Boletim Informativo Nº 43/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 1 de novembro de 2015

O Pão Diário: o Pão da Vida

A promessa se cumprira. A esperança messiânica, prometida desde o tempo de Adão e Eva (Gênesis 3:15) estava se manifestando naquele momento (João 6:46-51). Os judeus provaram das migalhas do Reino quando comeram da multiplicação dos pães e peixes, realizada por Jesus (João 6:1-15). Contudo, Jesus quisera lhes mostrar algo mais. No sinal da multiplicação dos pãezinhos, o Senhor Jesus tivera a intenção de lhes revelar que ele é o verdadeiro alimento do homem, que desceu do céu, que proveio de Deus Pai e que veio com o propósito de dar de si a todos que creem nele (João 10:15). “Eu sou o pão vivo que desceu do céu, para que todo o que dele comer não pereça.” (João 50). Isso fora Cristo quem falara aos seus seguidores que tanto quereria mais um sinal parecido com o realizado por Moisés quando conduzia o povo hebreu no deserto (João 6:30,31). Contudo a resposta do Senhor Jesus àqueles que pediam um sinal era que ele era a comida e a bebida verdadeira (João 6:27,32). Jesus é o cumprimento de todas as alianças manifestadas no Antigo Testamento. Cristo Jesus é o testador e a parte principal da Nova Aliança: “A ele escutai.” (Mateus 17:5). Não pode ser negado que havia grande dificuldade ao povo judeu quanto as necessidades mais básicas de sobrevivência. Se buscavam Jesus por causa do pão era devido à escassez do mesmo. Se Jesus uma vez multiplicou e saciou a todos, porque não de novo… Mas acalme! O pão da mesa era importante, mas não era o essencial. O verdadeiro alimento ao homem é Jesus que veio de Deus Pai e deu de si como o “Pão do Céu”. Entre um dos demais fatores que a multidão carregava em si por negar Jesus era deixar que suas necessidades tornassem o problema principal de suas vidas: “Se ao menos eu conseguir mais um bocado de pão, então…”. Contudo, a maior necessidade que o Filho de Deus vê no homem é de que eles devem tornar a viver, o que só pode acontecer por meio do Messias prometido, pois fora ele que dissera: “Eu sou o pão da vida.” (João 6:48). A falta de pão sempre fora um dos problemas que o homem precisou superar. Nisso, o que fazer quando as necessidades são volumosas e parece tornar obstáculos insuperáveis? Não há resposta simples para tal situação. Nossas emoções podem nos bular e criar respostas escapistas que não agradam a Deus. Há momentos em que as respostas devem ser coletivas e em outros momentos as respostas são individuais: você e a família ou a comunidade cristã ou somente você. Contudo, em primeiro lugar, devemos estar dispostos a santificar o nome do Senhor, esperando que o alimento diário venha de Deus. Acima de toda necessidade existencial, Cristo Jesus deu a sua vida em sacrifício para que a Nova Aliança tornasse real a todos que creem nele Jesus, dando-lhes vida. Por isso, “provai e vede que o Senhor é bom” (Salmo 34:8).

Aniversariantes

Dia 2 Jéssica Conceição Silveira.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Catecismo Maior de Westminster

15 Que é a obra da criação?
Resposta
 A obra da criação é aquela pela qual Deus, pela palavra do seu poder, fez do nada o mundo, e tudo quanto nele há, para si no espaço de seis dias, e tudo muito bom. Gênesis 1:1; Hebreus 11:3; Apocalipse 4:11; Romanos 11.36.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de novembro, o culto de oração está sob a responsabilidade do Ministério de Integração e Desenvolvimento.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dias 1 e 2 Cuiabá e Castanheiras, MT.
Dia 3 Manhã e tarde: gabinete; noite: culto de ensino.
Dia 4 Manhã: gabinete; tarde: aconselhamento; noite: reunião do Conselho.
Dia 5 Manhã: gabinete; tarde: aconselhamento.
Dia 6 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: reunião de oração.
Dia 7 Atividades pastorais.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 1 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 2 Estudo.
Dia 3 Manhã: quartel; tarde e noite: estudo.
Dia 4 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 5 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 6 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 7 Quartel.

Dados dos Membros

A secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da igreja) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Avisos

 Hoje, no culto solene das 18h30, estaremos celebrando a Ceia do Senhor.
 O reverendo Geomário se encontra em Cuiabá e Castanheiras, MT, do dia 1º ao dia 2 de novembro.
 No dia 4 de novembro haverá reunião do Conselho às 20h no salão da igreja. Todos os presbíteros e pastores devem comparecer.
• Do dia 1º ao dia 29 de novembro a igreja estará em dias de agradecimento pelo seu 49° aniversário. Segue a agenda de culto: dia 1º, reverendo Augusto Antônio; dia 7, reverendo Elias; dia 8, reverendo Ulhôa; dia 15, reverendo Wulmar; dias 21 e 22, reverendo Luiz Augusto; dia 29, Rodolfo Amorim (manhã) e reverendo Geomário (noite).
 No dia 11 de novembro, às 20h, haverá reunião do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Simonton. Todos integrantes do Conselho devem estar na reunião.
 No dia 8 de novembro iniciaremos a classe de discipulado. Todos os irmãos e irmãs que fazem parte da classe de catecúmenos darão continuidade aos estudos na classe de discipulado. Aqueles que desejarem fazer parte da sala, procurem a secretaria da escola dominical.
 No dia 14 de novembro acontecerá o simpósio de música da 1ª Igreja Presbiteriana de Taguatinga, realizado pelo Conselho de Hinódia, Hinologia e Música – CHHM. Inscrições pelos telefones (61) 9227 3573 e (61) 3375 1139, ou pelo e-mail rev.edsonborges@gmail.com.
 No dia 15 de novembro está previsto para a congregação do Areal organizar-se em igreja.
 No dia 28 de novembro teremos o Congresso Unificado.
 Pedimos aos amados irmão líderes das sociedades internas e de departamentos que se organizem até a primeira semana de novembro quanto às novas lideranças e aos planos para 2016, pois teremos reunião do planejamento.

País de Oração: Andorra

Localização Sul da Europa
Capital Andorra
Extensão territorial 470 km2
Idioma Catalão
População total 80.153 habitantes
PIB 3.249 milhões de US$
Moeda Euro

Andorra

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados