Boletim Informativo Nº 26/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 29 de junho de 2008

O Pesadelo da Separação
“De noite, no meu leito, busquei o amado de minha alma, busquei-o e não o achei.” Cantares 3:1.

Aqui está um texto que revela o pesadelo da separação conjugal. O objetivo desta pastoral é fazer-nos conscientes de que o casamento é criação de Deus. Com isso nós entenderemos que a separação nunca será abençoada por Deus. Os cristãos devem se sentir motivados a confiar em Deus, pois ele traçou diretrizes para um casamento ser bem sucedido. Essas diretrizes divinas são ensinadas desde o tempo de Moisés, quando as leis civis e morais foram dadas por Deus (Deuteronômio 24:1-4). Jesus Cristo mostrou que o casamento, exceto em casos de relações sexuais ilícitas, é indissolúvel. Nisto também seus argumentos são claros. É necessário um cuidado constante para manter o casamento. Em vez de descuido é necessária atenção constante para que o casamento seja preservado. “Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?” (Mateus 19:4,5). Em Cantares 3:1, a jovem não estava mais com o seu amado, mas sozinha, no leito dela, imaginando vários encontros com ele. Tudo lhe parece um sonho. Uma indicação mais explícita de que estava sonhando aparece em Cantares 5:2: “Eu dormia, mas o meu coração velava”. Não é claro onde o sonho começa ou termina, mas, por certo, esta é uma das grandes características do livro. A jovem resolve buscar o seu amado (Cantares 3:2-4). Esta busca da jovem pelo seu amado ou segue o sonho dela durante a noite ou é, em si, um de seus sonhos. Não se pretende solucionar todos os problemas que envolvem um casamento em crise com essa pastoral sobre o pesadelo da separação. O espaço não o permite e, além disso, o objetivo desse estudo é assentar as bases doutrinárias mínimas para dar prosseguimento a uma reflexão cada vez mais necessária. Como conclusões mínimas, atrevo-me a fazer as seguintes recomendações pastorais, em um espírito de diálogo construtivo, sem ânimo dogmático, aberto ao contato com todos os irmãos que têm responsabilidade. Primeiro, há uma denúncia quanto ao casamento. Deus não pode ordenar nem abençoar a separação. A separação é sempre conseqüência do pecado que separa e corrompe. A indissolubilidade é a boa vontade de Deus para o casamento. Segundo, há uma denúncia quanto aos filhos. A tendência não-cristã e, conseqüentemente, a opção separatista total, é a de substituir a ordem da criação — dada por Deus e revelada em sua palavra — pela ordenação contratual simples de dois indivíduos, que podem rescindir, a seu capricho, o contrato matrimonial. Contudo, diante da existência de filhos, onde estão os termos contratuais destes para que possam ser rescindidos? É direito dos filhos ter os pais juntos, vinculados no compromisso que contraíram ao gerar um ser que lhes iguala em dignidade. Os filhos não são, de maneira alguma, um “resíduo” do casamento, cujo destino pode ser determinado por um ato administrativo, que considere suficientes algumas causas para a dissolução. Eles são a continuidade natural da substância biológica do matrimônio.

Aniversariantes

Dia 29 Dênis Tavares de Melo, telefone 3336 1686.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Como Economizar Água

Na lavanderia:
– Não fique lavando aos poucos, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez;
– Mantenha a torneira fechada ao ensaboar e esfregar as roupas;
– Deixe as roupas de molho para remover a sujeira mais pesada e utilize esta água para lavar o quintal;
– Só ligue a máquina de lavar roupa quando estiver cheia.

Simpósio 2008

Convide seus familiares, amigos e vizinhos para conhecer o maravilhoso Evangelho da Graça! Nos dias 21 a 26 de julho.

Importante!

Ao chegar à igreja evite saídas desnecessárias, procure se hidratar antes e não leve copo d’água para o templo. Colabore.

A Responsabilidade Social da Igreja

A Confederação Sinodal do Trabalho Masculino do Sínodo de Taguatinga convida toda a igreja para o 1º Fórum de Ação Social do STG. Nos dias 12 e 13 de setembro de 2008, com abertura no dia 12 às 19h30. Reserve essa data em sua agenda!

Comunicado Importante

A partir do dia 1º de julho a irmã Sandra Lúcia estará em gozo de férias e retornará as atividades normais após o dia 30 de julho.

Resoluções do Conselho

– Toma conhecimento de convite proposta para acampamento em 2009 e rejeita.
– O Conselho convida o reverendo Geomário para ser pastor efetivo no exercício ministerial em 2009 com vistas à promoção de eleição para o exercício de 2010 em diante.
– Toma conhecimento do documento do reverendo Helder solicitando desligamento da 3ª IPT. O conselho acata e resolve comunicar ao PRDF.

Conheça o Nosso Novo Site!

Ontem entrou no ar a nova versão do site da nossa igreja. Com uma nova diagramação, mais leve e colorida. E com uma nova proposta, onde o visitante participa muito mais. Já estão no ar as seções sobre a Igreja, Comunidade, o blog do pastor Helder (com o do pastor Geomário em breve) e a versão eletrônica do boletim. Em breve teremos também fórum, galeria de fotos e podcasts. E o “Pergunte ao Pastor” deve estar de volta já na semana que vem. Visite, cadastre-se e participe: www.3ipt.org.br. E aos membros da igreja: para ter acesso a todos os serviços do site, peça a um dos gestores (Vinícius, pastor Helder e Marcos André) para alterar o seu perfil de acesso.

País de Oração: Austrália

Localização Oceania
Capital Camberra
Extensão territorial 7.713.364 Km2
Idioma Inglês
População total 20.743.178 habitantes
PIB 778.601 milhões de US$
Moeda Dolar australiano

 

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados