Boletim Informativo nº 38/2019

pdf logo

O Criador e Controlador do Universo
“No princípio, Deus criou os céus e a terra.”
Gênesis 1:1, NAA

A maneira como o nosso sistema solar funciona faria sentido até para os intelectuais que se dizem ateus, se tivessem vontade de crer. Tudo funciona de forma tão perfeita que proclama a glória do Criador. Mas além do funcionamento que nos encanta tanto pela beleza como também pela perfeição, há também infinitos exemplos do controle absoluto de Deus sobre tudo. Pensemos nos dias que precederam o grande dilúvio. Pronta a arca Deus deu a Noé a seguinte ordem: “Leve para dentro da arca um casal de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais, de todas as espécies de répteis, a fim de que sejam preservados em vida.” E assim, podemos ver, com os olhos da fé, as múltiplas espécies, cada par em seu estado bruto, marcando passo na direção dos portais da arca, marchando sob o comando do Altíssimo. No funcionamento deste conjunto de coisas que chamamos de universo, vemos Deus convocando os homens ao reconhecimento das obras Dele. Obedecendo ao comando de Deus, as nuvens se espalham para uma e outra direção, para fazerem o que Ele ordena, nos mostrando que o Criador está cercado de tremenda majestade. Também os rios, lagos, mares e oceanos se movimentam dentro dos limites que o Criador traçou. Quando as ondas do mar chegam a lugares gradualmente menos profundos, se quebram, porque alcançam o limite estabelecido pelo Controlador que diz aos oceanos: “Aqui se quebra o orgulho das tuas ondas.” (Jó 38:11); pois se quebram diante da onipotente voz que lhe diz: até aqui você pode vir, a partir deste ponto você não tem permissão para avançar. Por mais impetuosas que sejam as ondas, a única opção é: obedecer. Diante da tremenda majestade do Criador e Controlador de tudo o apóstolo Paulo inspiradamente exclamou: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Por que dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino.
  • 2. Oração
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Oração preparatória.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino.

VII – Poslúdio / Encerramento

  • 1. Oração / bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXIII
Do Magistrado Civil

V. Posto que seja grande pecado desprezar ou negligenciar esta ordenança, contudo, a graça e a salvação não se acham tão inseparavelmente ligadas com ela, que sem ela ninguém possa ser regenerado e salvo os que sejam indubitavelmente regenerados todos os que são batizados. Lucas 7:30; Êxodo 4:24-26; Deuteronômio 28:9; Romanos 4:11; Atos 8:13,23.

VI. A eficácia do batismo não se limita ao momento em que é administrado; contudo, pelo devido uso desta ordenança, a graça prometida é não somente oferecida, mas realmente manifestada e conferida pelo Espírito Santo àqueles a quem ele pertence, adultos ou crianças, segundo o conselho da vontade de Deus, em seu tempo apropriado. João 3:5,8; Gálatas 3:27; Efésios 5:25-26.

VII. O sacramento do batismo deve ser administrado uma só vez a uma mesma pessoa. Tito 3:5.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Dia 9 de novembro, das 15h às 17h, a Sinodal das SAFs realizará um culto em nossa igreja, comemorando os 135 anos de SAF no Brasil.

País de Oração: Argélia

Localização Norte da África
Capital Argel
Extensão territorial 2.381.741 km2
Idioma Árabe
População total 42.008.054 habitantes
PIB 167.555 milhões de US$
Moeda Dinar argelino

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados