Boletim Informativo nº 39/2018

pdf logo

Missões, Graças a Deus
“Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação.” Apocalipse 7:9-10

A Santa Bíblia, totalmente traduzida para a língua dos Guajajaras, é, sem dúvida nenhuma, uma grande conquista que Deus proporcionou ao seu povo através da obra de missões. Na gloriosa visão dos glorificados registrada em Apocalipse 7, destaca-se a presença de “todas as tribos”, e entre estas, certamente os Guajajaras! A tradução das Escrituras para uma tribo indígena demanda grande esforço, dedicação total, resolução firme e muito amor pelas almas. O trabalho é árduo, o missionário precisa aprender a língua, criar uma gramática, para então dar início à tradução. São anos de dedicação, em que os missionários se colocam diante do risco de enfermidades, amargam muitas vezes intensa saudade da família, e de forma desprendida abandonam o conforto dos centros urbanos, pois o combustível que os movem é a “paixão pelas almas”. Por esse amor aos perdidos se sacrificam desinteressadamente. Em santa abnegação, se dispõem a lançar sobre o revoltoso mar da vida as benditas redes do “evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” (Efésios 3:8). Deus chamou a Abraão, e em seu chamado inseriu uma promessa cosmopolitana: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3). E para que essa promessa se cumpra Deus chama homens e mulheres, concedendo-lhes, além do dom da pregação e do ensino, o dom do relacionamento transcultural, isto é, o dom missionário. E é assim que o evangelho chega “até aos confins da terra” (Atos 1:8). Há um imperativo que gostamos de cantar e que se encontra no Salmo 96:3: “Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas”. Os missionários não apenas cantam, mas também anunciam. E você, que de alguma forma contribui para a obra de missões, também canta e proclama as douradas e eternas glórias, e ao contribuir, o faz para uma obra que certamente está no coração de Deus, pois caso contrário Ele não teria dito: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15). Ao receber o reverendo Norval, missionário entre os índios, para a nossa conferência missionária, o fazemos com gratidão, abraçando-o fraternalmente. Ao querido missionário, nossas calorosas boas vindas! “Anunciai entre as nações!” Missões, graças a Deus! Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Edenir.

I Prelúdio

  1. Hino 201 – “Manso e Suave”.
  2. Mateus 28:18-20.
  3. Oração – invocação.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. Salmo 121.
  2. Hino 58 – “Ofertas”.
  3. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Hino 225 – “Dedicação Pessoal”.
  2. Miqueias 7:12.
  3. Oração silenciosa – confissão.
  4. Oração audível.

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem: reverendo Norval.
  4. Hino 205 – “Amor que Chama”.
  5. Santa Ceia.

VII Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.
  2. Amém tríplice.

Catecismo Maior de Westminster

194. O que pedimos na quinta petição?

Resposta Na quinta petição, que é: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores” – reconhecendo que nós e todos os demais somos culpados do pecado original e atual, e por isso nos tornamos devedores à justiça de Deus; que nem nós nem outra criatura qualquer pode fazer a mínima satisfação por essa dívida -, pedimos, por nós mesmos e por outros, que Deus, da sua livre graça e pela obediência e satisfação de Cristo adquiridas e aplicadas pela fé, nos absolva da culpa e da punição do pecado, que nos aceite no seu Amado, continuem o seu favor e graça em nós, perdoe as nossas faltas diárias e nos encha de paz e gozo, dando-nos diariamente mais e mais certeza de perdão; que tenhamos mais coragem de pedir e sejamos mais animados a esperar, uma vez que já temos este testemunho em nós, que de coração já perdoamos aos outros as suas ofensas. Salmo 51:7-12; 130:3; 143:2; Miqueias 6:6,7; Oseias 14:1; Mateus 6:12,14,15 e 18:24,35; Lucas 11:4; Romanos 3:9,19,24,25; 5:1,2,19; 15:13; Atos 13:39; Efésios 1:6; 2 Pedro 1:2.

195. O que pedimos na sexta petição?

Resposta Na sexta petição, que é: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal” – reconhecendo que o mui sábio, justo e gracioso Deus, por diversos fins, santos e justos, pode dispor as coisas de maneira que sejamos assaltados, frustrados e feitos por algum tempo cativos pelas tentações; que Satanás, o mundo e a carne estão prontos e são poderosos para nos desviar e enlaçar, que nós, depois do perdão de nossos pecados, devido à nossa corrupção, fraqueza e falta de vigilância, estamos, não somente sujeitos a ser tentados e dispostos a nos expor às tentações, mas também, de nós mesmos, incapazes e indispostos para lhes resistir, sair ou tirar proveito delas: e que somos dignos de ser deixados sob o seu poder -, pedimos que Deus de tal forma reja o mundo e tudo o que nele há, subjugue a carne, restrinja a Satanás, disponha tudo, conceda e abençoe todos os meios de graça e nos desperte à vigilância no seu uso; que nós e todo o seu povo sejamos guardados, pela sua providência, de sermos tentados ao pecado; ou que, quando tentados, sejamos poderosamente sustentados pelo Espírito, e habilitados a ficar firmes na hora da tentação; ou, quando, fracassados, sejamos levantados novamente, recuperados da queda, e que façamos dela uso e proveito santos; que a nossa santificação e salvação sejam aperfeiçoadas, Satanás calcado aos nossos pés e nós inteiramente libertados do pecado, da tentação e de todo o mal, para sempre. 2 Crônicas 32:31; Jó 2:2,6; Provérbios 7:22; Salmo 19:13; 51:10,12; 81:11,12; 119:133; Mateus 6:13 e 26:41; Marcos 4:19; Lucas 21:34; 1 Pedro 1:6,7 e 5:8,10; Tiago 1:14; Gálatas 5:17; Romanos 7:18,19; 8:28; 16:20; 1 Timóteo 6:9; João 17:15; Hebreus 2:18; 13:20,21; 1 Coríntios 10:13; 2 Coríntios 12:8; Efésios 3:14-16 e 4:11,12; 1 Tessalonicenses 3:13 e 5:23.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em setembro estão sob a responsabilidade do Ministério de Discipulado.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Nos dias 21 e 28 de outubro as lições da ED estarão a cargo da SAF, que abordará o tema envelhecimento.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

País de Oração: Samoa

Localização Polinésia
Capital Ápia
Extensão territorial 2.840 km2
Idioma Samoano e inglês
População total 193.228 habitantes
PIB 774 milhões de US$
Moeda Tala

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados