Boletim Informativo nº 43/2019

pdf logo

8 de Dezembro – Segundo Domingo – Dia da Bíblia
A Perseverante Prática da Palavra de Deus
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.”
Salmo 119:105

Um dos nomes pelos quais o profeta Isaías nos apresenta o Salvador é: “Maravilhoso Conselheiro” (Isaías 9:6). E como Maravilhoso Conselheiro Ele nos guia por conselhos infalíveis que são encontrados na Palavra escrita, e na sequência nos receberá na glória, pois a Palavra ilumina o caminhar daqueles que andam nas pisadas da fé. O que significa andar nas pisadas da fé? O caminhar nas pisadas da fé significa ouvir e obedecer a Palavra de Deus. Mas trata-se de um ouvir e obedecer em perseverança, conforme a própria Palavra o afirma: “Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender.” (Tiago 1:25, KJV). Um exemplo muito bem-sucedido encontramos na vida de Josué, frequentemente citado por pregadores e escritores evangélicos. No capítulo primeiro do seu livro ouvimos Deus falando-lhe: “Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Josué 1:7-8). Cerca de vinte e cinco anos depois, estando Josué com cerca de cento e dez anos (24:29), ouvimos ele dizer em palavras e exemplo aos seus liderados: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais.” (Josué 24:15). Porém, “eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15). Um maravilhoso e autêntico exemplo de fidelidade e perseverança inabaláveis. Para Josué, a Palavra foi de fato lâmpada para seus pés e luz para os seus caminhos. Meu propósito com essa pastoral é estimular você à leitura, estudo, meditação e perseverante prática da Palavra de Deus, “porque esta palavra não é para você coisa vã, pelo contrário, é a sua vida.” (Deuteronômio 32:47). O verdadeiro sucesso depende de ouvir e praticá-la. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino nº 372 – “O crente e a Bíblia”.
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica – Salmo 119:105-119 (leitura alternada).

II – Pastorais

  • 1. Apresentação e saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica – Salmo 34:1-9 (leitura alternada).
  • 2. Hino nº 55 – “Alegria e Gratidão”.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino nº 74 – “Sinceridade”.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.
  • 2. Oportunidade para o Coral da 1ª IPT.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica pelo pregador.
  • 2. Oração preparatória – pelo pregador.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a critério do pastor regador.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXVIII
Do Batismo

I. O batismo é um sacramento do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo, não só para solenemente admitir na Igreja a pessoa batizada, mas também para servir-lhe de sinal e selo do pacto da graça, de sua união com Cristo, da regeneração, da remissão dos pecados e também da sua consagração a Deus por Jesus Cristo a fim de andar em novidade de vida. Este sacramento, segundo a ordenação de Cristo, há de continuar em sua Igreja até ao fim do mundo. Mateus 28:19; 1 Coríntios 12:13; Romanos 4:11; Colossenses 2:11-12; Gálatas 3:27; Tito 3:5; Marcos 1:4; Atos 2:38; Romanos 6:3-4; Mateus 28:19-20.

II. O elemento exterior usado neste sacramento é água com a qual um ministro do Evangelho, legalmente ordenado, deve batizar o candidato em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Atos 10-47 e 8:36-38; Mateus 28:19.

III. Não é necessário imergir na água o candidato, mas o batismo é devidamente administrado por efusão ou aspersão. Atos 2:41, 10:46-47 e 16:33; 1 Coríntios 10:2.

IV. Não só os que professam a sua fé em Cristo e obediência a Ele, mas os filhos de pais crentes (embora só um deles o seja) devem ser batizados. Atos 9:18; Gênesis 17:7,9; Gálatas 3:9,14; Romanos 4:11-12; Atos 2:38-39.

V. Posto que seja grande pecado desprezar ou negligenciar esta ordenança, contudo, a graça e a salvação não se acham tão inseparavelmente ligadas com ela, que sem ela ninguém possa ser regenerado e salvo os que sejam indubitavelmente regenerados todos os que são batizados. Lucas 7:30; Êxodo 4:24-26; Deuteronômio 28:9; Romanos 4:11; Atos 8:13,23.

VI. A eficácia do batismo não se limita ao momento em que é administrado; contudo, pelo devido uso desta ordenança, a graça prometida é não somente oferecida, mas realmente manifestada e conferida pelo Espírito Santo àqueles a quem ele pertence, adultos ou crianças, segundo o conselho da vontade de Deus, em seu tempo apropriado. João 3:5,8; Gálatas 3:27; Efésios 5:25-26.

VII. O sacramento do batismo deve ser administrado uma só vez a uma mesma pessoa. Tito 3:5.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

País de Oração: Azerbaijão

Localização Oriente Médio
Capital Baku
Extensão territorial 86.600 km2
Idioma Azerbaijano
População total 9.923.914 habitantes
PIB (US$) 40.749 milhões
Moeda Manat

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados