Fidelidade, Perseverança, Apesar das Dificuldades

“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação, porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg. 1:12). Em favor dos crentes de Tessalônica, Paulo orou pedindo que fossem conduzidos “à constância de Cristo”, ou “à firmeza que Cristo dá” (2Ts. 3:5). Paulo pede que os tessalonicenses sejam resistentes, perseverantes a qualquer custo. Que sejam espiritualmente vitoriosos apesar dos dias difíceis para o viver cristão. “Perseverança de Cristo”, ou seja, perseverança que Cristo tem e dá a quem crê e pede. “Provação” – É preciso tomar muito cuidado, pois Satanás, valendo-se de nossa natureza decaída e cheia das escoriações causadas pela queda no Éden, pode transformar as provações em tentações em nosso coração. A história das lutas e provações de Jó é bem conhecida. No início de seus terríveis sofrimentos Satanás usou a esposa dele, com o propósito de transformar a provação exterior em velada tentação interior; disse a esposa: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó. 2: 9). (Antes de censurá-la, devemos pensar que ela tinha acabado de perder, em um único dia, dez filhos.) Satanás queria exatamente isso, que Jó desistisse de Deus. “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação” diz o texto. A vida de Jó comprova essa palavra bíblica. Veja o que Tiago diz sobre ele: “Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu” (Tg. 5:11 e Jó 42:2,10-17). Em situação de duras provas podemos pecar murmurando contra Deus, questionando a veracidade do amor eterno e oferecendo resistência ao programa disciplinar de Deus. A provação é um instrumento que Deus usa para purificar os nossos corações. Veja a meditação do salmista: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos. Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra” (Sl. 119:71 e 67). Você está experimentando alguma provação? Você se encontra na forja da dor? Suporte com paciência, permaneça firme, aguenta firme e você experimentará a felicidade que Deus oferece. “Suporta as aflições”, sabendo que “através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (2 Tm. 4:5 e At. 14:22). E sobre a “perseverança” o nosso poderoso Redentor nos tem dito: “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lc. 21:19). E por conhecer as Escrituras você sabe que “o seu Redentor é forte, SENHOR dos Exércitos é o seu nome” (Jr. 50:34).

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados