Boletim Informativo nº 44/2019

pdf logo

Feliz Natal!
“Pois perdoarei as suas iniquidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.”
Jeremias 31:34

O escritor da Carta aos Hebreus fala da antiga aliança como símbolo da nova, dizendo que esta é superior aquela por duas razões básicas: a nova é eterna e tem Cristo como Mediador, assentado à direita, no trono da Majestade nos céus (Hebreus 8). Ao anunciar a concepção miraculosa do Salvador, o anjo do Senhor disse a José sobre a esposa deste: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21). E para nos salvar dos nossos pecados o Senhor Jesus Cristo trouxe à humanidade a anunciada Nova Aliança. Para selar a primeira aliança o Deus Eterno usou sangue de cordeiros, mas a aliança de Cristo foi selada e santificada (Hebreus 10:29) com seu próprio sangue. João Batista, o nobre precursor apresenta Cristo à humanidade nas seguintes palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29); eis o Salvador, Aquele que salva o povo de Deus dos pecados deles. O evangelista Mateus, citando o profeta Isaías quando fala sobre o nascimento e reinado do Senhor Jesus, o “Príncipe da Paz”, anuncia as boas novas do Natal de Jesus em emocionantes palavras: “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Mateus 4:16). Após a morte de seu precursor o Salvador se retirou para a Galiléia, indo morar em Cafarnaum, cumprindo profecias, e passou a apresentar a condição, sem a qual, ninguém será salvo de seus pecados. Ele diz de forma imperiosa: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.” (Mateus 4:17). Sem arrependimento não há esperança para nenhum pecador. Mas, com arrependimento sincero, o pecador recebe o “dom do Espírito Santo”, e o recebimento desse dom significa salvação. A combinação de Atos 3:19 e 2:38 com Romanos 8:9 deixa isso bastante claro: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”; esse tal não foi salvo dos seus pecados. FELIZ NATAL, com arrependimento e fé! Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino.
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Apresentação e saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica pelo pregador.
  • 2. Oração preparatória pelo pregador.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a critério do pastor regador.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXIX
Da Ceia do Senhor

I. Na noite em que foi traído, nosso Senhor Jesus instituiu o sacramento do seu corpo e sangue, chamado Ceia do Senhor, para ser observado em sua Igreja até ao fim do mundo, a fim de lembrar perpetuamente o sacrifício que em sua morte Ele fez de si mesmo; selar aos verdadeiros crentes os benefícios provenientes. Desse sacrifício para o seu nutrimento espiritual e crescimento nele e a sua obrigação de cumprir todos os seus deveres para com Ele; e ser um vínculo e penhor da sua comunhão com Ele e de uns com os outros, como membros do seu corpo místico. 1 Coríntios 11:23-26, 10:16-17,21, e 12:13.

II. Neste sacramento não se oferece Cristo a seu Pai, nem de modo algum se faz um sacrifício pela remissão dos pecados dos vivos ou dos mortos, mas se faz uma comemoração daquele único sacrifício que Ele fez de si mesmo na cruz, uma só vez, e por meio dele uma oblação de todo o louvor a Deus; assim o chamado sacrifício papal da missa é sobremodo ofensivo ao único sacrifício de Cristo, o qual é a única propiciação por todos os pecados dos eleitos. Hebreus 9:22,25-26,28; Mateus 26:26-27; Lucas 22:19-20; Hebreus 7:23-24,27 e 10:11-12,14,18.

III. Nesta ordenança o Senhor Jesus constituiu seus ministros para declarar ao povo a sua palavra de instituição, orar, abençoar os elementos, pão e vinho, e assim separá-los do comum para um uso sagrado, tomar e partir o pão, tomar o cálice dele participando também e dar ambos os elementos aos comungantes e tão somente aos que se acharem presentes na congregação. Marcos 14:22-24; Atos 20:7; 1 Coríntios 11:20.

IV. A missa ou recepção do sacramento por um só sacerdote ou por uma só pessoa, bem como a negação do cálice ao povo, a adoração dos elementos, a elevação ou procissão deles para serem adorados e a sua conservação para qualquer uso religioso, são coisas contrárias à natureza deste sacramento e à instituição de Cristo. 1 Timóteo 1:3-4; 1 Coríntios 11:25-29; Mateus 15:9.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

País de Oração: Bahamas

Localização Caribe
Capital Nassau
Extensão territorial 13.880 km2
Idioma Inglês
População total 399.285 habitantes
PIB (US$) 11.792 milhões
Moeda Dólar das Bahamas

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados