Boletim Informativo Nº 49/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 7 de dezembro de 2008

Deus Também Disciplina com a Vara
“É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” Hebreus 12:7.

Aqui está um texto que revela o propósito de Deus para a correção do crente. O autor aos hebreus apresenta aqui o valor da disciplina de Deus na vida do crente. Mas, qual é o propósito de Deus para a correção do crente apresentado aqui pelo autor aos hebreus? Esse conceito se revela: na filiação, no aperfeiçoamento e no alto grau de bênção. Isto vem expresso nas palavras do autor da carta aos hebreus: “É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?” (versículo 7). Este versículo da carta aos hebreus reflete a verdadeira orientação para a nossa relação filial com Deus. Aqui está aquilo que é mais valioso: a disciplina de Deus num ambiente de relacionamentos filial. A prova maior de que o autor aos hebreus estava revelando interesse pelo relacionamento filial com Deus vê-se nesse texto de Hebreus 12:4-13. O versículo 7 do capítulo 12 da carta aos hebreus mostra a orientação do escritor sobre a vida relacionada com Deus (Hebreus 12:7). Literalmente, “correção” (grego paidéia, “treino”, “educação para a vida”). A correção e responsabilidade futuras na maturidade. (Hebreus 12:5-7). Esta situação revela que o ser humano precisa de correção. O que se pode ver é que o ser humano sem disciplina de Deus é bastardo, atrasado e inutilizado (conforme Hebreus 12:4-13). Nesta passagem o que se tem é um quadro da ação disciplinadora de Deus em favor dos seus filhos. A palavra “disciplina” é latina e a idéia geral é “treinamento da mente” (conforme Hebreus 12:5,13). Esta santa instrução pode ser vista na atitude de Deus em disciplinar aquele que pode desenvolver a sua salvação. O autor do texto destaca o que está em apreço: o propósito de Deus: em primeiro lugar, nos considerar filhos e não bastardos (versículo 4-8). Muitos romanos nobres geraram filhos ilegítimos, que foram sustentados financeiramente, porém desprovidos de qualquer disciplina. Por outro lado, o filho da esposa oficial do nobre, que receberia o nome do pai e a herança, seria sujeito a um regime de treinamento comparável com a escravidão (Gálatas 4:1-2). Muitos dos sofrimentos são causados inteiramente pela correção de Deus que vem para nos manter como filhos e não bastardos. Os filhos treinados por Deus são usados grandemente na sua obra. Em segundo lugar, nos desenvolver e nos aperfeiçoar (versículos 9 e 10). A tradução do versículo 9 é literal, num contraste direto com o “pai espiritual”. Esse argumento do menor para o maior — do relacionamento humano–paternal para o maior, a paternidade divina — é contemplado no versículo 10. A correção por nossos pais terrenos é limitada pelo tempo e pela sua sabedoria falível. A correção pelo pai celestial é administrada por sua sabedoria infinita para “aproveitamento”, porque ela nos faz santos como ele mesmo é santo (Hebreus 12:14; 1 Pedro 1:15). Isto é amor! Em terceiro lugar, nos conduzir a um alto grau de bênção e utilidade (versículos 11-13). Temos aqui uma idéia das implicações da santificação (versículos 10,14). Somos exercitados (versículo 11b). O escritor volta a usar uma analogia do atletismo do versículo 1. Esse é o propósito de Deus.

Aniversariantes

Dia 7 Sueli de Sá Costa, telefone 3202 6542.
Dia 9 Elizeu Gonçalves Pereira, telefone 3386 6202.
Dia 10 Genilha Nunes Martins, telefone 3351 0005.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Culto Especial

Dia 20 de dezembro, às 20h, acontecerá aqui na igreja o culto de abertura das atividades da UMP. Na ocasião será apresentada a nova diretoria, a agenda de atividade para 2009 e participaremos de um culto abençoado! Convide seus amigos e participe!

É tempo de Natal!

Presenteie seus parentes e amigos com uma linda árvore de natal feita de crochê confeccionada pela irmã Leude.

Reunião da Liderança

A irmã Rosemary convida para reunião, logo após o culto vespertino, todos os presidentes das sociedades internas e os ministérios de missões e música para adesão e envolvimento no planejamento da congregação da 429 de Samambaia. Igreja ore por nossas congregações e por este projeto.

Números da Campanha de Arrecadação

– Bazar missionário: R$ 250,00.
– Almoço missionário: R$ 955,00.
– Rodízio de pizza: R$ l.16l,70.
– Cofrinhos: R$ 333,30.
– Total: R$ 2.700,00.
Nossos agradecimentos a todos que colaboraram nesta campanha. Esta oferta foi depositada no dia 2 de dezembro.

Mandato dos Oficiais da Igreja

Está afixado no mural da igreja informações sobre os oficiais da 3ª IPT. Confira o início, a duração e o término do mandato de cada um deles.

Resoluções do Conselho

– Toma-se conhecimento e aprova a proposta de realizar o Projeto Missionário de Feriado, nos dias 10-14 de junho de 2009, na congregação do Areal.
– Toma conhecimento e homologa o resultado da eleição realizada pelos membros da Junta Diaconal no dia 23 de novembro, após o culto vespertino, compondo a diretoria os irmãos Elizeu Gonçalves Pereira (presidente), Mauro Roberto da Silva (vice-presidente), Marcos André de Sales Macêdo Carneiro (secretário) e Maurício Arcanjo Vieira de Deus (tesoureiro).
– Recebe o relatório do Ministério de Administração e Finanças e encaminha para o presbítero Roberto Rachid para análise e após apreciação é aprovado.

Assembléia Ordinária

Hoje, no período da Escola Dominical, todas as sociedades internas e ministérios apresentarão o relatório de atividades realizadas no ano de 2008.

País de Oração: Canadá

Localização América do Norte
Capital Ottawa
Extensão territorial 9.976.139 Km2
Idioma Inglês e francês
População total 32.876.045 habitantes
PIB 1.270.625 milhões de US$
Moeda Dólar canadense

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados