Boletim Informativo Nº 49/2007

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 9 de dezembro de 2007

Reação Ao Evangelho
“Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.” Atos 13:48.

Aqui está um texto sobre a reação dos gentios à mensagem do evangelho. O objetivo desta pastoral é desafiar os irmãos a anunciar o evangelho aos que estão à margem do sistema religioso. Reconhecendo assim que a vida humana impõe grande desafio por causa da presente desagregação social. A igreja deve ir atrás das pessoas com sensibilidade social e empenho redentor, uma vez que a vida humana sofre desagregação social. Isso envolve um duplo propósito: a necessidade de pregar o evangelho e a disposição para viver o evangelho. Esta pastoral é importante porque deve provocar uma reflexão desafiadora em cada membro da igreja. Isto é o que veremos nesta pastoral. O evangelista Lucas refere-se ao modo como os gentios reagiram à pregação do evangelho. Lucas apresenta à postura dos gentios: “regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna” (Atos 13:48). Este testemunho sobre a postura dos gentios em Antioquia revela à conversão deles a Cristo: “creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna. E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região” (Atos 13:48b,49). Conforme o próprio Lucas incluiu aqui por causa de sua relevância em relação àquilo que os discípulos experimentaram (Atos 13:52). O nosso dever é observar sempre a atitude destes pregadores da palavra (confira Atos 13:44-52). Os crentes precisam pregar o evangelho e viver o ensino do evangelho. Lucas nos fala como reagiam ao evangelho os judeus e os gentios (Atos 13:44-52). Naturalmente, não era surpreendente que ao invés de receber o evangelho, contradiziam o que Paulo falava (Atos 13:45). Mas, o livro de Atos registra intensa dedicação de toda comunidade gentílica em Antioquia. Passaremos a considerar a seguir a atitude dos gentios, que parece ser deliberadamente concebida para a situação em que eles se encontram e para todo tipo de pessoa que é atraído à conversão. Primeiro: “regozijavam-se”. (Atos 13:48a). Os gentios estavam qualificados para receber o evangelho com regozijo. É possível que tenham sido considerados aptos para o reino de Deus. Segundo: “glorificavam a palavra do Senhor”. (Atos 13:48b). A palavra glorificar significa “louvar”, e significa que glória é dada ao Senhor quando as pessoas aceitam a sua palavra e crêem nela (2 Tessalonicenses 3:1). Terceiro: “creram todos…”. (Atos 13:48c). Este é o termo que Lucas emprega para aquilo que Paulo chama de “fé em Cristo”. Refere-se ao ato que dava início a uma nova vida, e que passara a ter um significado especial para a vida cristã. Quarto: “haviam sido destinados para a vida eterna” (Atos 13:48d). Caso não se trate de uma referência à parte da conversão, então se trata da maneira dos cristãos observarem as transformações operadas pelo Espírito Santo. Assim reagiram os gentios de Antioquia. Deus havia escolhido este povo de antemão e agora, através da convicção e do arrependimento (Atos 11:18; 2 Timóteo 2:25) trouxe-os à fé (Efésios 2.8).

Aniversariantes

Dia 9
Elizeu Gonçalves Pereira, telefone 3386 6282.
Dia 10 Genilha Nunes Martins, telefone 3351 0005.
Dia 14 Lo-Ruamma Portes Souza Tavares, telefone 3336 1686.
Dia 15 Geralda Ferreira Rodrigues, telefone 3562 7420.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe.

Agenda Presbiteriana 2008

Quem estiver interessado em adquirir agendas da Igreja Presbiteriana do Brasil, favor entregar seu nome na secretaria para ser feito o pedido.

Assembléia Ordinária

Hoje, na escola dominical, todas as sociedades internas apresentarão relatórios das atividades realizadas no decorrer do ano de 2007.

Mocidade Presbiteriana

Nos dias 21 a 26 de janeiro de 2008, em Recife, PE, estará acontecendo o Encontro Nacional da Mocidade Presbiteriana, com o tema: “Identidade e Compromisso com Cristo”. O local do evento será no Acampamento Palavra da Vida, que possui arena de paint-ball, paredão de squash, campo de futebol e muito mais. Inscrições pelo site www.ump.org.br. Participe!

Presbitério

Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, às 20h, na Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo I, o PR-DF estará se reunindo para apresentação dos relatórios ministerial, financeiro, estatístico e atas do conselho.

Centro Cristão de Estudos

Nos dias 7 e 8 de dezembro, às 20h, na Igreja Presbiteriana do Planalto, será realizado um seminário com o tema “Emoções e Discernimento Espiritual”, ministrado pelo pastor Ricardo Barbosa. Na ocasião aprenderemos como distinguir a voz de Deus através da contribuição de personagens como John Wesley. Inscrições antecipadas no valor de R$ 45,00, e no dia R$ 50,00. Maiores informações pelo telefone 3272 0809. Participe!

Cantata de Natal

Convide seus parentes, vizinhos e amigos para a Cantata de Natal que acontecerá no dia 23 de dezembro, às 18h30, aqui na 3ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga.

Departamental da SAF

No dia 15 de novembro, às 16h, na casa da irmã Ângela, SMT conjunto 14 casa 7, será realizada uma reunião departamental. Todas as sócias estão convidadas.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A Junta Diaconal lembra aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

Escalas

Reunião de Oração Min. de Coordenação e Programação
Dia 14/12 
(a definir)
Liturgo Roberto Vieira
Diáconos Hibsen e Igor
Adolescentes Margarete
Jovens seminarista Gustavo
Adultos presbítero Edenir
Superintendência Isaías

Serviços

Cestas de Café da Manhã A irmã Edith faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
Mel de Abelha Puro e de qualidade por R$15,00 o pote de 1 kg. Fale pessoalmente com o irmão Isaias aos domingos, ou pelo telefone 8187 4815.
Cópias de fita em DVD Cópias de fitas VHS, VHS-Compact e Mini-DV em DVD. Irmão Vinícius, telefones 3356 3182 e 9611 0725.
Salgados, bolos e tortas para eventos Irmã Marli Rachid, telefone 3353 4692.

Motivos de Oração

Oficiais da igreja
Ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
Igreja Ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
Congregações Pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
Instituto Presbiteriano Simonton Pela negociação da área e sua utilização, e pela implantação do ensino médio.
JMN Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.
Enfermos e Idosos Oremos pelos enfermos e idosos de nossa igreja e famílias.
Reverendo Josmar Continue orando pelo nosso querido irmão. Sua situação ainda é grave. O telefone de contato é (79) 3222 9925.
Autoridades de nosso país I Timóteo 2:1-3. Oremos em favor do presidente e ministros de estado, governadores e secretários de estado, prefeitos e secretários municipais; congressos nacionais, estaduais e municipais; e autoridades brasileiras; pelos 50 milhões de brasileiros que passam fome; para que haja mais empregos e crescimento no país.

Polônia

Localização 
Europa
Capital Varsóvia
Extensão territorial 323.250 Km2
Idioma Polonês
População total 38.530.000 habitantes
PIB 241.592 milhões de US$
Moeda Zloty



Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados