Boletim Informativo Nº 35/2011

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 28 de agosto de 2011

A Utilidade das Tribulações
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança.” Romanos 5:3.
Aqui está um texto que evidencia a utilidade das tribulações. As tribulações servem ao propósito santo de Deus, para o aperfeiçoamento dos crentes, para o desenvolvimento e fortalecimento da fé. Neste texto, Paulo mostra que a justificação não apenas nos prepara para o céu, mas também nos equipa para vivermos vitoriosamente aqui na terra: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança.” (Romanos 5:3). Esta é a descrição dada de que há utilidade nas tribulações. Paulo nos ensina aqui, nesta sua orientação, como o crente pode viver vitoriosamente em meio às tensões da vida. Sendo assim, constitui-se em dever para o crente perceber a utilidade das tribulações: “Essa experiência confirma a nossa confiança de que a glória pela qual esperamos um dia nos pertencerá.” (BG 1325; Romanos 5:4; 8:17-25). Agora Deus ordena ao crente que se glorie nas próprias tribulações, porque elas produzem perseverança (Romanos 5:3). O propósito solene de Deus é cumprido na vida do crente. Conforme diz a Escritura: “e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5:4). Assim somos informados de que Deus gera maturidade, devido à resistência do crente. Era também pelo ensinamento de que “Cristo… morreu.” “A natureza desse amor derramado (Romanos 5:5) é visto na cruz.” (BG 1325). Ali, Deus agiu “no tempo certo”, no sentido que a morte de Cristo teve lugar de acordo com o tempo de Deus (João 17:1; Atos 2:23; Gálatas 4:4). Esta santa instrução, vista neste texto da carta aos Romanos, sobre o propósito solene de Deus com as tribulações, se constitui num ensino precioso. Aqui vai se mostrar algumas lições acerca da utilidade das tribulações na vida do crente. Deve haver esse objetivo no coração do crente: eu quero conduzir a minha vida de tal forma que as tribulações produzam maturidade. O apóstolo Paulo destaca o que precisa estar em apreço: o crente diante das tribulações amadurece. Na pedagogia divina, quatro estágios devem ser observados: em primeiro lugar, nós nos gloriamos nas próprias tribulações (Romanos 5:3). Não somos masoquistas, como aqueles a quem agrada a dor; tampouco estóicos, impassíveis e sofridos. Não nos gloriamos no sofrimento ou por causa do sofrimento, mas por seus frutos, por seus resultados. Em segundo lugar, sabemos que a tribulação produz perseverança (Romanos 5:3). A tribulação é pedagógica. Como diz John Stott, a paciência nasce do sofrimento (Romanos 5:3,5). A tribulação gera paciência triunfadora. Em terceiro lugar, sabemos que perseverança produz experiência (Romanos 5:4). A palavra grega dokime, traduzida por “experiência”, significa literalmente algo provado e aprovado. Essa palavra era usada para descrever o metal no fogo. Em quarto lugar, sabemos que a experiência produz esperança (Romanos 5:5a). Esta não é uma esperança vaga nem vazia. É uma esperança segura, que não nos decepciona.

Aniversariantes
 
Dia 28 Mayla Giovana Mosse Silva, telefone 3356 3393.
Dia 1 Matheus Ferreira Alves, telefone 3456 1087.
Dia 2 Rodrigo Santos Mendes, telefone 3561 3220.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!
 
Notas da Constituição da IPB
 
Capítulo V – Concílios
Seção 1ª – Concílios em geral
Artigo 72 As sessões dos Concílios serão abertas e encerradas com oração e, excetuadas as do Conselho; serão públicas, salvo em casos especiais.
 
Departamento Infantil
 
No próximo domingo, dia 4 de setembro, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 a 2 anos Andréia e Cláudia.
– 3 a 5 anos Soraia.
– 6 a 9 anos Paulinha.
– 10 a 12 anos Eliene.
 
Espaço SAF
 
Venha aprender a bordar em vagonite e crochê, toda terça-feira, a partir das 14h, no salão social da 3ª IPT. Inscrição na secretaria da igreja. Taxa: 1 kg de alimento não perecível.
 
Encontro de Casais 2011
 
A 5ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga realizará nos dias 28, 29 e 30 de outubro um encontro para casais no Hotel Fazenda Mestre Darmas. O tema do encontro é: “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece…”. Os preletores serão o reverendo Ricardo e o reverendo Joseilson. Maiores informações pelo telefone 8426 2620, com Ricardo e Giane.
 
A Reforma Protestante Hoje
 
Esse é o tema da 2ª Conferência do Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil, que acontecerá nos dias 26 a 29 de outubro, em Anápolis, GO. Entre os preletores estarão o pastor John Barnett, reverendo Natanael Sallum, reverendo Wilson Santana, pastor Luiz César Nunes, pastor Christopher Marques e o ministro de louvor e pastor Tiago Leite. Maiores informações no site www.seteceb.com.br ou pelo telefone (62) 3318 1088. Participe!
 
Ação Global
 
No dia 17 de setembro de 2011, sábado, a congregação da 3ª IPT no Simonton realizará um grande evento, uma ação global evangelística, nas dependências do próprio Instituto Presbiteriano Simonton. Participe de uma das comissões: divulgação, música, teatro, oração, curso de evangelismo, lanches e alimentação, bazar e recepção. Maiores informações com o diácono Jônatas pelo telefone 3563 4597, e com Soraia no 3201 2435.
 
Culto do Bebê 2011
 
“Herança do Senhor são os filhos.” (Salmo 127:3a). Venha louvar a Deus pela vida dos bebês de nossa igreja. Os bebês são nossos convidados, juntamente com a mamãe, o papai e toda a família. O culto será realizado no dia 3 de setembro, às 19h30, na 3ª IPT.
 
Resoluções do Conselho
 
- Toma-se conhecimento do pedido de transferência da 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia para a congregação da 3ª IPT no Areal do senhor Marcos Rogério Santos Silva, sua esposa Ineide Itála Lima Damázio Silva e seus filhos André Felipe Lima Silva e Pedro Augusto Lima Silva. O Conselho resolve solicitar transferência de acordo com CI/IPB artigo 16 letra “C” e artigo 17 letra “B”.
- Toma-se conhecimento do projeto do novo templo da 3ª IPT apresentado pelo arquiteto Sérgio Brasileiro. O Conselho sugere alterações e aguardará nova apresentação de proposta.
 
3º Luau de Louvor
 
A União de Mocidade Presbiteriana da 1ª Igreja Presbiteriana de Águas Claras convida todos os jovens para o 3º luau de louvor e adoração, que acontecerá a partir das 22h, no Recanto Primavera, na madrugada do dia 6 para o dia 7 de setembro. Taxa de inscrição: R$ 20,00. A programação se encerrará após o almoço. 
 
Cante as Escrituras

Participe da conferência regional que se realizará nos dias 16 e 17 de setembro de 2011, na 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, com presença dos idealizadores e colaboradores dos sites iPródigo (iprodigo.com) e Voltemos ao Evangelho (voltemosaoevangelho.com). Os palestrantes serão Isaías Lobão Junior, reverendo Dilsilei Monteiro e Josias Júnior. Taxa: 1 kg de alimento. Inscrições no site www.canteasescrituras.com.br. Maiores informações pelo telefone (61) 3371 1166. 

País de Oração: Tonga

Localização Polinésia
Capital Nukualofa
Extensão territorial 747 Km2
Idioma Tonganês e inglês
População total 104.260 habitantes
PIB 339 milhões de US$
Moeda Paanga

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados