Boletim Informativo Nº 42/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 9 de novembro de 2014

Depressão — Parte 15

Há um refrão permeando o salmo (Salmos 42:5-6a; 42:11; 43:5), o qual é a chave que abre a porta da prisão da pessoa espiritualmente deprimida. O salmista se torna consciente de sua condição e verbaliza isso, perguntando: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? […]” (Salmos 42:5a; 42:11a; 43:5a). Antes de sair do poço de desespero, o deprimido deve colocar de lado sua pá. Na medida em que ele se torna consciente de sua experiência interna, ele percebe que tem duas opções, a saber, a. pecaminosamente continuar cavando mais fundo na escuridão, ou b. arrependido olhar para Cristo para obter auxílio. Na medida em que o salmista olha para cima, ele toma uma decisão consciente de colocar sua esperança em Deus, independentemente de suas circunstâncias. Em vez de confiar na autossuficiência, ele coloca seu destino nas mãos de Deus, afirmando esperança em Deus (Salmos 42:5b; 42:11b; 43:5b). Enquanto o deprimido se concentra em dizer o que tem feito em suas tentativas de escapar da escuridão, o salmista focaliza naquilo que Deus fará. Tal etapa exige que a pessoa deprimida foque em Jesus, ao invés de em si mesma, enquanto está na escuridão. Olhando para Jesus, ele pode olhar para o futuro com esperança. O salmista olha para o futuro, declarando: “[…] pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu” (Salmos 42:5c-6a; 42:11c; 43:5c). Ele não nega a gravidade de sua situação atual, mas seu foco em Cristo transcende sua desesperança e ele se sente revitalizado enquanto aguarda sua libertação. Semelhantemente, o deprimido deve ser vigilante, olhando para fora e para o horizonte, antecipando a chegada da luz e verdade de Deus (Salmo 43:3a). Ele deve estar tão focado na busca da luz. Eis três instruções que os conselheiros bíblicos devem dar no encorajar de seus aconselhados deprimidos situacionalmente: A. Admita. Ajude a pessoa a reconhecer seu estado interno. Muitas vezes os deprimidos lutam com o admitir a parte que eles estão persistindo em perpetuar sua depressão. Eles tendem a culpar a situação deles ou outras pessoas sem reconhecer que o ponto de vista egocêntrico deles sobre o problema ajuda a mantê-lo vivo. O conselheiro deve ajudar o deprimido perguntando e explorando a pergunta: “Por que estás abatida, ó minha alma? […]” (Salmo 42:5). B. Busque crer. Encoraje a pessoa a acreditar no Deus da esperança. Ajude o deprimido a ver todas as maneiras que ele está confiando em si ao invés de colocar sua fé em Deus. Os conselheiros devem ajudar o deprimido a exclamar: “[…] Espera em Deus […]” (Salmo 42:5). C. Confesse. Leve a pessoa ao lugar onde ela pode confessar sua fé em Deus, enquanto aguarda libertação. Chame a atenção para a fé passada em Deus e seu trabalho sustentador atual na vida da pessoa. Ajude a pessoa a se amarrar na benignidade de Deus (Salmo 42:8) para sua garantia futura de esperança. Alegre-se com a pessoa, ajudando-a a declarar: “[…] pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmo 42:5).

Aniversariantes

Dia 10 Melanie Gabriella Mosse Silva, telefone 8129 1037.
Dia 11 David Alves Nunes Junior, telefone 8156 1348.
Dia 14 Edenir Silva Costa, telefone 3356 2595.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo XII
Ordenação e Instalação de Presbíteros e Diáconos
Artigo 29
 Prometerão cumprir com zelo e fidelidade o seu ofício e também manter e promover a paz, unidade, edificação e pureza da Igreja.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de novembro é o Ministério de Coordenação de Programações, Cultura, Sociabilidade e Casais que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 9 Manhã: escola dominical; noite: culto.
Dia 10 Folga.
Dia 11 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 12 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dias 14 e 15 Viagem.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Luís Fernando

Dia 9 Manhã: reflexão para o boletim, classe de adultos e secretaria; noite: pregação e ceia na congregação de Samambaia.
Dia 10 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 11 Manhã: secretaria e atendimento pastoral; noite: estudo bíblico.
Dia 12 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 13 Manhã: secretaria e atendimento pastoral.
Dia 14 Folga

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento da carta da Casa Maanaim e resolve: a. encaminhar à Comissão de Orçamento para analisar o pedido de um percentual mensal sobre a receita da 3ª IPT; b. reservar as datas solicitadas, sendo: 28 de junho de 15 e 17 de outubro de 15.
2. Toma conhecimento da carta de transferência dos irmãos Leandro e Eliane.
3. Toma conhecimento, e arquiva na secretaria da 3ª IPT, o jornal Brasil Presbiteriano com as resoluções da XXXVIII RO do SC.

Cantina da UMP

Dia 9/11 Secretaria 5.

Informações da SAF

Dia 16 Plenária para eleição e encerramento de atividades, às 17h, na 3ª IPT.
Dia 22 Prévia de congresso, na 3ª IPT, às 14h. As sócias devem fazer e entregar seus relatórios individuais à Andreia Mosse, até 15 de novembro.
Dia 27 Dia nacional de ação de graças, será comemorado no dia 28 de novembro.
Dia 29 Congresso na 3ª IPT, das 8h às 17h30.

País de Oração: Reino Unido

Localização Norte da Europa
Capital Londres
Extensão territorial 243.610 km2
Idioma Inglês
População total 63.489.234 habitantes
PIB 2.471.600 milhões de US$
Moeda Libra esterlina

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados