Boletim Informativo nº 37/2018

pdf logo

O Viver com Sabedoria
“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscio, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” Efésios 5:16-16

O mal está sempre ao nosso redor procurando dificultar nosso sucesso espiritual. Quando o apóstolo diz: “vede prudentemente como andais”, está dizendo que devemos andar com cuidado neste mundo, pois a vida cristã não pode ser deixada por conta do acaso. Precisamos de decisões sábias, isto é, decisões orientadas pela Palavra de Deus. “Remindo o tempo” quer dizer, aproveite bem cada oportunidade que a vida lhe oferece, porque depois que a ocasião favorável passa, já não dá mais para agarrá-la. “Os dias são maus”, se os dias eram maus nos dias dos apóstolos, o que é que podemos dizer dos dias atuais?! O sucesso espiritual nunca foi alcançado com facilidade, e pelo que já ouvi, nas quase sete décadas vividas, cada geração pensa que a sua época é a pior da história. Mas a Bíblia diz que não é sábio perguntar: “Por que foram os dias passados melhores do que estes?” (EcLesiastes 7:10). O viver com sabedoria jamais foi fácil, pois em termos bíblicos, tal viver significa viver para a glória de Deus. E este viver é determinado por um conjunto de normas que norteia os passos do cristão. Vamos destacar apenas três virtudes desse conjunto, conforme encontramos em Colossenses 3:12. “Misericórdia e Bondade” – Um dos trechos mais queridos da Bíblia diz: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida.” (Salmo 23:6). Bondade e misericórdia fazem parte das qualidades que nos mostram Deus como essencialmente bondoso. “Deus é amor.” (1 João 4:8). Em sua bondade Deus supre nossas necessidades e em sua misericórdia Ele nos lava completamente de toda nossa iniquidade; nos purifica de todo pecado e apaga todas as nossas transgressões. Sendo assim, não existe matemático que seja capaz de calcular nossa dívida para com a misericórdia. Mas o fato é que se somos os grandes beneficiários dessa virtude indispensável, devemos também ser instrumentos dela, e não desperdiçar oportunidades para executá-la. A terceira virtude que destaco desse conjunto de normas é: “Longanimidade” – Uma coisa é suportar uma provocação breve e única. E essa disposição para suportar uma provocação passageira é conhecida como paciência. Mas coisa bem diferente é suportar uma provocação que se estende por vários dias, semanas, meses ou quem sabe até anos, como uma perseguição no ambiente familiar, vicinal, trabalhista, escolar e até eclesial. Essa disposição para suportar provocações que se estendem por longos períodos é conhecida como longanimidade. E o nosso Salvador nos é apresentado nas Escrituras Sagradas como um ser bondoso, misericordioso e longânimo. “O SENHOR é longânimo e grande em misericórdia.” (Números 14:18). Em sua bondade Deus nos deu vida, quando estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2), com o propósito de nos “mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” (Efésios 2:1-10). Quando essas qualidades estão presentes em nós, nos inclinam para o bem e colocam sabedoria em nosso viver. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: Presbítero Roberto Vieira.

I Prelúdio

  1. Oração de invocação.
  2. Leitura bíblica – Salmo 1.
  3. Hino nº 3 – “A Igreja em Adoração”.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão – reverendo José Loures.

III Recolhimento de Dízimos e Ofertas

  1. Malaquias 3:10.
  2. Hino nº 61 – “Ações de Graças”.
  3. Oração de agradecimento pelos dízimos e ofertas.

IV Contrição

  1. Hino nº 66 – “Coração Quebrantado”.
  2. Leitura bíblica – Salmo 25.
  3. Oração silenciosa – contrição.
  4. Oração audível.

V Sacramento

  1. Batismo infantil – ministração reverendo Geomário

VI Adoração

  1. Ministério de Integração Musical – Banda Ônix.
  2. Oração em favor das crianças.

VII Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem – reverendo Geomário.
  4. Hino.

VIII Poslúdio / encerramento

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.

Catecismo Maior de Westminster

187. Como a Oração do Senhor deve ser usada?

Resposta A Oração do Senhor não é somente para direcionamento, como modelo segundo o qual devemos orar; mas também pode ser usada como uma oração, contanto que seja feita com entendimento, fé, reverência e outras graças necessárias para o correto cumprimento do dever da oração. Mateus 6:9; Lucas 11:2.

188. De quantas partes consiste a Oração do Senhor?

Resposta A Oração do Senhor consiste de três partes: prefácio, petições e conclusão.

189. O que nos ensina o prefácio da Oração do Senhor?

Resposta O prefácio da Oração do Senhor, que é: “Pai nosso que estás nos céus”, nos ensina, quando orarmos, a nos aproximarmos de Deus com confiança na sua bondade paternal e no nosso interesse nele; com reverência e todas as outras disposições de filhos, afetos celestes e a devida apreensão do seu soberano poder, majestade e graciosa condescendência; bem assim o orar com outros e por eles. Salmo 95:6,7; 104:1; 113:4-6; 123:1; Lamentações 3:41; Isaías 63:15; Zacarias 8:21 e 6:9; Lucas 11:13; Atos 12:5; Romanos 8:15.

190. O que pedimos na primeira petição?

Resposta Na primeira petição, que é: “Santificado seja o teu nome” – reconhecendo a inteira incapacidade e indisposição que há em nós e em todos os homens, de honrar a Deus como é devido, pedimos que ele, pela sua graça, nos habilite e nos incline, a nós e aos demais, a conhecê-lo, confessá-lo e altamente estimar, a ele e a seus títulos, atributos, ordenanças, palavras, obras e tudo aquilo por meio do qual ele se dá a conhecer; a glorificá-lo em pensamentos, palavras e obras; que ele impeça e remova o ateísmo, a ignorância, a idolatria, a profanação e tudo quanto o desonre; que pela sua soberana providência dirija e disponha tudo para a sua própria glória. 2 Reis 19:16; Isaías 64:1,2; Jeremias 14:21; leiam-se os Salmos 8 e 14 inteiros; Salmo 19:14; 51:15; 67:14; 72:19; 74:18,22; 83:18; 86:10,15; 97:7; 107:32; 145:6-8; Mateus 6:9; 2 Corínitios 2:14 e 3:5; 2 Tessalonicenes 3:1; Efésios 1:17,18 e 3:20,21; Filipenses 1:11.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em setembro estão sob a responsabilidade do Departamento de Evangelização e Missões.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Dias 5, 6 e 7 de outubro?!

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

País de Oração: Ilhas Salomão

Localização Melanésia
Capital Honiara
Extensão territorial 28.900 km2
Idioma Inglês
População total 583.591 habitantes
PIB 1.075 milhões de US$
Moeda Dolar das Ilhas Salomão

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados