Boletim Informativo Nº 33/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 14 de agosto de 2011

O Amor de Deus É Perdoador
“Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem bolos de passas.” Osésias 3:1.
Aqui está um texto que evidencia o amor perdoador de Deus. O amor de Deus em relação ao pecador é sempre uma iniciativa dele. Neste texto, ele se apresenta como aquele que toma a iniciativa nesse drama: é Deus quem fala com Oséias para tomar uma mulher de prostituições: “Quando, pela primeira vez, falou o Senhor por intermédio de Oséias, então, o Senhor lhe disse: Vai, toma uma mulher de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.” (Oséias 1:2). Esta é a descrição dada de que o amor de Deus é perdoador. Oséias nos ensina aqui, neste seu relato sobre a longanimidade de Deus, como o crente tem o dever de se envolver como o amor de Deus. Sendo assim, constitui-se em alegria a nossa atração pelo amor divino: “Oséias relata sua reconciliação com a sua esposa, Gômer, como uma antecipação da reconciliação de Deus com Israel.” (BG 1009). Agora Deus ordena a Oséias que ame essa mulher infiel e adúltera (Oséias 3:1). O amor de Deus é perdoador. Conforme diz a Escritura: “Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, Ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?” (Zacarias 3:2). Assim somos informados de que Deus, porém, não desistiu de amar a Israel. Era também pelo ensinamento do amor perdoador de Deus que Israel foi como “um tição tirado do fogo”. “O fogo é uma metáfora do exílio, do qual o povo de Deus havia sido arrancado.” (BG 1077; Zacarias 3:2; Amós 4:11). É Deus quem redime o seu povo do perigo. Esta santa instrução, vista neste texto do livro do profeta Oséias sobre a longanimidade de Deus, se constitui num ensino precioso. Aqui vai se mostrar algumas lições acerca do amor perdoador de Deus. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu quero conduzir a minha vida na perspectiva do amor perdoador de Deus. O profeta Oséias destaca o que precisa estar em apreço: o amor perdoador de Deus é um sinal de que ele não desiste das pessoas. Nesse texto, vamos destacar algumas lições, que deveremos observar e entender bem: em primeiro lugar, o amor de Deus é perseverante (Oséias 3:1). O amor de Deus é incompreensível e imerecido. Ele não nos ama por causa das nossas virtudes, mas apesar dos nossos pecados. Ele não nos busca por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. Em segundo lugar, o amor de Deus é incondicional (Oséias 3:1). O amor de Deus é imerecido. Como diz Derek Kidner, Deus ama seu povo apesar de sua espalhafatosa infidelidade. Deus nos ama não por causa de alguma coisa boa que ele viu em nós. Em terceiro lugar, o amor de Deus é sacrificial (Oséias 3:1). Deus manda Oséias amar, e não apenas cuidar. A atitude de Oséias vai além de compaixão provedora. Oséias é desafiado a amar quem não o ama. A amar quem lhe feriu o coração. A amar quem o abandonou. Em quarto lugar, o amor de Deus é modelo (Oséias 3:1). Foi o amor de Deus que reacendeu o amor de Oséias por sua esposa infiel.

Aniversariantes
 
Dia 18 Edith Lopes de Oliveira Vieira, telefone 3356 2888.
Dia 20 Gilson Pereira da Silva, telefone 3458 6584.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 70 Compete aos Concílios:
a) dar testemunho contra erros de doutrina e prática;
b) exigir obediência aos preceitos de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme a Palavra de Deus;
c) promover e dirigir a obra de educação religiosa e evangélica da comunidade sob sua jurisdição, escolhendo e nomeando pessoas idôneas para ministrá-las;
d) zelar pelo fiel cumprimento da presente Constituição;
e) cumprir e fazer cumprir com zelo e eficiência as suas determinações, bem como as ordens e resoluções dos Concílios superiores;
f) excetuados os sínodos, nomear representantes aos Concílios superiores e suplentes que correspondam ao número e ofício, custeando-lhes as despesas de viagem; 
g) propor aos Concílios superiores quaisquer assuntos que julguem oportunos;
h) determinar planos e medidas que contribuam para o progresso, paz e pureza da comunidade sob sua jurisdição;
i) receber e encaminhar ao Concílio imediatamente superior os recursos, documentos ou memoriais que lhes forem apresentados com esse fim, uma vez redigidos em termos convenientes;
j) fazer subir ao Concílio imediatamente superior representações, consultas, referências, memoriais, que julgarem oportunos;
l) enviar ao Concílio, imediatamente superior por seus representantes, o livro de atas, o relatório de suas atividades e a estatística do trabalho sob sua jurisdição;
m) examinar as atas e relatórios do Concílio imediatamente inferior;
n) tomar conhecimento das observações feitas pelos Concílios superiores às suas atas, inserindo o registro desse fato na ata de sua primeira reunião;
o) julgar as representações, consultas, referências, recursos, documentos e memoriais de seus membros ou que subirem dos Concílios inferiores;
p) tomar medida de caráter financeiro para a manutenção do trabalho que lhes tenha sido confiado.

Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 21 de agosto, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Vera e Sandra.
– 3 a 5 anos Natália.
– 6 a 9 anos Paulinha.
– 10 a 12 anos Eliene.
 
Espaço SAF
 
Venha aprender a bordar em vagonite e crochê, toda terça-feira, a partir das 14h, no salão social da 3ª IPT. Inscrição na secretaria da igreja. Taxa: 1 kg de alimento não perecível.
 
Encontro de Casais 2011
 
A 5ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga realizará nos dias 28, 29 e 30 de outubro um encontro para casais no Hotel Fazenda Mestre Darmas. O tema do encontro é: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece…”. Os preletores serão o reverendo Ricardo e o reverendo Joseilson. Maiores informações pelo telefone 8426 2620, com Ricardo e Giane.
 
A Reforma Protestante Hoje
 
Esse é o tema da 2ª Conferência do Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil, que acontecerá nos dias 26 a 29 de outubro, em Anápolis, GO. Entre os preletores estarão o pastor John Barnett, reverendo Natanael Sallum, reverendo Wilson Santana, pastor Luiz César Nunes, pastor Christopher Marques e o ministro de louvor e pastor Tiago Leite. Maiores informações no site www.seteceb.com.br ou pelo telefone (62) 3318 1088. Participe!
 
Ação Global
 
No dia 17 de setembro de 2011, sábado, a congregação da 3ª IPT no Simonton realizará um grande evento, uma ação global evangelística, nas dependências do próprio Instituto Presbiteriano Simonton. Participe de uma das comissões: divulgação, música, teatro, oração, curso de evangelismo, lanches e alimentação, bazar e recepção. Maiores informações com o diácono Jônatas pelo telefone 3563 4597, e com Soraia no 3201 2435.
 
Resoluções do Conselho
 
- Toma-se conhecimento do pedido de aquisição de uma televisão e um aparelho de DVD para a Congregação da 429 em Samambaia. O Conselho defere favorável a aquisição.
- Toma-se conhecimento do relatório de atividades do seminarista Reinivaldo. Registra-se voto de apreciação ao trabalho desenvolvido na Congregação da quadra 429 em Samambaia. Toma-se conhecimento do relatório da tesouraria da Congregação da 429 em Samambaia. Resolve-se encaminhar para o Conselho de Contas. 
- Toma-se conhecimento do pedido de aporte financeiro encaminhado pela Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul, de Natal, Rio Grande do Norte, para aquisição de terreno. O Conselho toma conhecimento e autoriza divulgação para a igreja.
 
Missões: Missão de Todos
 
A Igreja Presbiteriana de Brasília tem o prazer de convidar você e sua família para a 21ª Conferência Missionária, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto, às 20h, e no dia 29 de agosto às 9h e às 19h. O palestrante será o pastor Darcy Sborwki Júnior, pastor da Igreja Batista Vila Mariana. Participe!
 
Convite Especial
 
A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia tem a honra de convidá-lo, juntamente com sua família, para juntos cultuarmos a Deus e celebrarmos o 24º aniversário de organização da igreja. No dia 21 de agosto, às 19h, quando será palestrante o reverendo Oswaldo Junior. Participação especial do grupo Karisma e, no dia 28 de agosto, às 19h, o palestrante será o reverendo Líncon Alves. Participação especial do conjunto JOVARS.
 
Encontro Sobre Controle Social

Sabemos que o Estado cobra impostos que devem ser usados no enfrentamento dos problemas sociais, mas na realidade existe um grande distanciamento desse objetivo, em função da corrupção, dentre outros fatores. Nossas igrejas podem contribuir significativamente no fortalecimento da democracia e no combate à corrupção, amenizando assim o sofrimento do povo brasileiro. Com esse objetivo convidamos a todos para o Encontro Sobre Controle Social, com a presença de representante da Controladoria Geral da União — CGU, que falará sobre a 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social, que será realizada no dia 18 de agosto, quinta-feira, das 19h30 às 22h. Inscrições gratuitas até o dia 15 de agosto de 2011, pelo site www.cgu.gov.br/consocial.

País de Oração: Timor Leste

Localização Sudeste da Ásia
Capital Dili
Extensão territorial 14.874 Km2
Idioma Português e tétum
População total 1.171.163 habitantes
PIB 673 milhões de US$
Moeda Dólar americano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados