Boletim Informativo nº 45/2019

pdf logo

Natal – Fé, Esperança e Amor
“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus, (…) porque o amor de Deus é derramado em nosso coração.”
Romanos 5:1,2 e 5

No Salmo 37:4 lemos: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”. E em Hebreus 11:6 está escrito: “Sem fé é impossível agradar a Deus.” E a Carta aos Hebreus nos ensina ainda que o Cristo do Natal é o “Autor e Consumador da fé” (Hebreus 12:2). A promessa do Salmo 37:4 está condicionada ao dever de buscarmos a alegria no Senhor (Filipenses 4:4), pois aquele que assim procede deseja e pede aquilo que está de acordo com a vontade de Deus. O Novo Testamento ratifica a promessa dizendo: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14). Que Deus aumente a nossa fé para buscarmos nossa alegria Nele, pois assim os desejos do nosso coração serão atendidos, lembrando sempre que o Senhor Jesus é o Autor e também o consumador da fé que agrada a Deus. Por isso, o Natal de Jesus nos traz uma mensagem de fé. Além da mensagem de fé, o Natal de Jesus traz também uma mensagem de esperança. E a Bíblia diz que a esperança que se fundamenta na fé em Jesus é uma esperança que não decepciona e não engana. E é essa esperança, esperança de vida eterna revelada na vida e obra do Senhor Jesus, que ilumina o nosso viver aqui na terra enquanto aguardamos a vida abundante que o Salvador nos trouxe. O viver cristão é um viver caracterizado pela esperança. Finalmente a mensagem do Natal é uma mensagem de amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Em cada centímetro quadrado da manjedoura de Belém podemos ler, apesar de não ver as letras, as 28 palavras descritas acima. A fundamentabilidade do amor é INDISCUTÍVEL. Sem amor o ser humano simplesmente existiria, mas amando, o ser humano vive. E, “nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19), é isso que entendemos em João 3:16. Deus amou, Deus ama e Deus amará, pois o amor Dele, é eterno (Jeremias 31:3). Isso é Natal. Com amor,
Reverendo José Loures

Ordem do Culto

I – Prelúdio

  • 1. Hino.
  • 2. Oração.
  • 3. Leitura bíblica.

II – Pastorais

  • 1. Apresentação e saudação aos visitantes.
  • 2. Avisos.
  • 3. Oração de intercessão.

III – Dízimos e ofertas

  • 1. Leitura bíblica.
  • 2. Hino.
  • 3. Oração de gratidão pelos dízimos e ofertas.

IV – Contrição

  • 1. Hino.
  • 2. Oração de contrição.

V – Adoração

  • 1. Oportunidade para a equipe de louvor.

VI – Edificação

  • 1. Leitura bíblica pelo pregador.
  • 2. Oração preparatória pelo pregador.
  • 3. Mensagem.
  • 4. Hino a critério do pastor regador.

VII – Poslúdio / encerramento

  • 1. Oração e bênção.
  • 2. Amém tríplice.

Confissão de Fé de Westminster

Capítulo XXIX
Da Ceia do Senhor

V. Os elementos exteriores deste sacramento, devidamente consagrados aos usos ordenados por Cristo, têm tal relação com Cristo Crucificado, que verdadeira, mas só sacramentalmente, são às vezes chamados pelos nomes das coisas que representam, a saber, o corpo e o sangue de Cristo; porém em substância e natureza conservam-se verdadeira e somente pão e vinho, como eram antes. Mateus 26:26-28; 1 Coríntios 11:26-28.

VI. A doutrina geralmente chamada transubstanciação, que ensina a mudança da substância do pão e do vinho na substância do corpo e do sangue de Cristo, mediante a consagração de um sacerdote ou por qualquer outro meio, é contrária não só às Escrituras, mas também ao senso comum e à razão, destrói a natureza do sacramento e tem sido a causa de muitas superstições e até de crassa idolatria. Atos 3:21; 1 Coríntios 11:24-26; Lucas 24:6,39.

VII. Os que comungam dignamente, participando exteriormente dos elementos visíveis deste sacramento, também recebem intimamente, pela fé, a Cristo Crucificado e todos os benefícios da sua morte, e nele se alimentam, não carnal ou corporalmente, mas real, verdadeira e espiritualmente, não estando o corpo e o sangue de Cristo, corporal ou carnalmente nos elementos pão e vinho, nem com eles ou sob eles, mas espiritual e realmente presentes à fé dos crentes nessa ordenança, como estão os próprios elementos aos seus sentidos corporais. 1 Coríntios 11:28 e 10:16.

VIII. Ainda que os ignorantes e os ímpios recebam os elementos visíveis deste sacramento, não recebem a coisa por eles significada, mas pela sua indigna participação, tornam-se réus do corpo e do sangue do Senhor para a sua própria condenação; portanto eles como são indignos de gozar comunhão com o Senhor, são também indignos da sua mesa, e não podem, sem grande pecado contra Cristo, participar destes santos mistérios nem a eles ser admitidos, enquanto permanecerem nesse estado. 1 Coríntios 11:27,29 e 10:21; 2 Coríntios 6:14-16; 1 Coríntios 5:6-7,13; 2 Tessalonicenses 3:6,14-15; Mateus 7:6.

Os Cânones de Dort
Para saber o que são “Os Cânones de Dort”, consulte a revista da escola dominical, lição 3 página 8.

Capítulos 3 e 4
A corrupção do homem, a sua conversão a Deus e o modo dela

4. É verdade que há no homem depois da queda um resto de luz natural. Assim ele retém ainda alguma noção sobre Deus, sobre as coisas naturais e a diferença entre honrado e desonrado, e pratica um pouco de virtude e disciplina exterior. Mas o homem está tão distante de chegar ao conhecimento salvífico de Deus e à verdadeira conversão por meio desta luz natural que ele não a usa apropriadamente nem mesmo em assuntos cotidianos. Antes, qualquer que seja esta luz, o homem totalmente a polui de maneiras diversas e a detém pela injustiça. Assim ele se faz indesculpável perante Deus.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amada igreja, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e reunião de oração que acontecem todas as terças e sextas-feiras, respectivamente.

Ofertas Especiais

Conta para a arrecadação de doações para novos projetos: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8: “Ate aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Avisos

• Hoje à noite o pastor Loures e Romilda estarão na Congregação. Desejamos a todos os irmãos e irmãs um Natal cheio de alegrias.

País de Oração: Bangladesh

Localização Sul da Ásia
Capital Dacca
Extensão territorial 148.460 km2
Idioma Bengali
População total 166.368.149 habitantes
PIB (US$) 245.633 milhões
Moeda Taka

Fonte IBGE Países paises.ibge.gov.br

Posts Relacionados