Olhe para o Reino de Deus (Hb. 12:25-29)

Iniciaremos com o v. 28: “Recebendo nós um reino inabalável”. O v. 26 menciona coisas abaláveis e então o 28 fala do “reino inabalável”. Quando as coisas abaláveis tremem os homens ficam aterrorizados. Mas a mensagem do v. 28 diz que você, que faz parte do reino inabalável, que já recebeu esse reino, só falta tomar posse dele, vive em segurança. V. 25: Tenha cuidado, não recuse a Palavra de Deus. Quando Deus falou no monte Sinai, abalou a terra (v. 26), e quem não ouviu não escapou v. 25). Hoje, de forma muito clara, Deus nos fala por meio da sua Palavra, e a melhor coisa que temos a fazer é ouvir e obedecer, “tenhamos cuidado e não” recusemos ouvir Aquele que fala (v. 25), pois se aqueles do monte Sinai não escaparam, “muito menos nós” (v. 25) que temos as revelações da Nova Aliança e recebemos suas bênçãos; a nossa responsabilidade é muito maior. É muito apropriada a pergunta de Hb. 2:3: “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” Pertinente também é a exortação de Hb. 3:15: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Olhemos o v. 26 outra vez: “Mais uma vez farei com que trema não somente a terra, mas também o céu”. Se você observar as notas de rodapé em sua Bíblia, verá que o verbo “abalar” foi extraído do profeta Ageu (2:6) que por sua vez está se referindo à volta de Cristo, quando “os poderes dos céus serão abalados”, e “também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (Lc. 21:26 e 2 Pe. 3:10). Para quem não sabe o que fazer neste mundo abalado, a Bíblia mostra o caminho: “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros” (2 Cr. 20:20). Os incrédulos estão inseguros, mas o crente não, pois as palavras que Cristo nos diz “são espírito e são vida” (Jo. 6:63). “Farei abalar” (v. 26). Na medida que o Dia de Cristo se aproxima, os abalos aumentam em número e se intensificam. Deus está sacudindo o mundo ao nosso redor, e Ele o faz através de pandemias, terremotos, tsunamis, furacões e incêndios; e a Palavra Dele, em combinação com esses sinais, nos revela as realidades eternas, e ao mesmo tempo nos mostra que construir a vida em torno de coisas perecíveis, em prejuízo “do reino inabalável” (v. 28), pode significar atrair para si mesmo a irreversível ou eterna desgraça. Portanto, tenha cuidado, não recuse ouvir a Deus que amorosamente fala a você por meio das Santas Escrituras. OLHE PARA O REINO DE DEUS e diga amém às solenes palavras do Senhor Jesus Cristo: “O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira (Mt. 16:26), perder o reino inabalável?

Com amor – pastor José Loures.

Posts Relacionados