para a família da 3ª IPT. Todas as sociedades, todos os ministérios e todos os membros em um só espírito: “santidade”.

Resoluções do Conselho

– Determina-se que o Ministério de Finanças elabore o orçamento de 2010 e que os demais ministérios e sociedades internas apresentem os relatórios até o dia 18 de novembro do corrente ano.
– O Conselho convoca Assembléia Geral Ordinária para o dia 6 de dezembro de 2009, no horário da Escola Dominical.
– Toma-se conhecimento do relatório da tesouraria e encaminha para exame pelo Conselho de Contas.

Culto Especial

A Igreja Presbiteriana de Sobradinho convida toda a 3ª IPT para a programação especial pelo 47º aniversário. O reverendo Roberto Brasileiro será o preletor no dia 21 de novembro às 20h; e no dia 22 de novembro será o reverendo Danilo Dourado.

Federação de Homens

Nos dias 13 e 14 de novembro, às 19h30, na 1ª Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo I, será realizado o VII Congresso da Federação do Trabalho Masculino do Presbitério do Distrito Federal — FETRAM/PRDF, onde cada UPH local deve enviar três delegados com disponibilidade de tempo.

NAUPA

Está chegando o Congresso Nacional da União Presbiteriana de Adolescentes — NAUPA. O tema será: “Adolescentes impactando o Brasil com o Evangelho de Cristo!” De 1o a 5 de fevereiro, no SESC de Guarapari, ES. Investimento de R$ 250,00. Preletores: Roberto Brasileiro, Marcelo Gualberto, Hernandes Dias Lopes, Leninha Maia e Haveraldo Junior. Monte sua caravana!

Cada Dia Natal

Neste Natal, faça com que a luz de sua fé ajude a sinalizar o caminho das Boas Novas aos seus familiares, amigos e colegas. Presenteie com o devocionário Cada Dia Natal. Adquira com o irmão Izaías Miranda, telefone 8187 4815.

Encontro do CPPC

O Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos convida todos os profissionais das relações de ajuda (assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pastores, diáconos) para seu encontro regional que se realizará no dia 21 de novembro, sábado, das 9h às 18h, na Igreja Presbiteriana de Brasília. Investimento: R$ 30,00. Inscrições pelo e-mail cppc.centrooeste@gmail.com.

Eleição da Mocidade

No próximo domingo, dia 15 de novembro, após a Escola Dominical, todos os jovens estão convocados para a eleição da diretoria para o ano de 2010. “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé na pureza.” 1 Timóteo 4:12.

Família Diaconal

No dia 28 de novembro, a partir das 19h, no salão social da 3ª IPT, a Junta Diaconal fará a eleição da diretoria para o ano eclesiástico de 2010. Logo após será realizado uma confraternização entre os diáconos e seus familiares. Participe! Maiores informações com Soraia.

Manifeste-se!

O Senado está querendo saber a opinião dos brasileiros sobre o PLC 122, perguntando se você é a favor ou contra esse projeto. Para votar, vá à enquete deste link: http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0. Você vai encontrar a enquete à direita da página, na parte inferior. Até agora está 65% a favor da ditadura gay e 35% contra. Vamos reverter, pela graça de Deus, esse quadro? Se essa lei for aprovada, muitos servos de Deus terão que responder a processos criminais e até mesmo ir para a cadeia. Você precisa votar, cristão, faça sua parte, vote não!

Santa Ceia

Hoje, dia 8, no culto vespertino, será ministrada a Santa Ceia do Senhor. Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.

País de Oração: Holanda

Localização Europa
Capital Amsterdã
Extensão territorial 40.844 Km2
Idioma Holandês
População total 16.592.232 habitantes
PIB 766.251 milhões de US$
Moeda Euro

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados