Boletim Informativo Nº 51/2005

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 18 de dezembro de 2005

Sal Da Aliança
“Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas AS tuas ofertas aplicarás sal.” Levítico 2:13.

Esta pastoral tem o objetivo de nos levar a examinar alternativas para nosso envolvimento com pessoas a nossa volta. Tem também o objetivo de analisar como temos administrado a responsabilidade que nos cabe de testemunhar através do nosso estilo de vida. Somos responsáveis por administrar e desenvolver fielmente a responsabilidade que o Senhor nos conferiu como testemunhas suas. Somos responsáveis por não deixar faltar o sal da aliança em nossos relacionamentos. Somos mordomos não somente dos nossos bens, mas das responsabilidades que nos são conferidas por pertencermos ao povo de Deus. Uma destas responsabilidades é a nossa participação positiva e transformadora na sociedade. Seguindo as implicações que aprendemos das propriedades e do uso do sal, verificamos como deve ser a nossa participação no meio em que estamos inseridos. Não devemos deixar faltar o sal da aliança em nossos relacionamentos. Esta pastoral quer despertar o senso de responsabilidade que deve haver em cada crente como instrumento de transformação do mundo. Precisamos descobrir em quais esferas sociais nós temos atuado positivamente e devemos buscar alternativas para o exercício do nosso testemunho cristão. Talvez porque não possa ser destruído pelo fogo, o sal simboliza a aliança duradoura entre Deus e Israel (Neemias 18:19). A frase aliança perpétua de sal indica a sua permanência. Fomos chamados para influenciar. Uma vez que somos participantes do reino de Deus e contados como discípulos de Cristo, não há como assumir uma postura neutra. Ou influenciamos ou somos influenciados. Fazemos sentir a nossa presença e os nossos valores ou assumimos a forma, a cultura e o modo de pensar daqueles que nos cercam. A igreja não é chamada para ficar dentro das quatro paredes. A igreja só faz sentido se cumprir a sua missão neste mundo. Tal como o sal dentro do saleiro não faz sentido, da mesma forma o povo de Deus se ficar centrado em si mesmo. A nossa presença deve ser sentida no mundo em que vivemos. Seja por meio da pregação do evangelho, de uma postura profética contra um sistema imerso em seus pecados e através de uma cidadania responsável. O grande e irreparável erro do monasticismo se constituiu exatamente na deturpação desse ensino. Ele incentivou o viver segregado, separado da sociedade para posicionar-se contemplativamente num cristianismo às avessas. A nossa influência deve se fazer sentida. Isso ocorre no nosso trabalho, numa reunião de condomínio, na faculdade, na política, enfim, onde a nossa convivência for possível. O plano de salvação de Deus não descarta aquilo que ele criou, mas redime-o. E nós somos participantes deste processo através da nossa influência como mensageiros do seu reino. Somos responsáveis por não deixar faltar o sal da aliança em nossos relacionamentos. O sal é responsável pelo retardamento do processo de putrefação.

Aniversariantes

. Dia 18:
Nair Martins, telefone 3356 4992.
. Dia 21: Juliana de Oliveira Borges, telefone 3561 4345.
Parabéns, que Deus as abençoe por mais um ano de vida.

Escala Para Reuniões De Oração De Dezembro

As reuniões do mês de dezembro estão sob a responsabilidade do Ministério de Assistência Social:
. Dia 23: Hibsen.
. Dia 30: Hibsen.

Escala De Liturgos: Dezembro

. Dia 18:
Roberto.
. Dia 25: Edenir.

Escala De Diáconos: Dezembro

. Dia 18:
Hibsen e Paulo.
. Dia 25: Hellan e Paulo.

Escala De Recepção De Visitantes: Dezembro

. Dia 18:
Roberto e Claudia.
. Dia 25: Hibsen e Maressa.

Serviços

.
O irmão Gilson oferece seus serviços em box e varanda, espelhos, molduras, móveis de ferro e vidro, lapidação, bizotê, esquadrias de alumínio e forro PVC. Vidraçaria Ouro Branco, QN 122 conjunto 15 lote 7 loja 1, Samambaia, DF. Telefones 3358 9566 e 9641 6071.
. A irmã Edite faz cestas de café-da-manhã. Telefone: 3356 2888.
. O irmão Izaías Miranda está vendendo mel de abelha, sob autorização do nosso irmão apicultor David Mendes. Contato exclusivamente aqui na 3ª IPT.
. As nossas irmãs Gracielle e Paula estão fabricando e vendendo bombons. Telefones para contato: 3032 6682 e 3354 5834.

Grupos Pequenos

As reuniões são realizadas às quartas-feiras às 20h. O grupo Maranata se reunirá em local a definir. O grupo Projeto Piloto II se reunirá em local a definir. O grupo Ebenezer fará sua próxima reunião na casa dos irmãos Manoel e Lucia, na QSD 55 casa 4. O grupo Shekinah fará sua próxima reunião em local a definir.

Motivos De Oração

. Oficiais da igreja:
ore em favor dos pastores, presbíteros e diáconos com suas respectivas famílias.
. Igreja: ore pela igreja, a fim de que todos os empreendimentos para a Glória do nosso Deus sejam concretizados.
. Congregações: pelas congregações de Areal e de Samambaia, e pela implantação da congregação da QSF.
. Instituto Presbiteriano Simonton: pela construção de quatro novas salas, e agradecimento a Deus pela autorização de funcionamento de 5ª a 8ª série do Instituto Presbiteriano Simonton.
. Estejam orando pelos irmãos da Junta de Missões Nacionais.

Anote Em Sua Agenda

. Secretaria da igreja:
de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Telefone: 3352 7649. Falar com a Cléia.
. Atendimento pastoral: terça-feira das 8h às 10h50; quarta-feira das 8h às 10h; e quintas e sextas-feiras das 8h às 10 e das 14h às 17h.

Visitantes

Sejam bem-vindos em nome do Senhor Jesus. Nos alegramos com a sua presença entre nós e desejamos que você desfrute da comunhão com Deus e da nossa comunhão. Que Deus continue derramando as suas ricas bênçãos sobre os amados!

Doação

A SAF e a Junta Diaconal lembram aos irmãos da necessidade de contribuírem com 1 quilo de alimento não perecível. Traga o seu e entregue ao diácono de plantão ou deposite no local indicado.

NaUPA

De 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2006, no SESC Guarapari, ES. Maiores informações cartaz afixado no mural.

3ª Jornada Do Conhecimento Teológico

Ética: reposta teológica para o dilema da pós-modernidade. Maiores informações no cartaz afixado no mural.

Livro Do Pastor Pedro

O livro do pastor Pedro “Fenômeno Diabólico” está sendo vendido pelo valor de R$ 8,00. A cada venda, R$ 5,00 vão para o fundo para a pavimentação do pátio.

Ele Enxergou A Vida

A época em que o profeta Jeremias viveu era dominada pela idolatria, falsidade, iniqüidade e a desonra. Será que alguma coisa mudou, perguntamos hoje, desde aquela época? Quando Jeremias enxergou o futuro pelos olhos da profecia, viu um “renovo”, um broto de esperança nascendo de uma árvore tombada. Tal esperança se solidificou no coração do povo, através dos anos, na figura do Messias. Ele traria de volta a liberdade, a paz e a justiça. Justiça, retidão, honestidade – como ansiamos por essas coisas! Sofremos injustiças em pequenas coisas, vemos atitudes desonestas, praticadas por gente sem caráter e de egoísmo extremo. Sofremos injustiças brutais que devastam nossa vida e nos atiram num poço de amargura e desespero. É preciso olhar para frente e prosseguir na jornada. Reacender a esperança, quando alastram-se a corrupção e a violência, pois aquele que nasce em Belém promete saciar nossa fome e sede de justiça. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” (Mateus 5:6). Ele não descansará enquanto sua redenção não se completar, até que haja, “novos céus e nova terra, onde habita a justiça.” (II Pedro 3:13). Pense: onde a justiça prevalece, a vontade de Deus é feita e seu nome honrado.

Shalom

Shalom deve ser a palavra hebraica mais conhecida no mundo todo. Significa “paz”! O Messias prometido seria “Príncipe da Paz”. Traria Shalom de Deus ao mundo e aos corações das pessoas. O Shalom que procuramos não é apenas a ausência de hostilidade entre as pessoas e entre as nações: o Shalom que precisamos trata-se do relacionamento entre nós e Deus, o qual leva à integridade no relacionamento com os outros, a começar pela nossa casa. Jesus, ao dizer aos seus discípulos que se ausentaria deles, deixou-os perturbados, mas acrescentou: “Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou.” (João 14:27). Ele estava falando do resultado do seu trabalho de salvação, um trabalho que teve início em Belém da Judéia. A paz de Jesus Cristo muda nossos corações e os temores reais ou imaginários perdem seu poder sobre nos. Mas a paz de Jesus não vem sem ajoelharmos diante da cruz e cremos que ele ressuscitou. Vamos celebrar essa paz hoje como o povo de Deus, relembrando que ele nasceu entre nós, mas ressuscitou e nos dá vida plena. Essa convicção transformará nossa celebração do natal em algo significativo para nós e nossa família. Pense: quem tem a paz de Cristo tem a paz consigo mesmo e paz com seu próximo.

País alvo de nossa oração e intercessão nessa semana:

Estados Unidos
Estados Unidos

Posts Relacionados