Boletim Informativo Nº 48/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 27 de novembro de 2011

 

O Amor: Virtude Recomendada
“O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.”
Romanos 12:9
Aqui está um texto sobre o amor como virtude recomendada! O objetivo desta pastoral é fazer-nos saber que qualquer crente pode vir a dar problema em sua igreja; fazer-nos saber que a paz da igreja é o alvo de todo crente; e, ser motivado a buscar essa paz para a igreja. Somente vivendo em verdadeiro amor fraternal é possível experimentar paz. O crente deve buscar a paz do corpo de Cristo com alegria, moderação e confiança no Senhor. O amor fraternal é a virtude indispensável para se experimentar verdadeira paz. A pastoral de hoje é extremamente prática. Ela fala-nos de aspectos práticos da vida cristã: amor, fervor, humildade e beneficência. Isso é importante, pois nossos dias são cada vez mais corridos. Os crentes se vêem dentro da igreja, mas se relacionam superficialmente e, por isso, esse relacionamento gera desgastes desnecessários. Em vez de resolver, o crente prefere encobrir e disfarçar seus maus relacionamentos. Somente quando o amor é sem hipocrisia é que o relacionamento se torna mais profundo. Tal como fez em 1 Coríntios 12:13, ao discutir sobre a Igreja como o corpo de Cristo, Paulo salienta a importância do amor. Sua série de rápidas exortações reverbera o ensino de Jesus e é expressa em uma linguagem vívida. Paulo diz que “o amor seja sem hipocrisia.” (Romanos 12:9). Nos dramas clássicos dos gregos, o hypokrites (ator) usava uma máscara que lhe cobria o rosto. O comportamento amoroso dos crentes não deveria ser como quem toma parte em um papel, usando uma máscara, mas deveria ser uma expressão autêntica de boa vontade. Paulo trata dos aspectos práticos da vida cristã, apresentando várias atitudes recomendadas como virtudes para a conduta cristã. Vamos conhecer as virtudes recomendadas, nos quatro aspectos práticos apresentados: 1. A virtude do amor — versículos 9-10: Paulo diz: “amai-vos cordialmente… com amor fraternal”. Uma combinação linguística incomum do amor fraternal com o amor do afeto natural. A igreja é uma família, a “casa de Deus” (1 Timóteo 3:15; 1 Timóteo 5:1-2). 2. A virtude do fervor — versículos 11-15: não deve haver hesitação ou preguiça na vida cristã. O crente deveria ser “fervoroso”, vivendo em Cristo com entusiasmo e energia. Deve praticar a hospitalidade. A hospitalidade para com os crentes visitantes era um aspecto importante da vida cristã primitiva (Hebreus 13:2; 3 João 5-8). 3. A virtude da humildade — versículos 16-18: a linguagem usada por Paulo dá a idéia de que os crentes compartilhavam dos mesmos pensamentos uns com os outros, uma outra indicação do papel estratégico da mente na santificação (versículos 1-2). 4. A virtude da beneficência — versículos 19-21: O cristão deve libertar-se do desejo de “acertar as contas” com outras pessoas. Tal libertação do instinto da vingança é possível porque o crente sabe que Deus corrigirá todos os erros em seu próprio julgamento perfeito (Deuteronômio 32:35). Será que não existem “desentendimentos” dentro da nossa igreja? O amor é a virtude necessária!

Aniversariantes
 
Dia 30 Micaela Nunes Martins dos Reis, telefone 3351 2464.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 83 São funções privativas do Conselho:
n) resolver caso de dúvida sobre doutrina e prática, para orientação da consciência cristã;
o) suspender a execução de medidas votadas pelas sociedades domésticas da igreja que possam prejudicar os interesses espirituais;
p) examinar os relatórios, os livros de atas e os das tesourarias das organizações domésticas, registrando neles as suas observações;

Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 4 de dezembro, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Andréia e Cláudia.
– 3 a 5 anos Soraia.
– 6 a 9 anos Paulinha.
– 10 a 12 anos Eliene.
 
Resoluções do Conselho
 
- O Conselho realiza sua eleição, ficando assim constituída: reverendo Geomário Moreira Carneiro e reverendo Djalma Augusto Lins, presidentes, presbítero Edenir Silva Costa, vice-presidente, presbítero Roberto Vieira, 1º secretário, presbítero Jorge Afonso Marques de Souza, 2º secretário; presbítero Denis Tavares de Melo, tesoureiro. Representante ao presbitério do Distrito Federal: presbítero Paulo Roberto Rachid. Suplente ao PRDF: presbítero Denis.
- Eecebe-se proposta de parceria com a Via Engenharia para construção do novo templo da 3ª IPT. O Conselho resolve marcar uma próxima reunião para apresentação detalhada de proposta.
 
Encontro Nacional de Mocidades
 
Faltam apenas 3 meses para o Encontro Nacional de Mocidade Presbiteriana. Acesse o site www.ump.org.br e faça logo a sua inscrição! O ENMP será realizado nos dias 1º a 5 de fevereiro, no SESC de Guarapari, ES. Os preletores serão: reverendo Mauro Meiter, reverendo Augustus Nicodemos, reverendo Roberto Alencar, reverendo Hernandes Lopes, reverendo Roberto Brasileiro, reverendo Carlos Veiga, reverendo Charles Melo, reverendo Marcos Agripino e reverendo Ricardo Costa. Inscreva-se Já!
 
Reunião do Conselho
 
O Conselho da 3ª IPT se reunirá no dia 1º de dezembro, às 20h, no salão social. Todos os presbíteros e pastores estão convocados. Os ministérios, departamentos e sociedades internas que não enviaram o relatório, deverão encaminhar para apreciação do Conselho.
 
Agenda IPB 2012
 
Adquira já a agenda 2012 da Igreja Presbiteriana do Brasil na secretaria da igreja. 

Café com Fé
 
A Mocidade da 3ª IPT realizará no dia 17 de dezembro de 2011, às 19h, um momento de comunhão, louvor e crescimento teológico e espiritual. Traga seus amigos e participe! 
 
Asssembleia Geral Ordinária
 
O Conselho convoca Assembleia Geral Ordinária para o dia 11 de dezembro, domingo, às 9h, horário da Escola Dominical. Todos as sociedades internas, departamentos e ministérios deverão apresentar seus relatórios. Participe!
 
Convite de Formatura
 
O seminarista Luís Fernando Souza Alves convida os membros da 3ª IPT para a formatura em bacharel em teologia pelo Seminário Presbiteriano de Brasília. A cerimônia será realizada no dia 3 de dezembro de 2011, às 19h30, na 2ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga. Prestigie!  
 
Dançar é Arte
 
O projeto sócio-cultural “Dançar é Arte”, que atende 150 crianças no Varjão, estará hoje, dia 27, às 18h30, no culto vespertino, divulgando o seu trabalho e arrecadando fundos através da venda de pizzas. O valor das pizzas é de R$ 30,00. 
 
Enlace Matrimonial
 
Os noivos Denis Filho e Bárbara convidam para a cerimônia de casamento, a realizar-se às 19h30, no dia 10 de dezembro, sábado, no templo da 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga.

País de Oração: Vietnã

Localização Sudeste da Ásia
Capital Hanói
Extensão territorial 331.689 km2
Idioma Vietnamita
População total 89.028.741 habitantes
PIB 93.188 milhões de US$
Moeda Dongue

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados