Boletim Informativo Nº 47/2014

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 14 de dezembro de 2014

Como Ramos da Videira Verdadeira

O cântico profético do profeta Isaías, registrado no capítulo 5 de seu livro, expressa a indignação de Deus contra o reino de Israel e de Judá, devido aos caminhos iníquos percorridos pelas nações. Metaforicamente, Israel e Judá, comparadas à vinha, Isaías relata o descontentamento de Deus com as ações do povo que ele escolheu e seu iminente juízo. Deus, apresentando-se como horticultor, cuidou de sua vinha, preparou-lha uma terra fértil e limpou das ervas daninhas, tirou as pedras, montou vigia e construiu um lagar para produção de vinho. Assim, esperava-se que desse frutos excelentes. Contudo, o fruto da vide nasceu de qualidade ruim: o dono da vide o reprovou. Alguma coisa mais poderia ter feito que não fizera à vinha? Explica o motivo da vinha produzir uvas bravas? Essa foi a pergunta de prenuncio do julgamento feito por Deus às nações. Perguntas que não houve apresentação de justificativas para anular o julgamento vindouro da vide. Questionamento feito por Deus ao seu povo, que possivelmente encheria de vergonha qualquer israelita arrependido. Doravante, no capítulo 27 do livro de Isaías, percebemos que o problema de toda produção de uvas bravas da vide escolhida está na própria natureza da planta: ela não conseguiria produzir por conta própria frutos excelentes para o seu agricultor. Israel e Judá não conseguiram produzir ações que verdadeiramente glorificassem a Deus. O problema das duas nações estava na natureza pecadora que tinham, a qual estava sendo exercida continuamente na produção de iniquidades. Contudo, Deus, em seu eterno Conselho, já determinara a vinda da nova Videira que surgiu e tem possibilitado aos seus ramos dar frutos em toda a face do mundo (Isaías 27:6). O dia tão esperado do surgimento da vide aconteceu em Cristo Jesus: Eu sou a vinha verdadeira e o meu Pai o lavrador (João 15:1). Nisso, a natureza da nova vide não é duvidosa, seus ramos são sadios, seus frutos são aprovados por Deus. Todo empecilho que surge nos ramos infrutíferos (os quais nunca participaram da vitalidade da videira) são arrancados, secados e queimados. A esperança da nova qualidade de frutos da vide acontecerá em Cristo. Muitos têm participado da vida da Vide. Muitos têm recebido a vida de Cristo, pois a todos os quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem em seu nome (João 1:12). Sem Cristo nada podemos fazer (João 15:5). Como galhos da Vide verdadeira, adoremos a Deus pela maravilhosa mudança que Ele fez em nossa natureza pecaminosa em Cristo pelo seu Espírito Santo. Ele nos deu condições de produzir frutos para a glória de Deus. Continuamente, supliquemos ao nosso Deus para que nos ajude a permanecer na Videira Verdadeira como ramos frutíferos aceitáveis para a sua glória, que sua vida seja a nossa vida.

Aniversariantes

Dia 16 Rita de Cássia Carvalho Ribeiro, telefone 3563 4689.
Dia 17 Luiza Martins da Silva, telefone 3359 2014.
Dia 18 Nair Martins da Silva, telefone 3356 4992.
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos, e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Princípios de Liturgia
Capítulo XIV
Ordenação de Ministros
Artigo 34
 Após a ordenação, os membros do Presbitério darão ao recém-ordenado a destra de fraternidade e em seguida o presidente o declarará solenemente ordenado e investido no ofício sagrado.
Artigo 35 Em momento oportuno, após a declaração supra, o ministro designado pelo Concílio fará uma parênese ao novo ministro.
Artigo 36 Se for conveniente e oportuno, o presidente ou ministro por ele designado poderá dirigir à Igreja uma exortação fraternal no sentido de aumentar o amor, o respeito e a honra ao ministério da Palavra.

Culto de Oração

Amados irmãos, não deixem de comparecer aos cultos de doutrina e de oração, todas as terças e sextas-feiras, respectivamente. Nesse mês de dezembro a Junta Diaconal estará responsável pelo culto de oração.

Construção do Novo Templo

Estamos com uma nova conta para a arrecadação de doações para a construção do novo templo: Banco Santander, agência 3328, conta corrente 13000174-8. “Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Samuel 7:12.

Atividades Pastorais da Semana:
Reverendo Geomário

Dia 14 Manhã: escola dominical; noite: culto.
Dia 15 Folga.
Dia 16 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais; noite: estudo bíblico.
Dia 17 Manhã: gabinete; tarde: visita; noite: reunião do Conselho
Dia 18 Manhã: gabinete; tarde: cuidar dos pais.
Dia 19 Manhã: gabinete; tarde: visitas; noite: oração.

Atividades Pastorais da Semana:
Seminarista Weber

Dia 14 Manhã: escola dominical.
Dia 15 Quartel, secretaria.
Dia 16 Folga.
Dia 17 Manhã: quartel; tarde: secretaria.
Dia 18 Manhã: secretaria; tarde: secretaria.

Resoluções do Conselho

1. Referenda atos da diretoria do Conselho da 3ª IPT.
2. Elege, nomeia e homologa a liderança para o ano de 2015.
3. Recebe a carta de transferência do irmão João Guilherme Rocha Gomes, considerando CI/IPB artigo 16 letra “C”.
4. Autoriza o uso do salão da 3ª IPT pela irmã Vera no dia 19 de dezembro de 2014.
5. Toma conhecimento e autoriza a presença da Missão Vida no culto do dia 25 de janeiro de 2015 (culto à noite).
6. Recebe, ajusta e aprova o relatório da Comissão de Orçamento da 3ª IPT.
7. Recebe a transferência dos irmãos Sônia Gomes Barnabé, Janaira Ribeiro dos Santos e Rafael Gomes Barnabé, considerando CI/IPB artigo 16 letra “C”.

País de Oração: Romênia

Localização Leste da Europa
Capital Bucareste
Extensão territorial 238.390 km2
Idioma Romeno
População total 21.640.168 habitantes
PIB 169.396 milhões de US$
Moeda Leu

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados