Boletim Informativo Nº 46/2012

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 11 de novembro de 2012

Razões Porque Deus Mandou Matar no Antigo Testamento — parte 1

Este é um bom e complicado assunto. A resposta de tal assunto refletirá e informará acerca de um entendimento de justiça e misericórdia. No livro de Josué, quando Deus manda Israel massacrar os cananeus para que a terra prometida fosse ocupada, certamente houve ali uma guerra sangrenta, com destruição total, onde Deus usou seu povo para executar seu julgamento moral contra seus inimigos perversos. Em relação a tal questão, é necessário pensar cuidadosamente e ter uma cosmovisão cristã bíblica relacionada à justiça e misericórdia de Deus. 1. Deus é o criador de todas as coisas e regente de todos os povos, logo ele tem direito absoluto de propriedade sobre todas as pessoas e lugares. “No princípio Deus criou os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há.” (Gênesis 1:1; Atos 14:15). Isto significa que “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem.” (Salmo 24:1). Como Deus diz: “a terra toda é minha” (Êxodo 19:5) e “todos os animais da floresta são meus” (Salmo 50:10). Deus é o dono de tudo. Isso significa que ele é livre para fazer o que quiser sobre todas as coisas. “O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.” (Salmo 115:3). Em sua livre soberania, Deus “determinou os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que [cada nação] deveria habitar” (Atos 17:26). Deus tem direitos de Criador, e ninguém pode dizer a ele: “O que fazes?” (Jó 9:12). 2. Além de criador, Deus é regente e proprietário final de tudo. Ele é justo e reto em tudo o que faz. Abraão perguntou a Deus a mesma questão que fazemos: “Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18:25). A resposta implícita é: “Claro que sim!” Paulo pergunta em Romanos 9:14: “Acaso Deus é injusto?” E a resposta é: “De maneira nenhuma!” Moisés proclama: “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é.” (Deuteronômio 32:4). Em nossa cultura as pessoas vivem a questionar se foi correto ou justo algo que Deus fez. Mas tal questão é ilegítima, porque pressupõe que nós sejamos os juízes; nós colocamos Deus no banco dos réus e o examinamos. Fazendo assim, agimos ingênua e tolamente, pois ousamos crer que Deus deve se conformar ao nosso senso de justiça, retidão e equidade. Nós pensamos: “se Deus passar no teste, muito bom!” Caso contrário, ficamos chateados e o acusamos. Não seja assim. Deuteronômio 32:4 diz que todos os caminhos de Deus são justos. Tudo o que ele faz é justo, e pensar diferente disto é um ato definitivo de arrogância. É arrogância usarmos a mente que ele nos deu como padrão supremo do universo. É arrogância usarmos nossas meras opiniões e concepções como o padrão supremo do universo. Mas isso não impossibilita o questionamento e a busca de obter um entendimento maior. O ilegítimo está em perguntar se os caminhos de Deus são justos ao assegurar a terra prometida. É perfeitamente apropriado e edificante buscar compreender como os caminhos de Deus são justos, seja ordenando a destruição de cananeus, seja em outra ação qualquer. A teologia se preocupa em observar como os aspectos da verdade e revelação de Deus se combinam.

Aniversariantes

Dia 11 David Alves Nunes Júnior, telefone 3568 0259.
Dia 13 Maria Eduarda Silva Almeida Costa, telefone 3356 2595.
Dia 14 Edenir Silva Costa, telefone 3356 2595.
Dia 16 Andréia Barbosa Mosse Silva, telefone 3356 8848.

Notas da Constituição da IPB

Capítulo VII
Ordens da Igreja
Seção 4ª — Candidatura e Licenciatura para o Sagrado Ministério
Artigo 119
 O candidato, concluídos seus estudos, apresentar-se-á ao presbitério que o examinará quanto à sua experiência religiosa e motivos que o levaram a desejar o sagrado ministério, bem como nas matérias do curso teológico.
Parágrafo único Poderá o presbitério dispensar o candidato do exame das matérias do curso teológico; não o dispensará nunca do relativo à experiência religiosa, opiniões teológicas e conhecimento dos símbolos de fé, exigindo a aceitação integral dos últimos.

Agenda da Mocidade

Jovens e adolescentes, fiquem atentos para o próximo Café com Fé: 15 de novembro. Participe e traga seus amigos!

Pedido da UPH

A UPH reforça o pedido a todos os membros da nossa igreja local para continuarem colaborando na doação de materiais de limpeza, de higiene pessoal e roupas a serem repassados à Casa Maanaim.

Resoluções do Conselho

1. O conselho examina os candidatos à profissão de fé e batismo com algumas perguntas, de acordo com o manual presbiteriano, que recomenda prévio exame aos candidatos a profissão de fé. O conselho analisa as informações para decidir sobre a recepção e resolve receber os candidatos no dia 18 de novembro de 2012.
2. Toma conhecimento de informações verbais da comissão de construção. O conselho aprova a ideia de conta específica para construção e recusa proposta de retorno a negociação com a Via Engenharia.
3. Recebe solicitação de transferência do irmão Gruwer Iúri Maciel Nascimento para igreja Metodista (artigo 18 e 19 do manual presbiteriano).

Projeto “Paraguai… É Boa Terra… Suas Crianças Também”

É um projeto missionário da APEC com o objetivo de alcançar o maior número de crianças para o Reino de Deus, despertar líderes e igrejas locais para o ministério infantil e cumprir o ide do Senhor e glorificar o Seu nome. Você pode ir. Requisitos para participar: ser recomendado por uma igreja; ter experiência no ministério infantil; preencher o formulário de candidato. Data: 15 de janeiro a 3 de fevereiro de 2013. Valor: US$ 180,00, que inclui hospedagem e alimentação durante todo o tempo do projeto e também todos os deslocamentos para os locais de trabalho. Para mais informações: telefone (61) 3226 5485 e e-mail apecbrasilia@gmail.com. Venha alcançar as crianças do Paraguai para Cristo.

Reforma na 3ª IPT

Visando a melhoria das instalações da 3ª IPT, o Ministério de Administração está realizando uma reforma geral das dependências da igreja. Nesta fase, toda parte de impermeabilização de parede e teto será feita, além da pintura geral do templo, salão, grades e residências.

Ministério de Casais

O Ministério de Casais informa que no dia 25 de novembro haverá o culto de ação de graças, as 18h30. Tema: “Gratidão pelo casamento”. Preletor: reverendo Ricardo. Contamos com a presença de todos.

Oportunidade de Emprego

O Conselho Deliberativo do Simonton abre processo seletivo para auxiliar administrativo do Instituto Presbiteriano Simonton. Aos interessados, encaminhar currículo para os membros do Conselho Deliberativo: pastor Geomário, pastor Djalma, pastor Shirlésio, Davi Oliveira, presbítero Jorge e presbítero Roberto Viera. Exigências para o cargo no encarte do boletim.

País de Oração: Costa do Marfim

Localização África Ocidental
Capital Yamoussoukro / Abidjan
Extensão territorial 322.460 km2
Idioma Francês
População total 20.152.894 habitantes
PIB 22.780 milhões de US$
Moeda Franco CFA

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados