Boletim Informativo nº 35/2019

pdf logo

A Palavra de Deus
“A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos simplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.” Salmo 19:7-10

Hoje, 26 de setembro, tive uma saborosa experiência com a doçura da Palavra de Deus. Ao iniciarmos o culto doméstico, ela, considerando as várias tarefas que tem a executar nesta manhã, disse a respeito da nossa leitura bíblica: “Vamos ler só um capítulo tá?” Hoje demos início a leitura do profeta Isaías. A Palavra estava tão ao paladar dela que ao concluirmos a leitura do primeiro capítulo, automaticamente ela iniciou a leitura do segundo, deixando as suas tarefas em segundo plano. Resolvi então meditar no trecho do Salmo 19 acima, com o seguinte voto: que a Palavra de Deus seja tão doce ao seu paladar, como o foi à boca de minha esposa na manhã deste dia, e que essa Palavra cresça e prevaleça em seu coração, pois como diz o nosso texto, ela é perfeita, porque nada pode ser acrescentado nem removido dela, se nada pode ser removido nem acrescentado, isso significa que ela é completa, ou seja, é apta para satisfazer todas as nossas necessidades no que diz respeito à nossa redenção e santificação. Nesse sentido o Senhor Jesus orou: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17). Na Palavra de Deus não falta absolutamente nada no que diz respeito ao que necessitamos saber a respeito da nossa salvação em Cristo; ela é poderosa na restauração da alma; isto é, na Palavra, a alma reencontra as forças perdidas por causa do pecado, a Palavra fala ao mais profundo do nosso ser, “pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.” (Hebreus 4:12, NTLH) influenciando positivamente a consciência e a conduta; dá sabedoria aos singelos ou ingênuos, é fonte de descanso para o coração triste, dá luz aos olhos e é mais desejável do que o ouro além de ser doce como o mel mais puro. Ame a Palavra de Deus, “porque esta palavra não é para vocês coisa vã; pelo contrário, é a sua vida.” (Deuteronômio 32:47, NAA). Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  1. Hino.
  2. Oração
  3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  1. Leitura bíblica.
  2. Hino.
  3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  1. Hino.
  2. Oração de contrição.

V – Adoração

  1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  1. Leitura bíblica.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem.
  4. Hino.

VII – Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXXI
Dos Sínodos e Concílios

I. Para melhor governo e maior edificação da Igreja, deverá haver as assembléias comumente chamadas sínodos ou concílios. Em virtude do seu cargo e do poder que Cristo lhes deu para edificação e não para destruição, pertence aos pastores e outros presbíteros das igrejas particulares criar tais assembléias e reunir-se nelas quantas vezes julgarem útil para o bem da Igreja. Atos 15:2,4,6 e 20:17,28; Apocalipse 2:1-6.

II. Nos sínodos e concílios compete decidir ministerialmente controvérsias quanto à fé e casos de consciência, determinar regras e disposições para a melhor direção do culto público de Deus e governo da sua Igreja, receber queixas em caso de má administração e autoritativamente decidí-las. Os seus decretos e decisões, sendo consoantes com a palavra de Deus, devem ser recebidos com reverência e submissão, não só pelo seu acordo com a palavra, mas também pela autoridade pela qual são feitos, visto que essa autoridade é uma ordenação de Deus, designada para isso em sua palavra. Atos 16:4 e 15:27-31.

III. Todos os sínodos e concílios, desde os tempos dos apóstolos, quer gerais quer particulares, podem errar, e muitos têm errado; eles, portanto, não devem constituir regra de fé e prática, mas podem ser usados como auxílio em uma e outra coisa. Atos 17:11; 1 Coríntios 2:5; 2 Coríntios 1:24.

IV. Os sínodos e concílios não devem discutir, nem determinar coisa alguma que não seja eclesiástica; não devem imiscuir-se nos negócios civis do Estado, a não ser por humilde petição em casos extraordinários ou por conselhos em satisfação de consciência, se o magistrado civil os convidar a fazê-lo. Lucas 12:13-14; João 18:36; Mateus 11:21.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4

A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Durante o mês de setembro, os cultos de oração das sextas-feiras estarão sob a responsabilidade do Ministério de Evangelização e Missões.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• No próximo sábado, dia 5 de outubro, a Sinodal da Mocidade usará as dependências da igreja de 9h às 17h.

País de Oração: Angola

Localização África Central
Capital Luanda
Extensão territorial 1.246.700 km2
Idioma Português
População total 30.774.205 habitantes
PIB 126.506 milhões de US$
Moeda Kuanza

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados