Boletim Informativo Nº 25/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 22 de junho de 2008

O Ensino de Paulo Sobre Divórcio
“Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.” 1 Coríntios 7:15.

Aqui está um texto que revela o ensino de Paulo sobre divórcio. O objetivo desta pastoral é fazer-nos conscientes de que o casamento, aos olhos de Deus, é indissolúvel. Com isso nós entenderemos que o divórcio nunca foi abençoado por Deus. Os cristãos devem se sentir motivados a confiar em Deus, pois ele odeia o divórcio. Essa atitude divina é ensinada desde o tempo de Moisés, quando as leis civis e morais foram dadas por Deus (Deuteronômio 24:1-4). Jesus Cristo mostrou que o casamento, exceto em casos de relações sexuais ilícitas, é indissolúvel. Nisto também seus argumentos são claros. Em primeiro lugar, o casamento é indissolúvel por causa da instituição divina. Em vez de responder à pergunta dos inquiridores acerca do divórcio, Jesus fez-lhes uma outra pergunta: “[…] não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mateus 19:4,5). Em segundo lugar, o casamento é indissolúvel por causa do expresso mandamento registrado nas Escrituras: “[…] por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne […]” (Mateus 19:5,6). Em terceiro lugar, o casamento é indissolúvel porque nenhum ser humano tem autoridade para dissolver o que Deus ajuntou. Assim diz Jesus: “[…] portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6). Nenhuma autoridade da terra tem competência para separar o que Deus uniu. Se um casal vive uma crise conjugal de tal monta, que o estar juntos se tornou insustentável e eles se separam, o caminho estabelecido pela Palavra de Deus é a reconciliação ou, então, permanecer separados sem contrair novas núpcias. O apóstolo Paulo assim diz: “Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher.” (1 Coríntios 7:10,11). O apóstolo Paulo ensina basicamente três verdades fundamentais no texto de 1 Coríntios 7:10-15. Primeiro, ele fornece instrução apostólica autorizada. A antítese que estabelece entre o versículo 10 e o versículo 12 não põe em mútua oposição o seu ensino e o de Cristo. Segundo, Paulo repete e reafirma a proibição de Jesus relativa ao divórcio. Nos versículos 10 e 11, como em seu ensino em Romanos 7:1-3, a proibição do divórcio é afirmada em termos absolutos. Terceiro, Paulo admite o divórcio na base da deserção de um cônjuge incrédulo. Nos versículos 12 a 16, Paulo trata daquela situação surgida ao se casarem dois não-cristãos, dos quais um posteriormente se converte a Cristo. Não há choque entre o ensino de Jesus e o ensino de Paulo. A restrição de Cristo sobre a infidelidade conjugal como o fundamento para o divórcio não é inconsistente com a admissão de Paulo sobre o abandono como outro fundamento para o divórcio. O ensino de Paulo não contradiz o ensino de Cristo; Paulo e Cristo não estão em conflito nessa matéria.

Aniversariantes

Dia 23 Gessicleide Marques de Souza, telefone 9296 0334.
Dia 28 Eder Pedro Aragão Oliveira, telefone 3358 3100.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Água

Na cozinha:
– Antes de lavar pratos e panelas, remova bem os restos de comida e jogue-os no lixo.
– Mantenha a torneira fechada ao ensaboar as louças.
– Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada.
– Só ligue a máquina de lavar louça quando estiver cheia.
A sua carteira e o meio-ambiente agradecem.

Simpósio 2008

Convide seus familiares, amigos e vizinhos para conhecer o maravilhoso Evangelho da Graça! Nos dias 21 a 26 de julho.

Importante!

Ao chegar à igreja evite saídas desnecessárias, procure se hidratar antes e não leve copo d’água para o templo. Colabore.

Participe!

A 1ª Igreja Presbiteriana do “P” Sul convida os jovens e adolescentes para a programação de aniversário daquela igreja, no dia 28, às 19h30. Participação especial do Ministério Ônix e do reverendo Geomário.

Sociedade Auxiliadora Feminina

Nos dias 27, 28 e 29 de junho acontecerá o encontro da Confederação Sinodal do Trabalho Feminino do Sínodo de Taguatinga, no colégio Expoente em Santa Maria. A abertura da programação será no dia 27, sexta-feira, às 20h30. Investimento de R$ 20,00.

Mobilize-se!

Venha você e toda sua família planejar a igreja do Senhor no dia 28 de junho, próximo sábado, às 9h, aqui na igreja. Toda a igreja está convidada.

País De Oração: Armênia

Localização    Europa
Capital    Ierevan
Extensão territorial    29.800 Km2
Idioma    Armênio
População total    3.002.271 habitantes
PIB    6.406 milhões de US$
Moeda    Dram

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados