Boletim Informativo Nº 47/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 21 de novembro de 2010

A Palavra de Deus e os Escritos de Paulo
“Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.” 1 Tessalonicenses 2:13.

Aqui está um texto que nos fala da palavra de Deus e dos escritos de Paulo. Ou seja, o apóstolo Paulo fala aos tessalonicenses sobre como eles acolheram a sua palavra “não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus” (1 Tessalonicenses 2:13). Paulo nos diz aqui, por sua convicção, que os tessalonicenses se tornaram imitadores das igrejas de Deus na Judéia: “Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 2:14). Paulo nos mostra claramente que essa atitude dos crentes tessalonicenses também fortaleceu a sua fé diante das perseguições. Agora, Paulo nos mostra que a palavra de Deus sobre os tessalonicenses teve uma evidência eficaz: “a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes”. E acrescenta: “porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus” (1 Tessalonicenses 2:13b,14b). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que a palavra de Deus é poderosa na vida dos crentes. Isso, ao mesmo tempo, exige atitudes firmes pela convicção que a palavra traz para o crente. O crente precisa reagir como nova criatura na prática de virtudes cristãs produzidas pela palavra de Deus. Por que Paulo usa a expressão: “acolhestes não como palavra de homens”? Como se pode entender essa expressão e, ao mesmo tempo, reconhecer o aspecto humano? Esta santa instrução, vista nesta declaração de Paulo, se constitui num ensino normativo ao cristão, no sentido de entender que a palavra de Deus opera eficazmente. Aqui está a responsabilidade do cristão: entender que a palavra de Deus pode realizar feitos grandiosos na vida do crente verdadeiro hoje. Paulo destaca o que precisa estar em apreço: o cristão tem a palavra de Deus como regra de fé e prática. Vamos aqui destacar como o cristão deve encarar o ensinamento dessa passagem, destacando algumas lições preciosas: em primeiro lugar, a palavra é de Deus. O que está aqui em foco é a “mensagem a cerca de Cristo”, pregada por Paulo, e não a coleção de livros do Novo Testamento, posto que esta primeira epístola aos Tessalonicenses foi o primeiro ou o segundo dos livros do Novo Testamento a serem escritos. Em segundo lugar, a palavra é de origem divina. Também se deve observar a incessante confiança de Paulo na origem divina da mensagem por ele anunciada. Ele experimentara a presença de Cristo através de experiências místicas, tendo recebido a mensagem mediante visões. Em terceiro lugar, a palavra opera eficazmente. A mensagem cristã é uma palavra viva que transcende meros credos verbais e intelectuais. Por detrás dela encontra-se o poder e a presença do Espírito Santo. O Espírito Santo aplica os preceitos da palavra na vida do crente.

Aniversariantes

Dia 23 Ester de Sá Costa, telefone 3202 6542.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 2ª – Ministros do Evangelho
Artigo 33
O ministro poderá ser designado pastor-efetivo, pastor-auxiliar, pastor-evangelista e missionário.
§ 1º É pastor-efetivo o ministro eleito e instalado numa ou mais igrejas, por tempo determinado e também o ministro designado pelo Presbitério, por prazo definido, para uma ou mais igrejas, quando estas, sem designação de pessoa, o pedirem aos Concílios.
§ 2º É pastor-auxiliar o ministro que trabalha sob a direção do pastor, sem jurisdição sobre a igreja, com voto, porém, no Conselho, onde tem assento ex-officio, podendo, eventualmente, assumir o pastorado da igreja, quando convidado pelo pastor ou, na sua ausência, pelo Conselho.
§ 3º É pastor-evangelista o designado pelo Presbitério para assumir a direção de uma ou mais igrejas ou de trabalho incipiente.
§ 4º É missionário o ministro chamado para evangelizar no estrangeiro ou em lugares longínquos na Pátria.

Resoluções do Conselho

– O Conselho resolve nomear a comissão de orçamento, que é composta pelo reverendo Geomário, presbítero Edenir e presbítero Denis.
– O Conselho resolve homologar, após parecer favorável do Ministério de Administração, a mudança de função do irmão Marcos André, passando de secretário para auxiliar administrativo a partir do dia 1º de novembro de 2010. Com esta alteração o atual secretário receberá uma gratificação adicional. O Conselho da 3ª IPT encaminhará ao Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Simonton a solicitação de pagamento de empréstimo com parcelamento mínimo de R$ 500,00 reais mensais para custear os gastos gerais da 3ª IPT.
– Toma-se conhecimento do relatório parcial da tesouraria da 3ª IPT. Resolve-se encaminhar para o Conselho de Contas.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 28, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Andréia.
– 1 e 2 anos Viviane.
– 3 a 5 anos Francilene e Jan Uilles.
– 6 a 8 anos Adones.
– 9 a 12 anos Eliene.

Inauguração do Templo da 3ª IPC

A 3ª Igreja Presbiteriana de Ceilândia convida para a inauguração e consagração do novo templo com capacidade para 600 pessoas. Os cultos em ações de graças serão realizados nos dias 4, 5, 11 e 12 de dezembro de 2010, às 19h30. No dia 4 o preletor será o reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da IPB, e no dia 11 será o reverendo Geomário Moreira Carneiro, presidente do Sínodo de Taguatinga.

Encontro de Mocidades do Centro-Oeste

Nos dias 21 a 24 de abril de 2011, em Barra das Garças, MT, será promovido um encontro de mocidades do Centro-Oeste com o tema “Ser Testemunha: Fortes na Fé”, que terá como preletor o reverendo Robson Ribeiro — pastor da 3ª Igreja Presbiteriana de Várzea Grande, MT. Inscrições até o dia 30 de novembro no valor de R$ 40,00. Caravana do Sínodo de Taguatinga: R$ 120,00. Maiores informações pelos telefones (61) 9124 2412 e (61) 3310 7114.

Novo Templo

O Conselho decidiu reunir-se com os arquitetos que apresentaram as propostas, no entanto, não foi possível realizar a reunião esta semana. Portanto será necessário agendar uma reunião no decorrer desta semana com os arquitetos Sérgio Brasileiro e Eliane Borges.

Convite Especial

A Congregação Presbiterial Fonte de Libertação tem a grata satisfação de convidar você e sua família para participar dos nossos cultos de ações de graças em comemoração pelo aniversário, nos dias 27 e 28 de novembro de 2010, às 19h30.

Ministério Ônix

Convidamos você e sua família a participarem conosco do lançamento do nosso 1º CD: “Glória e Majestade”, no dia 4 de dezembro de 2010, a partir das 19h. Participe!

País de Oração: Palau

Localização Oceania
Capital Melekeok
Extensão territorial 459 Km2
Idioma Inglês e palauense
População total 20.397 habitantes
PIB 170 milhões de US$
Moeda Dólar americano

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados