Boletim Informativo Nº 46/2008

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 16 de novembro de 2008

Ais Contra Seis Pecados
“Ai dos ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!” Isaías 5:8.

Aqui está um texto que revela um ai contra o pecado do egoísmo. O profeta Isaías denuncia aqui seis pecados. Mas, quais são estes pecados aqui denunciados pelo profeta Isaías? São eles: o egoísmo, as bebedeiras, a teimosia, a falsidade, a soberba e a perversão da justiça. Isto vem expresso nas palavras do profeta Isaías: “Ai dos que ajuntam casa a casa… (versículo 8). Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice… (versículo 11). Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça… (versículo 18). Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal… (versículo 20). Ai dos que são sábios a seus próprios olhos… (versículo 21); Ai dos que são heróis para beber vinho… (versículo 22).” Estes versos de Isaías refletem a sua verdadeira indignação. Aqui está aquilo que é mais valioso: a coragem de se indignar contra o pecado. A prova maior de que Isaías estava indignado vê-se nesse texto de Isaías 5:8-23. O versículo 8 do capítulo 5 do livro do profeta Isaías mostra a indignação de Isaías sobre a vida dissoluta da sociedade de seu tempo (Isaías 5:8). Literalmente, “Isaías revelou a extrema indignação de Deus com a ganância, a bebedice e outros pecados.” (Isaías 5:8-23). Aquela situação revelou que ele possuía grandes riquezas espirituais e virtudes cristãs. Uma das riquezas espirituais do profeta Isaías é a sua santa indignação (conforme Isaías 5:8-23). Nesta passagem o que se tem é um quadro de falsa segurança. As riquezas conquistadas não podem trazer nenhuma segurança espiritual. Esta santa indignação pode ser vista na sua atitude de revelar aquilo que é degradante na sociedade. Eis a descrição do profeta Isaías: em primeiro lugar, ai do egoísta ganancioso (versículo 8). Isaías condena a ganância: “Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo…” A terra pertencia a Deus (Levítico 25:23), tinha sido repartida a famílias específicas (Números 33:54). Em segundo lugar, ai do que se envolve em bebedice (versículos 11-17). O beber em demasia é uma característica da corrupção social e da frouxidão moral (capítulos 22 e 28; Amós 4:1-3 e 6:6-7). O exílio é um sinal de julgamento. Em terceiro lugar, ai daqueles que zombam de Deus quando pecam (versículo 18). Cegos como são, eles atraem o pecado e a culpa, e, por conseguinte, o julgamento de Deus, para os seus pescoços, como com fortes cordas de carro (de bois). Em quarto lugar, ai dos corruptos moralmente (versículo 20). Primeiro, eles pervertem as categorias morais básicas do que é certo e errado — brincando com a moralidade. Em seguida, desdenham da opinião pública. Em quinto lugar, ai dos orgulhosos e dos que se autojustificam (versículo 21). São sábios aos seus próprios olhos. Esta é uma expressão para designar uma autonomia irracional e arrogante. A revelação de Deus é o único alicerce firme do conhecimento. Em sexto lugar, aí dos que pervertem a justiça (versículo 22). Isso refere-se a má administração da justiça. Rodadas de bebidas embotam o senso de justiça.

Aniversariantes

Dia 16 Andréia Barbosa Mosse Silva, telefone 8124 7876.
Dia 18 Eucir Baptista Argente, telefone 3963 8533.
Dia 18 Gabriel da Silva Argente, telefone 3963 8533.
Dia 20 Maria Lúcia Oliveira, telefone 3561 1874.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Conselho Deliberativo do Simonton

O CDIPS abriu uma vaga para o Associado Eleito. Quem quiser indicar um irmão ou irmã, ou até mesmo se auto-indicar, deverá fazê-lo na secretaria da igreja sugerindo dois nomes.

Atenção, Crianças e Adolescentes!

A troca do cofrinho missionário por chocolates acontecerá durante o culto no dia 30 de novembro. Não deixe de trazer o seu. O valor arrecadado através dos cofrinhos também é parte da campanha para a missionária Auricilene.

1º Fórum de Plantação de Igrejas

O Seminário Presbiteriano de Brasília promoverá nos dias 17 a 21 de novembro uma série de palestras com o objetivo de incentivar ao povo de Deus a pensar e construir uma plataforma para o plantio de novas igrejas e revitalização de igrejas já estabelecidas. Este evento ímpar será realizado no Seminário durante o dia (café da manhã e discussões) e na Igreja Presbiteriana Nacional (plenário, às 19h30).

Rodízio de Pizza

A SAF estará promovendo um rodízio de pizza ainda em prol da aquisição de uma motocicleta para a missionária Auricilene. Será no dia 22 de novembro, a partir das 20h, no salão da igreja. O valor do convite é de R$ 10,00, incluindo refrigerantes. Crianças de até 6 anos não pagam. Participe e traga seus amigos e familiares! Pegue seu(s) convite(s) com Marli Rachid ou Ângela.

Sociedades Internas

As diretorias das sociedades internas do exercício de 2008 devem prestar relatório das atividades realizadas no decorrer do ano, até o dia 26 de novembro. Lembrar de preencher a ficha de estatística para as sociedades internas, que consta na página 8 do planejamento de atividades da 3ª IPT.

Evento Especial

No dia 23, na Escola Dominical, às 9h, realizaremos uma programação especial para as famílias da EBF 2008. Contamos com o envolvimento da igreja em participação e em oração.

42º Aniversário!

Nossa igreja está em festa! Desde o dia 17 de novembro de 1966 a congregação presbiteriana da Vila Matias foi organizada eclesiasticamente como 3a Igreja Presbiteriana de Taguatinga. “Render-te-ei graças entre os povos; cantar-te-ei louvores entre as nações. Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus e a tua fidelidade, até as nuvens.” Salmo 57:9-10.

País de Oração: Cabo Verde

Localização África
Capital Praia
Extensão territorial 4.033 Km2
Idioma Português
População total 530.438 habitantes
PIB 1.116 milhões de US$
Moeda Escudo cabo-verdiano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados