Boletim Informativo nº 44/2018

pdf logo

A Espiritualidade no Ambiente Doméstico
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”
1 Pedro 3:7

Em quase todas as reuniões de oração que tenho participado, alguém pede oração em favor das famílias. O poder das trevas não cessa de perseguir as famílias, pois é a base, é o fundamento da sociedade. Ao orar pelas famílias, o principal pedido deve ser no que diz respeito a espiritualidade, que deve ser fortalecida dia após dia. E o fortalecimento da espiritualidade no lar é tarefa que papai e mamãe não tem permissão para transferir. Gravar a Palavra de Deus na mente, coração ou alma, é responsabilidade que Deus deu aos pais: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos.” (Deuteronômio 6:6-7). Inculcar quer dizer “ensinar com persistência”, ensinar até que os filhos assimilem, absorvam mentalmente e retenham a Palavra na memória. Ensinar até que os filhos se tornem habilidosos na prática da Palavra. No que diz respeito à Palavra de Deus, instrumento absolutamente indispensável e insubstituível no fortalecimento da espiritualidade, a tarefa do papai e mamãe é tríplice: ensinar, ensinar e ensinar. Até que os filhos saibam manejar “bem a palavra da verdade” (2 Timóteo 2:15). A espiritualidade diz respeito ao assimilar os valores do reino de Deus, e esse processo só poderá ser conduzido com sucesso, se feito a partir da própria família. A felicidade, que é definida como “estado de espírito de quem se encontra alegre e satisfeito,” está inseparavelmente ligada ao temor de Deus, como diz o Salmo 128:1: “Bem-aventurado” (feliz) “aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!” E só podem andar nos caminhos de Deus, aqueles que os conhecem, e eles nos são mostrados na Palavra. Temos necessidades que só Deus pode suprir, e o caminho para tal suprimento é a oração, e se descuidarmos da espiritualidade, as orações serão interrompidas, não necessariamente no sentido de serem silenciadas, mas no sentido de não serem respondidas. Vivemos em um mundo tenebroso, e não podemos permitir que nada, absolutamente nada, venha atrapalhar nossas orações, e por isso devemos cuidar zelosamente da espiritualidade em nosso lar. A espiritualidade da sua e da minha família diz respeito à maneira como nos relacionamos com Deus, diz respeito à nossa vivência com o Papai do Céu. E essa espiritualidade, meu caríssimo leitor e estimada leitora, essa espiritualidade, é fundamental, é indispensável ou essencial na produção de estabilidade e felicidade. Espiritualidade fraca ou ausente é com certeza a principal causa de tantas separações que constatamos com tristeza nos dias atuais. Agora que você já sabe detalhadamente o significado do verbo “inculcar”, inculque a Santa Bíblia na vida dos seus filhos. Enquanto você alimenta os filhos, se nutre também, e assim, alimentando e sendo alimentado, você será um bom ministro de Cristo, e ao mesmo tempo, preparará bons servos e boas servas do Senhor, que são seus filhos e filhas. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

Litúrgico: presbítero Jorge.

I Prelúdio

  1. 1 Timóteo 3:14-5.
  2. Oração.
  3. Hino 298 – “A Pedra Fundamental”.

II Pastorais

  1. Saudação aos visitantes.
  2. Avisos.
  3. Oração de intercessão.

III Dízimos e Ofertas

  1. Eclesiastes 5:1.
  2. Participação especial da cantora Glenia Rosa.
  3. Mateus 16:18.
  4. Oração de gratidão.

IV Contrição

  1. Salmo 122:1.
  2. Oração de confissão.
  3. Adoração – Glenia Rosa.

V Adoração

  1. Banda Ônix.

VI Edificação

  1. Leitura do texto.
  2. Oração preparatória.
  3. Mensagem – reverendo Djalma.
  4. Hino (a sugerir).

VII Poslúdio / Encerramento

  1. Oração / bênção – reverendo Geomário.
  2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo I – Da Escritura Sagrada

VIII. O Velho Testamento em Hebraico (língua vulgar do antigo povo de Deus) e o Novo Testamento em Grego (a língua mais geralmente conhecida entre as nações no tempo em que ele foi escrito), sendo inspirados imediatamente por Deus e pelo seu singular cuidado e providência conservados puros em todos os séculos, são por isso autênticos e assim em todas as controvérsias religiosas a Igreja deve apelar para eles como para um supremo tribunal; mas, não sendo essas línguas conhecidas por todo o povo de Deus, que tem direito e interesse nas Escrituras e que deve no temor de Deus lê-las e estudá-las, esses livros têm de ser traduzidos nas línguas vulgares de todas as nações aonde chegarem, a fim de que a palavra de Deus, permanecendo nelas abundantemente, adorem a Deus de modo aceitável e possuam a esperança pela paciência e conforto das escrituras. Mateus 5:18; Isaías 8:20; 2 Timóteo 3:14-15; 1 Coríntios 14; 6; 9; 11; 12; 24; 27-28; Colossenses 3:16; Romanos 15:4.

IX. A regra infalível de interpretação da Escritura é a mesma Escritura; portanto, quando houver questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer texto da Escritura (sentido que não é múltiplo, mas único), esse texto pode ser estudado e compreendido por outros textos que falem mais claramente. Atos 15:15; João 5:46; 2 Pedro 1:20-21.

X. O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvérsias religiosas têm de ser determinadas e por quem serão examinados todos os decretos de concílios, todas as opiniões dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opiniões particulares, o Juiz Supremo em cuja sentença nos devemos firmar não pode ser outro senão o Espírito Santo falando na Escritura. Mateus 22:29; 3:1; Atos 28:25; Gálatas 1:10.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Os cultos de oração em novembro estão sob a responsabilidade da Secretaria de Sociabilidade. Escala:

  • Dia 16 Soraia.
  • Dia 23 Elson
  • Dia 30 Sandra & família.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.

• Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário.

• Em nossas orações, lembremos da saúde do reverendo Nef Tali.

• Hoje, às 16h na Igreja Nacional, culto de aniversário das SAFs.

• No próximo final de semana, aniversário da igreja, teremos cultos no sábado e domingo. Estará conosco o reverendo Rogério nas duas ocasiões.

País de Oração: São Vicente e Granadinas

Localização Caribe
Capital Kingstown
Extensão territorial 390 km2
Idioma Inglês
População total 109.462 habitantes
PIB 738 milhões de US$
Moeda Dólar do Caribe Oriental

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados