Boletim Informativo nº 30/2019

pdf logo

Pouco, Porém, Fatal
“Por pouco me persuades a me fazer cristão.”
Atos 26:28

O texto acima é a resposta do rei Agripa quando ouviu a mensagem do evangelho. O significado exato da resposta do rei é difícil de ser definido. Trata-se de uma resposta irônica, ou é uma expressão de sincera convicção? Minha modesta opinião fica com a segunda hipótese, pois o plano de salvação foi exposto diante dele em plena exatidão. Leia o capítulo 26 de Atos e você compreenderá. Não há informações sobre o final da vida desse Agripa; portanto, não sabemos se ele teria se convertido mais tarde. Paulo neste julgamento estava diante do governador Festo e do rei, e portanto, nesse episódio, vemos duas profecias do Senhor Jesus se tornando verdade. “Por minha causa”, disse o Senhor aos discípulos, “sereis levados à presença de governadores e de reis.” (Mateus 10:18). O Mestre profetizou também que lhes seriam dadas boca e sabedoria nessas ocasiões: “E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.” (Mateus 10:19-20). Agripa disse: “por pouco”. Paulo foi comissionado para abrir os olhos dos pecadores para conduzi-los das trevas para a luz (Atos 26:18). Mas a exemplo de Agripa os pecadores preferem as trevas do pecado e de Satanás. Preferem manter seus olhos fechados perante a verdade de Deus proclamada na pregação de Cristo. Agripa teve a oportunidade de libertar-se das trevas para uma vida de liberdade em Cristo, oportunidade de livrar-se dos laços do diabo. Mas recusou, e caso não tenha se convertido posteriormente, o “pouco” se tornou irremediavelmente fatal. Sucede a mesma coisa com milhões de pessoas em todo o mundo. Ouvem a mensagem e a recusam porque a fascinação do poder, prazer ou riquezas sufocam a Palavra neles implantada e com corações duros, não se deixam persuadir. Agripa teve a oportunidade de viver na luz, viver no poder de Deus e no reino de Deus, mas não quis. O propósito da pregação do evangelho é levar os pecadores à luz, ao poder e ao perdão, mas quem crê no anúncio do reino de Deus? Na vida do rei Agripa, e dos outros milhões de pecadores que endurecem o coração para o convite do evangelho, nos faz pensar na entrada do Senhor Jesus em Jerusalém, quando o Mestre chorou diante da dureza de coração das pessoas. Em seu lamento, o Mestre proferiu as seguintes palavras: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Lucas 13:34). Espero sinceramente que o Mestre não precise chorar por nenhum dos meus queridos leitores e estimadas leitoras. Faço votos no sentido de que, ao contrário do que aconteceu com o rei Agripa, “por pouco” ou por muito, você, meu caro leitor, seja eficazmente impactado pelo evangelho da graça e se torne um genuíno cristão; e você, estimada leitora, seja feita uma cristã com muita intrepidez na fé. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino – a definir.
  2. Oração
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino – a definir.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino – a definir.
  2. Oração de contrição.

V – Adoração

  1. Oportunidade para a Banda Ônix.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino – a definir.

VII – Poslúdio / encerramento

  1. Oração e bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXVIII
Do Batismo

I. O batismo é um sacramento do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo, não só para solenemente admitir na Igreja a pessoa batizada, mas também para servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça, de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a Deus por Jesus Cristo a fim de andar em novidade de vida. Este sacramento, segundo a ordenação de Cristo, há de continuar em sua Igreja até ao fim do mundo. Mateus 28:19; 1 Coríntios 12:13; Romanos 4:11; Colossenses 2:11-12; Gálatas 3:27; Tito 3:5; Marcos 1:4; Atos 2:38; Romanos 6:3-4; Mateus 28:19-20.

II. O elemento exterior usado neste sacramento é água com a qual um ministro do Evangelho, legalmente ordenado, deve batizar o candidato em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Atos 10-47 e 8:36-38; Mateus 28:19.

III. Não é necessário imergir na água o candidato, mas o batismo é devidamente administrado por efusão ou aspersão. Atos 2:41, 10:46-47 e 16:33; 1 Coríntios 10:2.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

3. Portanto, todos os homens são concebidos em pecado e nascem como filhos da ira, incapazes de qualquer ação que o salve, inclinados para o mal, mortos em pecados e escravos do pecado. Sem a graça do Espírito Santo regenerador nem desejam nem tampouco podem retornar a Deus, corrigir suas naturezas corrompidas ou ao menos estar dispostos para esta correção.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de agosto, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade da UPH.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Nos dias 21 e 22 de setembro, Conferência Missionária, e o preletor será o reverendo Marcos Agripino, executivo da APMT (Associação Presbiteriana de Missões Transculturais). Em oração por esse marcante evento em nossa igreja.

País de Oração: Afeganistão

Localização Sul da Ásia
Capital Kabul
Extensão territorial 652.230 km2
Idioma Pachto e dari
População total 36.373.176 habitantes
PIB 21.993 milhões de US$
Moeda Afegane

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados