Nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus

O capítulo 8 da Carta aos Romanos é um dos textos mais amados da Santa Bíblia. A razão? Apresenta “as provas e a certeza do amor de Deus”. O v. 31 faz muito bem à nossa alma, coração e mente, pois trata-se de uma pergunta que sempre renova nossa infalível esperança: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Sempre que nos deparamos com uma pergunta na Bíblia devemos dar a nossa resposta, e procurar fazer isso com a segurança que procede da fé. No v. 33 encontramos uma delas. “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus?” Em Jo. 8:1-11, encontramos falsos religiosos acusando, sem nenhuma piedade, uma mulher surpreendida em pecado. Mas a acusação deles não causou dano à mulher, pois Aquele que veio ao mundo para salvar o povo de Deus “dos pecados deles” (Mt. 1:21) assumiu, como “advogado”, (1 Jo. 2:1) a causa da mulher, derrotou os acusadores dela que se retiraram um por um, ficando só o amigo dos pecadores e a mulher (v. 9). E Ele lhe perguntou: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?” (v. 10). Ao que ela respondeu: “Ninguém, Senhor!” Então Jesus lhe diz: “Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (v. 11). Respondendo ainda a pergunta de Rm. 8:33, lemos em Ap. 12:10 que Satanás acusa os eleitos de Deus “de dia e de noite, diante do nosso Deus”.  Mas Satanás pode apresentar libelos e mais libelos contra os eleitos de Deus, pode até dar bolhas na língua e no céu da boca de tanto discursar acusadoramente, não poderá causar danos aos eleitos de Deus, pelo que está escrito na parte “b” do v. 33: “É Deus quem os justifica”, ou seja, é Deus que coloca o homem sob a influência da toda-poderosa graça e o purifica de todo pecado. Por isso, com exultação e pensando na justificação do v. 33, encerro essa pastoral citando Rm. 8:30, que diz sobre os eleitos de Deus: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”. É muito fácil perceber porque os acusadores não atingem os eleitos de Deus, não é mesmo? Deus os justifica (v. 33), e os justificados por Deus são também glorificados por Ele v. 30. É por isso que está escrito: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm. 8:1). Satanás acusa de dia e de noite, mas não pode fazer mais nada, pois nunca teve, não tem e nunca terá autoridade nenhuma para condenar aqueles a quem Deus justifica.

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados