Boletim Informativo Nº 44/2013

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 3 de novembro de 2013

O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo

A partir de Gálatas 3:1-9, é possível perceber o que é o evangelho de Cristo, o que ele oferece e o que ele exige. 1. O evangelho é Cristo crucificado. Essa é a obra consumada dele na cruz. Pregar o evangelho é apresentar Cristo publicamente como crucificado. O evangelho não é primariamente as boas notícias de um bebê na manjedoura, um jovem carpinteiro, um pregador na Galileia ou uma sepultura vazia. O evangelho é Cristo na cruz. Arndt-Gingrich afirma que o evangelho só é pregado quando Cristo é publicamente exposto na sua cruz. O verbo prographein (exposto no versículo 1) significa exibir ou representar publicamente, proclamar ou expor em um cartaz. Tal palavra era usada em referência a editais, leis e notícias que eram expostas em algum lugar público com o objetivo de serem lidos, e também com referência a quadros e retratos. Assim, quando pregamos o evangelho, nós temos que nos referir a um acontecimento (a morte de Cristo na cruz), expor uma doutrina (o particípio perfeito crucificado indica os efeitos permanentes da obra consumada de Cristo), e isso deve ser feito publica, ousada e vivamente, a fim de que as pessoas vejam como se testemunhassem Jesus com seus próprios olhos. Esse é o elemento existencial da pregação. Devemos descrever a cruz não como um evento do primeiro século. Mas descrevemos Cristo crucificado diante dos olhos, de maneira que as pessoas de hoje sejam confrontadas com esse Cristo crucificado e notem que podem receber a salvação de Deus vinda da cruz. 2. O evangelho oferece uma grande bênção, baseada na obra de Cristo. “Em ti, serão abençoados todos os povos.” (versículo 8). Isso é uma bênção dupla. A primeira parte é a justificação (versículo 8). A segunda é o dom do Espírito (versículos 2-5). Deus abençoa a todos os que estão em Cristo com tais dons. Ele nos justifica, nos aceita como justos diante dele, e coloca em nós o seu Espírito. Deus não oferece tais dons separadamente. Aquele que recebe o Espírito é justificado. E o justificado recebe o Espírito. Esta dupla bênção inicial é importante, porque muitos acreditam que a doutrina de salvação é dividida em dois estágios, isto é, que primeiro nós somos justificados e só depois é que recebemos o Espírito. 3. O evangelho exige que  creiamos. John Stott afirma que a nossa reação não consiste em obras da lei, mas em ouvir a pregação da fé, ou seja, não em obedecer a lei, mas em crer no evangelho. Obedecer é tentar fazer a obra da salvação pessoalmente, enquanto que crer é deixar que Cristo seja o nosso salvador e descansamos em sua obra consumada. Paulo enfatiza que recebemos o Espírito pela fé (versículos 2 e 5) e que somos justificados pela fé (versículo 8). A palavra fé e o verbo crer aparecem seis vezes neste parágrafo. Portanto, o verdadeiro evangelho, o do Antigo e Novo Testamento, que o próprio Deus começou pregando a Abraão (versículo 8) e que Paulo continuou pregando em sua época, é a apresentação, diante dos olhos dos homens, de Jesus Cristo crucificado. Nessa base, a justificação e o dom do Espírito são oferecidos. O que se exige é apenas a fé, que é presente de Deus.

Aniversariantes

Dia 3 Izabel de Oliveira Borges, telefone 3561 4345.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Código de Disciplina
Capítulo VI
Processo
Seção 11ª — Do Processo Sumário
Artigo 104
 Na audiência, o relator lerá o seu parecer; a acusação e, depois, a defesa, se presentes, falarão por dez minutos cada uma. A seguir o relator dará o seu voto, bem como os demais juízes, votando pela ordem de idade, a começar dos mais moços.
Artigo 105 O presidente, apurados os votos, dará o resultado.
Parágrafo único Quando houver empate na votação o presidente votará. Se acontecer que o presidente esteja impedido de votar, o empate significará decisão favorável ao acusado.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de novembro será a direção do Ministério de Programações e Sociabilidade que estará responsável pelo culto de oração.

Memórias da Vida

O livro “Memórias da Vida”, do reverendo Pedro Silva, ainda está disponível. Quem ainda não adquiriu, só precisa procurar pela irmã Sara Cardoso, na igreja ou pelo telefone 9635 5078.

Construção do Novo Templo

Conta para arrecadação de doações para a construção do novo templo: Caixa Econômica Federal, agência 4167, operação 013, conta poupança 00047059-9. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Congresso Nacional de Adolescentes

Congresso Nacional de Adolescentes da Igreja Presbiteriana do Brasil, de 3 a 7 de fevereiro de 2014, em Guarapari, Espírito Santo, no SESC. Inscrições no site www.upa.org.br.

Oferta Missionária

Campanha da oferta missionária da APMT e JMN 2013. Senhor, de coração dou o que tenho!

Resoluções do Conselho

1. O Conselho retifica o assento dos oficiais eleitos e ordenados.
2. Exame de candidatos a profissão de fé e recebimento de membros. O Conselho toma conhecimento e recebe, conforme o artigo 18 letra “a” da CI/IPB, Lucas de Oliveira Alves e Déborah Raquel Viégas de Siqueira Alves.

Aniversário de 47 Anos da 3ª IPT

No mês de novembro estaremos comemorando a criação da 3ª IPT. Convidamos para trazer uma mensagem o reverendo Rogério Ferreira de Almeida, irmão pioneiro, no dia 17 de novembro.

Nascimento

Ana Clara, neta da irmã Sheila Caldas, nasceu no dia 26 de outubro. Mãe e filha passam bem.

SAF

Hoje, dia 3, haverá plenária extraordinária para eleição da nova diretoria. Você está convocada! Culto em Ação de Graças pelos 129 anos da SAF no Brasil, que acontecerá no sábado, 9 de novembro de 2013, às 16h, na Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo 1, situada à QN 7 conjunto 1 lote 6.

Departamental da SAF

Dia 23 de novembro, às 16h, no salão social da 3ª IPT. Traga o seu prato favorito para saborearmos juntos. Convide o seu pai, mãe ou amigo da terceira idade. Haverá dança sênior.

Reunião Ordinária do CD-IPS

Acontecerá no dia 6 de novembro, às 20h, no salão social da igreja.

País de Oração: Jamaica

Localização Caribe
Capital Kingston
Extensão territorial 10.990 km2
Idioma Inglês
População total 2.761.331 habitantes
PIB 14.746 milhões de US$
Moeda Dólar jamaicano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados