Boletim Informativo Nº 44/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 2 de novembro de 2008

Uma Igreja Que Pensava Ser Rica
“Pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.” Apocalipse 3:17.

Aqui está um texto que revela uma igreja que pensava ser rica. O objetivo desta pastoral é mostrar o que levava a igreja de Laodicéia a pensar que era uma igreja rica. O cristão deve ser mais comedido a respeito daquilo que pensa de si mesmo, conservando a sua integridade cristã. Nesta pastoral queremos enfatizar a maneira como fomos tratados por Deus em nossa conversão. Deus nos atraiu em Cristo quando éramos miseráveis, pobres, cegos e nus espiritualmente. O verdadeiro discípulo de Cristo se preocupará com o testemunho que seus atos provocam diante dos ímpios. O relacionamento do cristão com os seus irmãos mais carentes de uma forma coerente ao Cristianismo revela que ele entende a sua real condição diante de Deus. O cristão não pode discriminar ninguém, pois Deus não faz acepção de pessoas. No entanto, há discriminação e preconceito social no meio do povo de Deus. O versículo 17 do capítulo 3 do livro de Apocalipse mostra a igreja local da cidade (Apocalipse 3:17). Literalmente, “a igreja já abraçara a acomodada atitude prevalecente da soberba das riquezas” (Apocalipse 3:17). Aquela igreja imaginava que possuía grandes riquezas espirituais e virtudes cristãs. As riquezas materiais produzem uma conformidade fatal com os padrões morais mundanos (confira Osésias 12:8; Lucas 1:53). Nesta passagem o que se tem é um quadro de falsa segurança. As riquezas conquistadas não podem trazer nenhuma segurança espiritual. Esta falsa segurança era baseada, sem dúvida na sua atividade e autoconfiança. Eis a descrição do apóstolo João: em primeiro lugar, a atividade se denota na palavra morno, ou seja, fazia o serviço de manutenção, mas sem nenhum zelo, nenhuma vibração (versículo 16). A mornidão à qual João se refere não é uma figura de linguagem. É uma declaração real da condição espiritual daquela igreja. Perto de Laodicéia havia fontes de água mineral morna e emética, que o viajante sedento rejeitaria com nojo. Este é o desgosto que Cristo sente para com uma igreja espiritualmente morna. Qualquer outra condição espiritual seria mais promissora. Em segundo lugar, a autoconfiança se demonstra naquilo que a igreja dizia de si mesma (versículo 17). a) “Estou rico…” — Laodicéia era uma cidade rica, e a filosofia, o estilo de vida do rico havia penetrado nas fileiras da igreja, qual seja: “Não há nada que o dinheiro não possa comprar”, ou ainda pior: “A riqueza é sinônimo da bênção de Deus”. Esta maneira de pensar é o princípio da queda e é um laço terrível (confira 1 Timóteo 6:1-11). b) “Estou… abastado…” — abastança é a contraparte da riqueza material. Uma espécie de sentimento de auto-suficiência, soberba. Literalmente o termo indica: “eu mesmo adquiri o que tenho”. c) “… e não preciso de coisa alguma…” — é difícil acreditar que uma igreja possa chegar a pensar assim, mas tudo indica que este era o caso de Laodicéia. Os olhos da igreja estavam voltados para ela mesma. Que pena!

Aniversariantes

Dia 3 Izabel de Oliveira Borges, telefone 3561 4345.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Resoluções do Conselho

– O licenciado Sandro presta relatório da atividade de transcrição da Bíblia manuscrita.
– O Conselho decide realizar a arrecadação de oferta para a irmã Paula, viúva do reverendo Abimael Moura Pereira, no dia 26 de outubro 2008.

Viagem Pastoral

O reverendo Geomário e sua esposa Margarete encontram-se em viagem. Esteja orando.

Conselho Deliberativo do Simonton

O CDIPS abriu uma vaga para o Associado Eleito. Quem quiser indicar um irmão ou irmã, ou até mesmo se auto-indicar, deverá fazê-lo na secretaria da igreja sugerindo dois nomes.

Atenção, Crianças e Adolescentes!

A troca do cofrinho missionário por chocolates acontecerá durante o culto no dia 30 de novembro. Não deixe de trazer o seu. O valor arrecadado através dos cofrinhos também é parte da campanha para a missionária Auricilene.

Rodízio de Pizza

A SAF estará promovendo um rodízio de pizza ainda em prol da aquisição de uma motocicleta para a missionária Auricilene. Será no dia 22 de novembro, a partir das 20h, no salão da igreja. O valor do convite é de R$ 10,00, incluindo refrigerantes. Crianças de até 6 anos não pagam. Participe e traga seus amigos e familiares! Pegue seu(s) convite(s) com as irmãs Marli Rachid ou Ângela.

Santa Ceia

Hoje, no culto vespertino, teremos a ministração da Santa Ceia. Prepare-se desde já!

Projeto Minha Esperança

Aos irmãos que fazem parte da campanha de evangelização Minha Esperança, oferecendo seus lares para serem lares Mateus, chegou a hora de alistar seus amigos e familiares para as oportunidades dos dias 6, 7 e 8 de novembro, às 21h, na rede Bandeirantes.

Sociedades Internas

As diretorias das sociedades internas do exercício de 2008 devem prestar relatório das atividades realizadas no decorrer do ano, até o dia 26 de novembro. Lembrar de preencher a ficha de estatística para as sociedades internas, que consta na página 8 do planejamento de atividades da 3ª IPT.

País de Oração: Burundi

Localização África
Capital Bujumbura
Extensão territorial 27.834 Km2
Idioma Francês e Quirundi
População total 8.508.229 habitantes
PIB 932 milhões de US$
Moeda Franco do Burundi

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

 

Posts Relacionados