Boletim Informativo Nº 46/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 18 de novembro de 2007

Confrontação e Compaixão em Jesus
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!” Lucas 13:34.

Aqui está um texto sobre a confrontação e compaixão em Jesus. O objetivo desta pastoral é motivar-nos a seguir o modelo de Cristo no testemunho cristão, unindo o anúncio da Palavra de Deus com a ação de misericórdia. Essa confrontação e compaixão em Jesus devem conduzir-nos a uma visão bem mais abrangente da nossa responsabilidade missionária. Os ministérios da Palavra e da misericórdia, que eram centrais no trabalho de Cristo, servem de modelo para os cristãos de hoje. Isso envolve um duplo propósito: a necessidade de pregação e o amparo às necessidades. Esta pastoral é importante porque estimula e desperta o crente ao testemunho cristão relevante no meio da sociedade onde ela se encontra. Isto é o que veremos nesta pastoral. O evangelista Lucas refere-se à confrontação e à compaixão de Jesus. Lucas refere-se à postura de Jerusalém: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Lucas 13:34). Este lamento sobre a cidade foi feito, provavelmente, quando Jesus chegou a Jerusalém: “Eis que a vossa casa vos ficará deserta.” (Mateus 23:38). Conforme o próprio Lucas incluiu aqui por causa de sua relevância em relação àquilo que Jesus acabara de dizer (Lucas 13:35). O nosso dever é observar sempre a atitude de Jesus (conforme Lucas 13:34-35). Jesus deve ter estado em Jerusalém mais vezes do que os Evangelhos Sinóticos registraram explicitamente. Lucas nos fala da confrontação e da compaixão de Jesus (Lucas 13:31-35). Naturalmente, não era surpreendente que ao invés de poucas visitas apenas realizada por Jesus (Lucas 13:34), o Evangelho de João registra várias visitas. Passaremos a considerar a seguir a atitude de Jesus, que parece ser deliberadamente concebida para a situação em que ele se encontra e para o tipo de pessoas a quem ele ministrava. Primeiro: “Jerusalém, Jerusalém”. Raramente as palavras têm sido tão fecundas em beleza e paixão. A repetição, “Jerusalém, Jerusalém”, aprofunda a tristeza ali contida. Segundo: esse lamento é típico do humaníssimo Jesus, e expressa particularmente a sua grande compaixão. Era-lhe próprio jamais se esquecer da misericórdia, nem mesmo ao pronunciar indignadas reprimendas. Terceiro: “quantas vezes…”. Jesus veio recolher o povo de Israel no reino de Deus, veio trazer um reino espiritual, alicerçado na justiça, no julgamento perfeito e na retidão. Quarto: todos os erros serão corrigidos, todo pecado será julgado; mas Jesus também levantou a sua voz para proclamar restauração e esperança. Portanto, as quatro afirmações dadas aqui, ainda que diferentes nos detalhes, transmitem a mesma mensagem geral. Depois de mudanças tão intensas em nosso país, que provocaram surgimento de grandes centros urbanos, resta-nos o grande desafio de alcançá-lo por meio da proclamação da mensagem de esperança.

Aniversariantes

Dia 18
Eucir Baptista Argente, telefone 3963 8533.
Dia 18 Gabriel da Silva Argente, telefone 3963 8533.
Dia 20 Maria Lúcia Oliveira, telefone 3561 1874.
Dia 23 Ester de Sá Costa, telefone 3356 3182.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe.

Aniversário da 3ª IPT

Hoje, dia 18 de novembro, no culto vespertino, estaremos comemorando os 41 anos de bênçãos que o Senhor nos tem proporcionado através da 3a Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Convide seus parentes e amigos para juntos desfrutarmos deste momento de confraternização. Damos as boas-vindas ao reverendo Daniel e sua esposa Cíntia.

Atenção, Equipe do Culto Infantil…

No dia 1º de dezembro, sábado, de 8h da manhã ao meio dia, o Ministério de Educação Cristã dará um curso sobre culto infantil com a educadora Cristã Ivonete Silva, da Igreja Presbiteriana Central do Gama. A inscrição é gratuita e todos os professores estão convocados.

… E Departamento Infantil

No mesmo dia, o Ministério de Educação Cristã também dará um curso sobre preparo de aula e didática para os professores do Departamento Infantil. Esse curso será ministrado no sábado dia 1º de dezembro, mas no período das 14h às 18h, com a educadora Cristã Ivonete Silva. A inscrição é gratuita, todos os professores também estão convocados para o curso.

Comunicado Importante

Todas as sociedades internas deverão enviar um relatório das programações realizadas no ano de 2007 e as novas diretorias deverão elaborar um cronograma de atividades para o ano de 2008. Ambos deverão ser enviados para o conselho da igreja até 2 de dezembro do corrente.

Departamental da SAF

A próxima reunião da SAF será no dia 24 de novembro, às 16 horas, na casa da irmã Laura, na QSF 15 casa 518. Maiores informações pelo telefone 3356 3614.

Conferência Missionária

A 1ª Igreja Batista no Cruzeiro Novo nos convida para a 2a Conferência Missionária, que acontecerá no dia 30 de novembro às 20h, com a participação especial do reverendo Hernandes Dias Lopes.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas

Reunião de Oração Min. de Coordenação e Programação
Dia 23/11 
(a definir)
Liturgo Edenir
Diáconos Izaías e Maurício
Adolescentes classe única
Jovens classe única
Adultos classe única
Superintendência Izaías

Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8187 4815.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 3182 e 9611 0725.
Salgados, bolos e tortas para eventos Irmã Marli Rachid, telefone 3353 4692.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

Irã

Localização 
Oriente Médio
Capital Teerã
Extensão territorial 1.648.000 Km2
Idioma Persa
População total 69.515.000 habitantes
PIB 165.201 milhões de US$
Moeda Rial iraniano



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados