Boletim Informativo Nº 44/2016

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 30 de outubro de 2016

Igreja Reformada

Fora em 31 de outubro de 1517 que a busca pela reforma da Igreja ganhara destaque. Inconformado com a situação que a Igreja se encontrava (enfraquecimento espiritual, doutrinas estranhas, venda de indulgências, infalibilidade papal, batismo para salvação, etc.), Martinho Lutero, sacerdote da igreja católica, desejou e impulsionou a Reforma da Igreja. Suas motivações não eram novas, pois assemelhavam-se com motivações de pré-reformadores que também se incomodaram com as atitudes insanas que a Igreja de Cristo tomava. As 95 teses que Lutero pregara na porta do castelo de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517, quando circulada na língua alemã, surgira muitos efeitos. Desde então, a Reforma passou a acontecer com grande força e ninguém a pode impedir: “o ganso morrera na fogueira, mas ninguém poderia silenciar o cisne” (referência a fala do pré-reformador João Huss quando fora sentenciado à morte). Lutero fora um dos vários instrumentos que Deus usou para preservar a sua Igreja. Na galeria dos heróis da Reforma, outros líderes também são destacados, como: Ulrico Zuínglio (1484-1531), Filipe Melanchthon (1497-1560), Martin Bucer (1491-1551), João Calvino (1509-1564) e John Knox (1514-1572). O objetivo fundamental da Reforma fora o retorno à Bíblia. Em 1517, muitos testemunharam uma antiga concepção da importância da Escritura sendo recuperada. “A ideia de sola scriptura, “somente pela Escritura”, se tornou um dos grandes lemas dos reformadores ao buscarem realinhar as praticas e crenças da igreja com aquelas da Era Dourada do cristianismo.” (McGhath, Alister, “O pensamento da Reforma”, página 113). Entrementes, um dos lemas da reforma é: Eccleis reformata, semper reformanda (igreja reformada, sempre se reformando). Contudo, ser uma igreja reformada não é materializar coisas que agradem o coração pecador. Não há espaço para invenções na Igreja de Cristo. Não há mais mistérios a serem revelados para que o homem possa chegar-se a Deus. Tudo o que precisava ser revelado aconteceu em Cristo Jesus. Por isso, deixemos os rudimentos antigos que nos distanciam dos propósitos de Deus (Colossenses 2:8). Busquemos sempre ser reformados na motivação correta. Que não nos apeguemos as novidades eclesiásticas, tão divulgadas nos dias de hoje. Não nos iludimos com o uso do sal grosso no culto, a rosa ungida, ao paletó de fogo, ao sopro do espírito, as baladas gospel, a busca pela prosperidade, ou a qualquer outra invenção do coração corrupto do homem. Como Igreja de Cristo, sempre precisamos voltar às orientações da Palavra de Deus, estando sempre preparados a responder aqueles que questionam a nossa fé (1 Pedro 3:15). Sejamos relevantes para os nossos contemporâneos, por meio de uma fé genuinamente bíblica. Hoje, como memorial, as portas do Castelo de Wittenberg são de bronze, onde se encontram gravadas as 95 teses de Lutero. Motivado pela graça de Deus, Lutero proclamava a Igreja de Cristo a se arrepender dos caminhos tortuosos que tomara, voltando-se às Escrituras. Como cristãos reformados, preservemos as Escrituras, como o nosso bom depósito (2 Timóteo 1;14) e exercemos o sacerdócio de todos os santos (2 Pedro 2:9,10).

Catecismo Maior de Westminster

56 Como há de ser Cristo exaltado em vir segunda vez para julgar o mundo?
Resposta
 Cristo há de ser exaltado na sua vinda para julgar o mundo, em que, tendo sido injustamente julgado e condenado pelos homens maus, virá segunda vez no último dia com grande poder e na plena manifestação da sua glória e da do seu Pai, com todos os seus santos e anjos, com brado, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, para julgar o mundo em retidão. Atos 3:14-15; Mateus 24:30; Lucas 9:26, 1 Tessalonicenses 4:16; Atos 17:31.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de outubro, o Ministério de Discipulado estará responsável pela reunião de oração. No mês de novembro, o Ministério de Integração e Desenvolvimento estará responsável pela reunião de oração.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dias 30 e 31/10 Capela do Alto Alegre, BA – reunião da Anep.
Dia 1/11 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: estudo bíblico.
Dia 2/11 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 3/11 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: CPED.
Dia 4/11 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: reunião de oração.
Dia 5/11 Atividades pastorais.

Atividades da Semana:
Licenciado Weber

Dia 30/10 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 31/10 Manhã: secretaria; tarde: família.
Dia 1/11 Manhã: quartel; tarde: secretaria.
Dia 2/11 Manhã: secretaria; tarde: estudo.
Dia 3/11 Manhã: quartel; tarde: estudo; noite: CPED.
Dia 4/11 Manhã e tarde: secretaria; noite: catecúmenos.
Dia 5/11 Quartel.

Avisos

 A Junta Diaconal está arrecadando mantimentos não perecíveis para doar aos nossos irmãos que estão necessitando. Não perca a oportunidade de ajudar o seu próximo.
 O Departamento de Oração da igreja avisa aos amados irmãos que está orando por todas as famílias da igreja. Se você deseja fazer parte do propósito de oração pelas famílias, procure o irmão Dênis Tavares.
 Comunicamos à igreja que estaremos voltando o trabalho com grupos pequenos nos lares. Você que queira participar, entre em contato com o reverendo Geomário ou o presbítero Weber.
 No dia 6 de novembro, após a escola dominical, teremos reunião do MEC. Pedimos que todos os integrantes e convidados confirmem sua presença.

Vestibular no Mackenzie Brasília

Confessionalidade, tradição e qualidade na educação. Cursos superiores, a distância, de Tecnologia em Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos, e cursos de pós-graduação em Marketing Estratégico e Gestão Estratégica. Para maiores informações acesse o portal www.mackenzie.br, ou pelos telefones 3521 9301 e 3521 9325. Aproveite esta oportunidade e venha fazer parte do mundo Mackenzie. Em breve também cursos presencias da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília!

País de Oração: Egito

Localização Norte da África
Capital Cairo
Extensão territorial 1.001.450 km2
Idioma Árabe
População total 91.508.084 habitantes
PIB 282.242 milhões de US$
Moeda Libra egípcia

Egito

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados