Boletim Informativo nº 38/2018

pdf logo

Cuidado com Aquilo que Engana e Destrói
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” 1 Coríntios 10:23

Há no mundo muitas coisas que, embora lícitas, são corrosivas e desintegradoras. Através do lícito, porém prejudicial, Satanás mantém pressão sobre muitas pessoas tentando destruir seus corpos e almas. Entre essas vítimas é grande o número de jovens. Satanás dispõe de muitos meios para exercer controle espiritual sobre a vida de muitas pessoas. As drogas e os prazeres figuram entre as maneiras mais poderosas nas mãos do grande inimigo. Muitos se entregam cegamente às sugestões das trevas e se tornam cativos de Satanás. Em 2 Timóteo 2:22-26, encontramos orientações sobre a maneira como devemos viver neste mundo, tais como: a fuga das paixões proibidas, o palmilhar os caminhos da justiça, da fé, do amor e da paz, junto com aqueles que buscam a presença de Deus. Nos versículos 25-26 encontramos o propósito dessas recomendações que é o pleno conhecimento da verdade (e aqui devemos lembrar o ensino do Senhor Jesus Cristo que diz que o conhecimento desta é libertador (João 8:32). Já o versículo 26 esclarece que o caminho inverso das citadas orientações, é insensatez e aprisionamento nos laços do diabo. Todo aquele ou aquela que se deixa enredar pelos laços traiçoeiros da antiga serpente, se desfaz completamente do temor de Deus e perde todo o respeito pela vida de seus semelhantes. É por isso que em nossos dias constatamos, com tristeza, a coisificação da vida. Os prisioneiros dos laços do diabo se entregam a toda espécie de loucura, excessos e todo tipo de imoralidade. Desprezam os conselhos dos pais, professores e pastores. Lançam nas lixeiras toda preocupação com a saúde, caráter, reputação, dignidade e até mesmo a própria respeitabilidade. Além de arruinar seus corpos e mentes, colocam em risco a própria alma. Duas observações para finalizar. Primeiro: jamais devemos esquecer que o Senhor Jesus tem toda autoridade e poder, tanto no céu como também sobre a terra e, portanto, por mais endurecidos que estejam esses corações e por mais cegas essas mentes, aqueles podem ser abrandados e estas restauradas. Por mais desesperadora que seja a situação, poderão ser curados. Segunda: jamais devemos desistir da esperança de salvação para quem quer que seja, pois nosso Salvador é o Todo-Poderoso Deus. Jamais nos esqueçamos também da instrução do texto áureo: nem todas as coisas lícitas são convenientes, nem todas edificam, isto é, nem todas são úteis. E por falar no lícito, lembremos por exemplo que as bebidas são lícitas, pois não existe lei que proíba o consumo delas; mas como crentes em Jesus, devemos ter sempre nas mentes e corações aquela solene advertência de Efésios 5:18 onde somos informados que no vinho “há dissolução”. E esse poder dissolvente das bebidas, embora lícitas, se faz presente nos meios sociais, afetando muitas vezes a família, origem da sociedade. Além disso, temos constatado também o seu poder devastador nos muitos acidentes de trânsito com vítimas fatais. E tudo começou com o lícito primeiro gole! Cuidado com aquilo que engana e destrói! Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: diácono Samuel.

I Prelúdio

  1. Hino 172 – “Chuvas de Bênçãos”.
  2. Salmo 150.
  3. Oração – “Invocação”.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e ofertas

  1. 1 Crônicas 29:14.
  2. Hino 61 – “Ações de Graças”.
  3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Hino 2 – “A Fé Contemplada”.
  2. Hebreus 8:12.
  3. Oração silenciosa – confissão.
  4. Oração audível.

V Adoração

  1. Banda Ônix.
  2. Oração em favor da pátria.

VI Edificação

  1. Leitura do texto – Salmo 145.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem: A Insondável Grandeza de Deus – reverendo oures.
  4. Hino 179 – “Saudação”.

VII Poslúdio / encerramento

  1. Oração / bênção – reverendo eomário.
  2. Amém tríplice.

Catecismo Maior de Westminster

191. O que pedimos na segunda petição?

Reposta Na segunda petição, que é: “Venha o teu reino” – reconhecendo que nós e todos os homens estamos, por natureza, sob o domínio do pecado e de Satanás -, pedimos que o domínio do mal seja destruído, o Evangelho seja propagado por todo o mundo, os judeus chamados, e a plenitude dos gentios seja consumada; que a igreja seja provida de todos os oficiais e ordenanças do Evangelho, purificada da corrupção, aprovada e mantida pelo magistrado civil; que as ordenanças de Cristo sejam administradas com pureza, feitas eficazes para a conversão daqueles que estão ainda nos seus pecados, e para a confirmação, conforto e edificação dos que estão já convertidos; que Cristo reine nos nossos corações, aqui, e apresse o tempo da sua segunda vinda e de reinarmos nós com ele para sempre; que lhe apraza exercer o reino de seu poder em todo o mundo, do modo que melhor contribua para estes fins. Isaías 64:1,2; Salmo 67 e 68:1; Malaquias 1:11; Mateus 6:10 e 9:38; Romanos 10:1 e 11:25; 2 Coríntios 4:2; Efésios 2:2,3; 3:14,17; 5:26,27; Atos 26:18; 2 Tessalonicenes 2:16,17 e 3:1; Apocalipse 12:9 e 22:20.

192. O que pedimos na terceira petição?

Reposta Na terceira petição, que é: “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” – reconhecendo que, por natureza, nós e todos os homens somos, não só inteiramente incapazes e indispostos a conhecer e fazer a vontade de Deus, mas propensos a rebelar-nos contra sua palavra, a desanimar-nos e a murmurar contra sua providência, e inteiramente inclinados a fazer a vontade da carne e do diabo -, pedimos que Deus, pelo seu Espírito, tire de nós e dos demais toda a cegueira, fraqueza, indisposição e perversidade do coração, e pela sua graça nos faça capazes e prontos para conhecer, fazer e submeter-nos à sua vontade em tudo, com humildade, alegria, fidelidade, diligência, zelo, sinceridade e constância, como os anjos fazem no céu. Daniel 7:10; 1 Samuel 3:18; Ezequiel 11:19; Isaías 38:3; Jeremias 31:18; Salmo 73:3; 103:20-22; 119:4,35,112; 123:2; Miqueias 6:8; Mateus 6:10; 20:11; 26:20-1; Atos 21:14; 1 Coríntios 2:24; Romanos 2:7; 7:24,25; 8:7; 12:11; Tito 3:3; Efésios 1:17,18; 2:2,3; 3:16; 6:6; 2 Coríntios 1:12.1.

193. O que pedimos na quarta petição?

Reposta Na quarta petição, que é: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” – reconhecendo que, em Adão e pelo nosso próprio pecado, perdemos o nosso direito a todas as bênçãos exteriores desta vida, e que merecemos ser, por Deus, totalmente privados delas, tendo elas se transformado em maldição para nós, no seu uso; que nem elas podem de si mesmas nos sustentar, nem nós podemos merecê-las nem pela nossa diligência conseguí-las, mas que somos propensos a desejar, obter e usar delas ilicitamente -, pedimos, por nós mesmos e por outros, que tanto eles como nós, dependendo da providência de Deus, de dia em dia, no uso de meios lícitos possamos, do seu livre dom e conforme parecer bem à sua sabedoria paternal, gozar de uma porção suficiente desses favores e tê-los continuados e abençoados para nós em nosso santo e confortável uso e contentamento; e que sejamos guardados de tudo quanto é contrário ao nosso sustento e conforto temporais. Gênesis 3:17 e 32:10; Deutetonômio 8:3,18 e 28:15-68. Lamentações 3:22; Salmo 90:17 e 144:12-15; Provérbios 10:22 e 30:8,9; Jeremias 6:13; Oséias 12:7; Mateus 6:11; Tiago 4:3,13-15; 1 Timóteo 4:4-5 e 6:6-8.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em setembro estão sob a responsabilidade do Ministério de Discipulado.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Dias 5, 6 e 7 de outubro?!

• Nos dias 21 e 28 de outubro as lições da ED estarão a cargo da SAF, que abordará o tema envelhecimento.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

País de Oração: El Salvador

Localização América Central
Capital São Salvador
Extensão territorial 21.040 km2
Idioma Espanhol
População total 6.126.583 habitantes
PIB 25.850 milhões de US$
Moeda Dólar americano e colon

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados