Boletim Informativo Nº 45/2015

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 15 de novembro de 2015

Uma Resposta ao Apostolado

Não há dúvidas do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Não há questionamento da continuidade da revelação progressiva desvendada em Cristo Jesus. Não há dicotomia de fé e salvação entre o Antigo e Novo Testamento. É impossível afirmar a continuidade do colégio apostólico. Cristo Jesus precisou ser traído, morto e ressuscitado. O colégio apostólico precisou ser formado. Os ensinos de Jesus precisaram ser preservados, divulgados e esclarecidos pela ação do Espírito Santo por meio das testemunhas escolhidas pelo próprio Senhor Jesus. Nesse ínterim, a Igreja cristã fora se expandindo por meio da pregação das Escrituras e pela transformação dada pelo Espírito Santo. Desde então Cristo esteve com sua Igreja por meio do Espírito Santo, acrescentando os que haveriam de serem somados no Corpo de Cristo. As testemunhas de Cristo, tanto aqueles que presenciaram Jesus no seu ministério terreno, quanto as que não o viram, são iguais perante Deus, todas receberam a mesma fé e justificação que há no Cristo ressurreto. Contudo, as peculiaridades do ofício apostólico são exclusivamente para o estabelecimento da Igreja Cristã, naquele período. Não há continuidade apostólica após os doze e Paulo (chamado por Deus fora do tempo). Nisso, percebe-se que todos os escolhidos por Cristo são suas testemunhas: o ministério do Filho de Deus encarnado, sua morte e ressurreição devem ser preservados, proclamados e ensinados pela Igreja, conforme a escolha operante do Espírito Santo. Noutra viés, é entendido que apóstolo também pode significar aquele que é enviado por Cristo. Nessa orientação, podemos dizer (com muita restrição) que toda a Igreja de Cristo é apostólica, no sentido de enviados por Cristo (2 Coríntios 8:23; Filipenses 2:25) e não como muitos reivindicam a autoridade apostólica dada por Jesus aos seus doze discípulos e a Paulo em que a Igreja é fundada (Efésios 2:20). Quando há reivindicações da autoridade apostólica do primeiro século, percebe-se o culto a personalidade, em que gurus eclesiásticos se apresentam como iguais ou melhores que os apóstolos. Com isso, a Igreja não necessita mais de apóstolos, tudo que precisara ser feito por meio do colégio apostólico acontecera. Assim, como Igreja, precisamos preservar as Escrituras (Antigo e Novo Testamento) contra as falsas testemunhas, sendo suas testemunhas mediante ação do Espírito Santo, e obedientes à Sua Palavra.

Aniversariantes

Dia 16 João Victor de Souza Miranda, telefone 3201 2493.
Dia 16 Andréia Barbosa Mosse Silva, telefone 3548 5579.
Dia 20 Másrcia Lucia Oliveira., telefone 3561 1874.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Catecismo Maior de Westminster

17 Como criou Deus o homem?
Resposta
 Depois de ter feito todas as mais criaturas, Deus criou o homem, macho e fêmea; formou-o do pó, e a mulher da costela do homem; dotou-os de almas viventes, racionais e imortais; fê-los conforme à sua própria imagem, em conhecimento, retidão e santidade, tendo a lei de Deus escrita em seus corações e poder para a cumprir, com domínio sobre as criaturas, contudo sujeitos a cair. Gênesis 1:7, 2:7, 32 e 1:26; Mateus 19:4; Eclesiastes 12:9; Mateus 10:28; Colossenses 3:10; Efésios 4:24; Romanos 2:14-15; Gênesis 3:6, 1:28, 3:1-19.

Cultos de Oração e Estudo Bíblico

Amado irmão, não deixe de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. No mês de novembro, o culto de oração está sob a responsabilidade do Ministério de Integração e Desenvolvimento.

Construção do Novo Templo

Conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades da Semana:
Reverendo Geomário

Dias 15 e 16 Igreja Presbiteriana do Brasil em Tejipió, Recife, PE.
Dia 17 Manhã: IPB Tejipió; tarde: aconselhamento; noite: culto de ensino.
Dia 18 Manhã: gabinete; tarde: aconselhamento.
Dia 19 Manhã: gabinete; tarde: visita.
Dia 20 Manhã: gabinete; noite: reunião de oração.
Dia 21 Manhã: atividades pastorais; noite: culto.

Atividades da Semana:
Seminarista Weber

Dia 15 Manhã: escola dominical; noite: culto solene.
Dia 16 Estudo.
Dia 17 Manhã: quartel; tarde e noite: estudo.
Dia 18 Manhã: estudo; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 19 Manhã: quartel; tarde: secretaria; noite: seminário.
Dia 20 Manhã: secretaria; tarde: estudo; noite: seminário.
Dia 21 Quartel.

Dados dos Membros

A secretaria pede para que os irmãos e irmãs matriculados (membros da igreja) observem os seus dados pessoais no quadro de aviso para atualizá-los, se necessário.

Resoluções do Conselho

1. Toma conhecimento do orçamento das bancadas da igreja e encaminha ao Ministério de Administração e Finanças – MAF, para análise e inclusão no Plano de Melhoria.
2. Toma conhecimento do pedido de Elizangela (funcionária do Insituto Presbiteriano Simonton), referente ao uso do salão, nos cuidados do presbítero Jorge Afonso, para a realização do chá de panela no dia 12 de dezembr, a partir das 18h. O Conselho autoriza o uso do salão social sob a orientação do presbítero Jorge Afonso.
3. Toma conhecimento e autoriza a programação “Web Mídias: a serviço do reino”, realizada pela Agência Presbiteriana de Evangelização e Comunicação – APECOM, nos dias 16 e 17 de outubro, das 19h às 21h e das 10h às 15h, respectivamente.
4. Toma conhecimento da necessidade da eleição das Sociedades Internas e recomenda que iniciem o processo de eleição para as novas diretorias de 2016.

Avisos

 Do dia 1º ao dia 29 de novembro a igreja estará em dias de agradecimento pelo seu 49° aniversário. Segue a agenda de culto: dia 1º, reverendo Augusto Antônio; dia 7, reverendo Elias; dia 8, reverendo Ulhôa; dia 15, reverendo Wulmar; dias 21 e 22, reverendo Luiz Augusto; dia 29, Rodolfo Amorim (manhã) e reverendo Geomário (noite).
 No dia 17 de novembro, haverá reunião do MEC após o culto de ensino. Todos os integrantes do ministério estão convocados a estarem presentes.
 No dia 18 de novembro, às 20h, haverá reunião do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Simonton. Todos os sócios vitalícios e eleitos devem estar na reunião.
 No dia 28 de novembro teremos o Congresso Unificado.
 Pedimos aos amados irmão líderes das sociedades internas e de departamentos que se organizem até a primeira semana de novembro quanto às novas lideranças e aos planos para 2016, pois teremos reunião do planejamento.
 A liderança do Conselho de Missões e da UMP pedem para avisar que as eleições de suas novas diretorias serão no dia 15 de novembro. Do Conselho de Missões, após a Escola Dominical; da UMP, após o culto solene das 18h30.

País de Oração: Antígua e Barbuda

Localização Caribe
Capital Saint Jonh’s
Extensão territorial 440 km2
Idioma Inglês
População total 90.903 habitantes
PIB 1.241 milhões de US$
Moeda Dólar do Caribe Oriental

Antígua e Barbuda

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados