Boletim Informativo Nº 51/2009

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 20 de dezembro de 2009

Coisas Inconvenientes
“E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.” Romanos 1:28.

Aqui está um texto que nos fala do comportamento humano. Ou seja, Paulo diz que o desprezo ao conhecimento de Deus, fará com que o próprio Deus entregue os homens à prática de coisas inconvenientes. O apóstolo Paulo nos ensina aqui que devemos observar o comportamento humano em nossos dias. Diz ele que pelas coisas inconvenientes praticadas, os homens estão: “cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade” (Romanos 1:29). O apóstolo nos mostra que a falta do conhecimento de Deus produzirá a prática de coisas inconvenientes. Agora, Paulo nos mostra também como as práticas inconvenientes fazem os homens ser: “difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia”. E acrescenta: “Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem” (Romanos 1:29b-31,32). São atitudes que revelam e fundamentam o princípio de que a pessoa abandonou o conhecimento de Deus. Por que o autor usa a expressão “para praticarem coisas inconvenientes”? Será que alguma pessoa pensa ser possível praticar as coisas convenientes sem o conhecimento de Deus? Certamente há pessoas que pensam assim. E se existem essas pessoas, elas deverão ser orientadas a pensar diferente, conscientes do conhecimento de Deus. Esta santa instrução vista nesta declaração da carta de Paulo aos Romanos se fundamenta na verdade divina revelada na palavra. A falta de conhecimento de Deus produzirá um comportamento humano inconveniente confirmado pelos pecados e vícios que são praticados. O apóstolo Paulo destaca o que precisa estar em apreço: a nossa vida revela o que temos cultivado. Vamos aqui destacar como se pode perceber o estilo de vida das pessoas, observando alguns princípios ensinados no texto: em primeiro lugar, o texto mostra que os pecados praticados pelas pessoas são, portanto, um resultado da corrupção de seu próprio coração (Romanos 1:28). O calvinismo prega que o ser humano é “totalmente depravado”. A graça comum faz com que Deus restrinja os pecados dos homens, mas de acordo com a Bíblia, nos últimos dias essa restrição seria retirada e os homens dariam vazão à plenitude de sua depravação. Nesse sentido, de acordo com Pedro, nos “últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões” (2 Pedro 3:3). Em segundo lugar, o texto mostra que, na prática de coisas inconvenientes, os homens são cheios de toda injustiça (Romanos 1:29a). O pecado produz o desdém pelos reais valores e se arrisca a ser deixado por Deus a um espírito de licenciosidade (versículos 29-31). Entre as práticas inconvenientes, está a prática da injustiça. Injustiça significa a violação dos direitos humanos, quando cada um deixa de receber o que lhe é devido. Injustiça é ausência de reverência pelas ordenanças e a santa lei de Deus.

Aniversariantes

Dia 20 Marta Pereira Souza, telefone 3561 0319.
Dia 21 Juliana Oliveira Borges, telefone 3561 4345.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Bíblias do Sesquicentenário da IPB

Adquira na secretaria da igreja sua Bíblia comemorativa com fotos e fatos alusivos à chegada do casal Simonton ao Brasil.

Resoluções do Conselho

– O Conselho estabelece o período de férias pastorais, sendo que o reverendo Djalma gozará férias, no período de 1º a 23 de janeiro de 2010, referente ao período em que esteve na Igreja Presbiteriana de Guanambi, BA, iniciando o trabalho na congregação do Areal no dia 24 de janeiro de 2010. O reverendo Geomário gozará férias no período de 1º a 20 de janeiro de 2010, ficando como substituto o seminarista Luís Fernando de Souza Alves, nos trabalhos de meio de semana, e o reverendo Esli Braga Seixas Soares aos domingos.
– Toma-se conhecimento que o seminarista Luís Fernando de Souza Alves foi aprovado como candidato ao ministério pelo PRDF.

NAUPA

Está chegando o Congresso Nacional da União Presbiteriana de Adolescentes — NAUPA. O tema será: “Adolescentes impactando o Brasil com o Evangelho de Cristo!” De 1o a 5 de fevereiro, no SESC de Guarapari, ES. Investimento de R$ 250,00. Preletores: Roberto Brasileiro, Marcelo Gualberto, Hernandes Dias Lopes, Leninha Maia e Haveraldo Junior. Monte sua caravana!

Cada Dia Natal

Neste Natal, faça com que a luz de sua fé ajude a sinalizar o caminho das Boas Novas aos seus familiares, amigos e colegas. Presenteie com o devocionário Cada Dia Natal. Adquira com o irmão Izaías Miranda, telefone 8187 4815.

Manifeste-se!

O Senado está querendo saber a opinião dos brasileiros sobre o PLC 122, perguntando se você é a favor ou contra esse projeto. Para votar, vá à enquete deste link: http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0. Você vai encontrar a enquete à direita da página, na parte inferior. Até agora está 65% a favor da ditadura gay e 35% contra. Vamos reverter, pela graça de Deus, esse quadro? Se essa lei for aprovada, muitos servos de Deus terão que responder a processos criminais e até mesmo ir para a cadeia. Você precisa votar, cristão, faça sua parte, vote não!

XVI Congresso Nacional de Mocidades

Será realizado, entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2010, na Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, o 16º Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana. Jovens de todo o Brasil estarão reunido para discutir idéias e projetos, trocar experiências e aprender um pouco mais sobre a Bíblia, Igreja e UMP. Inscrições e informações pelo site www.mocidadepresbiteriana.com.br/cn2010.

Cantata de Natal

O Grupo Celebrai apresenta, no dia 24 de dezembro, às 20h, no templo da 3ª IPT, a Cantata de Natal “O Amor Nasceu”. Traga seus amigos e familiares e apresente o verdadeiro sentido do Natal!

Conhecimento Teológico

Participe do 7º Congresso Brasileiro de Teologia Vida Nova, em Águas de Lindóia, SP, nos dias 23 a 26 de março de 2010. Inscrições pelo site www.vidanova.com.br/congresso7.

Agenda IPB 2010

Adquira na secretaria da igreja a agenda da Igreja Presbiteriana do Brasil, disponíveis nas cores azul, preta e verde. A agenda informa a diretoria do Supremo Concílio, suas comissões, autarquias e empresas, bem como todos os sínodos e os respectivos presidentes. A agenda apresenta um versículo para cada dia do ano.

Culto de Confraternização

No próximo domingo, dia 27, após o culto vespertino, será realizado o tradicional jantar de fim de ano. Todas as famílias da 3ª IPT estão convidadas! Cada família deverá contribuir com a quantia simbólica de R$ 20,00. Participe.

Encontro para a Consciência Cristã

A Visão Nacional para a Consciência Cristã – VINACC – promove nos dias 10 a 16 de fevereiro de 2010, em Campina Grande, PB, o XII Encontro para a Consciência Cristã “Uma visão Cristrocêntrica”. Maiores informações pelo telefone (83) 3342 4654 ou no site www.conscienciacrista.org.br. Passe um carnaval com consciência!

País de Oração: Índia

Localização Ásia
Capital Nova Délhi
Extensão territorial 3.287.590 Km2
Idioma Hindi e inglês
População total 1.198.003.272 habitantes
PIB 1.141.346 milhões de US$
Moeda Rúpia indiana

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados