Boletim Informativo Nº 01/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 2 de janeiro de 2011

Ensinamentos de Jesus Sobre Oração
“De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. Então, ele os ensinou: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo o que nos deve; e não nos deixes cair em tentação.” Lucas 11:1-4.
Na época de Jesus era costume dos rabinos ensinarem aos seus discípulos uma oração simples para uso frequente. João Batista havia feito isso com os seus discípulos, e agora algum dos discípulos de Jesus pede para que Ele ensine uma oração a eles. Lucas nos traz uma versão da Oração Dominical mais curta do que a de Mateus, mas nos ensina tudo o que necessitamos saber sobre como e o que pedir em uma oração. O que orar e como orar? Neste texto de Lucas temos uma oração modelo para nossas devoções:
1 Começar chamando a Deus Pai. Esta é a maneira cristã característica de nos dirigirmos a Deus (Gálatas 4:6; Romanos 8:15; 1 Pedro 1:17). A primeira palavra já nos diz que ao orarmos nós não estamos nos dirigindo a alguém que não está disposto a nos ajudar, mas que estamos nos dirigindo a um Pai que se compadece em suprir as necessidades de seus filhos, conforme o Seu querer, à luz da passagem paralela (Mateus 6:10).
2 Em hebraico, o nome quer dizer muito mais do que o nome próprio de uma pessoa. Quer dizer a totalidade do caráter da pessoa que nos foi revelado e que conhecemos. Salmo 9:10 diz: “Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.” Isto quer dizer muito mais que saber que o nome de Deus é Yehowah. Isto quer dizer que aqueles que conhecem todo o caráter, toda a mente e todo o coração de Deus, depositam n’Ele toda a sua confiança e com muita alegria.
3 Devemos observar em especial a ordem da Oração Dominical. O que aparece em primeiro lugar é Deus, Sua Glória, e o respeito devido a Ele. Somente quando damos a Deus o lugar que lhe é devido em nossas vidas, é que as coisas andam corretamente segundo o Seu propósito. O lugar em que Deus está nas nossas vidas nos mostra o quanto Ele é realmente Senhor de nossas vidas.
4 A oração inclui toda a vida.
a) Inclui a necessidade. Nos diz para pedir o nosso pão cotidiano, ou seja, o nosso alimento de cada dia “dá-nos hoje”.
b) Inclui os pecados. Quando oramos, não podemos nos esquecer de pedir perdão a Deus, porque todos somos pecadores diante da santidade de Deus. E aquele que não perdoa o seu próximo não conhece o perdão de Deus, e sendo assim não está em condição de receber o perdão de Deus.
c) Inclui as tentações. Não podemos nos livrar delas, mas podemos passar por elas sem cair com a ajuda do Deus que nos sustenta.
Se Jesus Cristo que é Deus sempre orou, o que nos resta a fazer se somos apenas humanos? E se sou realmente filho de Deus, porventura não devo eu conversar com Ele, que é meu Pai?

Aniversariantes

Dia 3 Leni Nunes Martins, telefone 3456 1372.
Dia 3 Marlene da Silva, telefone 3356 4992.
Dia 5 Eliene Amâncio dos Reis, telefone 8181 0476.
Dia 5 Marli Chemp Rachid, telefone 3353 4692.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 2ª – Ministros do Evangelho
Artigo 39
Para ausentar-se do seu campo de trabalho por prazo superior a dez dias, o pastor necessitará de licença do Conselho; por prazo inferior basta comunicar ao vice-presidente. O pastor-evangelista pedirá licença à Comissão Executiva do Presbitério.

Resoluções do Conselho

– Recebe-se relatório do Ministério de Administração e da Junta Diaconal. Aprova-se com gratidão a Deus pela dedicação e empenho de ambos.
– Recebe-se relatório da Superintendência da Escola Dominical. Aprova-se e agradece a Deus pela vida e pelo empenho da superintendente, a irmã Ana Quitéria Nunes Martins.
– Recebe-se a o relatório financeiro da congregação de Samambaia. O Conselho aprova.
– Recebe-se relatório da UPH e encaminha-se à Assembleia Ordinária do dia 12 de dezembro de 2010.
– Resolve-se convidar os reverendos Djalma Augusto Lins e Elioenai Ferreira Pinto Bandeira para o pastorado auxiliar na 3ª IPT. Encaminha-se documento ao PRDF solicitando a designação desses pastores.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 9 de janeiro, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Andréia.
– 1 e 2 anos Viviane.
– 3 a 5 anos Francilene e Jan.
– 6 a 8 anos Adones.
– 9 a 12 anos Eliene.

Encontro de Mocidades do Centro-Oeste

Nos dias 21 a 24 de abril de 2011, em Barra das Garças, MT, será promovido um encontro de mocidades do Centro-Oeste com o tema “Ser Testemunha: Fortes na Fé”, que terá como preletor o reverendo Robson Ribeiro — pastor da 3ª Igreja Presbiteriana de Várzea Grande, MT. Inscrições até o dia 30 de novembro no valor de R$ 40,00. Caravana do Sínodo de Taguatinga: R$ 120,00. Maiores informações pelos telefones (61) 9124 2412 e (61) 3310 7114.

Funcionamento da Secretaria

A secretaria da 3ª IPT funcionará, a partir desta semana, nos seguintes dias e horários: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; domingos, das 8h às 12h. Marque em sua agenda!

Agenda IPB 2011

Chegaram as agendas 2011 da Igreja Presbiteriana do Brasil! Adquira já a sua na secretaria da igreja. Nela você encontra os nomes e contatos de todas as empresas, autarquias e presidentes dos sínodos espalhados pelo Brasil, além de todas as datas comemorativas.

Férias Pastorais

Na última reunião do conselho foi estipulado o período de férias do reverendo Geomário, de 27 de dezembro de 2010 a 15 de janeiro de 2011, e do reverendo Djalma, de 10 de janeiro a 7 de fevereiro de 2011. Neste período o seminarista Luís Fernando fará os atos pastorais.

Acampamento de Carnaval

A Igreja Presbiteriana Canaã convida você e sua família para participar do acampamento, com o tema: “Em seus passos o que faria Jesus?”, na Chácara Canaã, nos dias 4 a 9 de março de 2011, no valor de R$ 80,00 – em até 3 vezes. Inscrições e maiores informações pelo telefone 9684 4363.

País de Oração: Polônia

Localização Europa
Capital Varsóvia
Extensão territorial 323.250 Km2
Idioma Polonês
População total 38.073.745 habitantes
PIB 419.205 milhões de US$
Moeda Zloty

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados