Boletim Informativo nº 01/2020

pdf logo

Um Estranho Propósito de Deus
“Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.”
Efésios 3:10

Paulo, aos crentes de Éfeso, faz uma declaração estupenda do que está acontecendo com a Igreja. Deus, por sua graça, tem ensinado os anjos sobre a sua maravilhosa graça derramado em sua Igreja. Sim, os anjos que sempre se encontram na presença de Deus estão maravilhados com o que veem na Igreja e através dela: “O que acontece na Igreja é algo que eles nunca pensaram nem imaginaram. Sobrepuja o conhecimento e a compreensão deles, e até mesmo a sua imaginação” (Lloyd, Jones). Não, os anjos não estavam desprovidos da sabedoria de Deus. Se há criaturas que presenciaram boa parte da criação de Deus fora os anjos. Eles já possuíam muita coisa a respeito da sabedoria de Deus. Os seres angelicais, sempre na presença de Deus, tiveram plena condição de poderem observar o que Deus fez. Viram Deus formando um povo peculiar para si (judeus), viram Deus chamando Abraão num chamado irresistível. Viram o nascimento de Ismael e Isaque. Viram Deus escolhendo Jacó e rejeitando Esaú. Viram os filhos de Israel descerem para o Egito e se tornarem escravos. Viram uma meretriz sendo restaurada e escolhida para fazer parte da genealogia do Messias. Viram os judeus sendo salvos das mãos de Hamã. Viram um menino caçula que cuidava do patrimônio de seu pai tornar-se Rei. Viu homens caídos no pecado serem restaurados. Viram uma Igreja se formar da união de povos totalmente distintos. Todavia, Paulo é claro: não fora por meio de todo esse conhecimento que os anjos viram a sabedoria de Deus. Foi por meio da Igreja, pelo resultado da mensagem do evangelho acerca da Igreja, que os seres angelicais puderam ver a multiforme sabedoria de Deus: “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida.” (Efésios 3:10a). Deus conduziu, pela instrumentalidade da Igreja, os seres angelicais a verem que a sabedoria de Deus é maior do que imaginavam. Logo, pensemos! A Igreja do Senhor é o seu instrumento mais preservado da História da humanidade. A Igreja a qual eu e você pertencemos é o fenômeno mais “maravibelo” que o mundo já pôde contemplar. Somos parte de um povo ressuscitado que manifesta a suprema riqueza da graça de Deus (Efésios 3:6). Somos o poema de Deus (Efésios 2:10). Sim, os anjos viram Deus se encarnando, tornando-se a forma de um humano, conduzindo-se para a morte de Cruz para morrer por pecadores. Os seres angelicais viram surgir uma Igreja sustentada pelo poder de Deus, em Cristo. Eles viram a Igreja do Senhor militante e gloriosa pelos séculos. Assim, pensemos: temos manifestado essa multiforme sabedoria de Deus? Temos sido instrumentos nas mãos do Redentor? Temos sido refletores da maravilhosa luz?
Reverendo Weber R. Milhomens

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. hino.
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Apresentação e saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica pelo pregador.
  • 2. Oração preparatória pelo pregador.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a critério do pastor regador.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXXI
Das Censuras Eclesiásticas
Dos Sínodos e dos Concílios

Seção 1 para melhor governo e maior edificação da Igreja, deverá haver as assembleias comumente chamadas sínodos ou concílios. Em virtude do seu cargo e do poder que Cristo lhes deu para edificação e não para destruição, pertence aos pastores e outros presbíteros das igrejas particulares, criar assembleias e reunir-se nelas quantas vezes julgarem útil para o bem da Igreja. Atos 15:2,4,6 e 20:17,28; Apocalipse 2:1-6.

Seção 2 Aos sínodos e concílios compete decidir ministerialmente controvérsias quanto à fé e casos de consciência, determinar regras e disposições para a melhor direção do culto público de Deus e governo da sua Igreja, receber queixas em caso de má administração e autoritativamente decidí-las. Os seus decretos e decisões, sendo consoantes com a Palavra de Deus, devem ser recebidos com reverência e submissão, não só pelo seu acordo com a Palavra, mas também pela autoridade com que são feitos, visto que essa autoridade é uma ordenação de Deus, designada para isso em sua palavra. Atos 16:4 e 15:19,24,27-31; Mateus 18:17,20.

Seção 3 Todos os sínodos e concílios, desde os tempos dos apóstolos, quer gerais quer particulares, podem errar, e muitos têm errado; eles, portanto, não devem constituir regra de fé e prática, mas podem ser usados como auxílio em uma e outra coisa. Atos 17.11; 1 Coríntios 2:5; 2 Coríntios 1:24.

Seção 4 Os sínodos e concílios não devem discutir, nem determinar coisa alguma que não seja eclesiástica; não devem imiscuir-se nos negócios civis do Estado, a não ser por humilde petição em casos extraordinários ou por conselhos em satisfação de consciência, se o magistrado civil os convidar a fazê-lo. Lucas 12:13,14; João 18:36; Mateus 22:21.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Hoje, no período da escola dominical, teremos Assembleia Ordinária.

País de Oração: Barein

Localização Oriente Médio
Capital Manama
Extensão territorial 760 km2
Idioma Árabe
População total 1.566.993 habitantes
PIB (US$) 35.326 milhões
Moeda Dinar do Barein

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados