Boletim Informativo Nº 50/2010

pdf logoVersão em PDF

Domingo, 12 de dezembro de 2010

Comendo A Palavra
“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.” Jeremias 15:16.

Aqui está um texto que nos fala da decisão do profeta em comer a palavra. Ou seja, o profeta Jeremias fala aos judeus exilados sobre como agiu ao achar a Palavra de Deus. Diz o profeta: “Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos.” (Jeremias 15:16). Jeremias nos diz aqui, por sua convicção, que a Palavra de Deus lhe será verdadeiro alimento e faz esta oração: “Tu, ó Senhor, o sabes; lembra-te de mim, ampara-me e vinga-me dos meus perseguidores; não me deixes ser arrebatado, por causa da tua longanimidade; sabe que por amor de ti tenho sofrido afrontas.” (Jeremias 15:15). Jeremias nos mostra claramente, que, sua confiança no Senhor é fruto da sábia direção que vem da Palavra. Agora, Jeremias nos mostra que a Palavra de Deus revelada aos seus servos tem um propósito eficaz, e declara suas atitudes: “Nunca me assentei na roda dos que se alegram, nem me regozijei; oprimido por tua mão, eu me assentei solitário, pois já estou de posse das tuas ameaças.” E pergunta: “Por que dura a minha dor continuamente, e a minha ferida me dói e não admite cura? Serás tu para mim como ilusório ribeiro, como águas que enganam?” (Jeremias 15:17,18). Esse ensino revela e fundamenta o princípio de que a Palavra de Deus é poderosa para conduzir a vida dos crentes. Isso, ao mesmo tempo, exige atitudes firmes pela convicção de que é pela palavra que o Espírito traz direção para o crente. O crente precisa reagir como nova criatura que se orienta exclusivamente pela palavra de Deus. Esta santa instrução, vista nesta declaração de Jeremias, se constitui num ensino normativo ao cristão, no sentido de entender que a Palavra de Deus aponta a direção sábia para o crente. Logo há uma responsabilidade que é do cristão: entender que a palavra de Deus traz direcionamento para a vida do crente verdadeiro hoje. Jeremias destaca o que precisa estar em apreço: a Palavra de Deus é nossa única regra de fé e de prática. Nesse dia da Bíblia, vamos aqui destacar como o cristão deve encarar o ensinamento dessa passagem, destacando algumas lições preciosas: em primeiro lugar, os cristãos experimentam da boa palavra de Deus. Os cristãos têm, na Bíblia, a revelação da vontade de Deus para a sua vida com relação às decisões morais que precisam tomar (Romanos 8:14). Por meio da Escritura inspirada pelo Espírito podemos conhecer, com certeza absoluta, qual o caminho que devemos seguir em muitas ocasiões do nosso viver. Em segundo lugar, os cristãos precisam se alimentar da boa palavra de Deus. A Bíblia deve ser como um bom alimento, para que as decisões morais que temos que tomar no decorrer da vida sejam bem direcionadas. As instruções são como um dom celestial, que precisam ser recebidas como uma boa comida. Em terceiro lugar, os cristãos devem tomar o exemplo de Jeremias. Não basta simplesmente provar ou até degustar as instruções da Bíblia, mas também é preciso comê-las. É preciso fazer como Jeremias (Jeremias 15:16).

Aniversariantes

Dia 14 Rodrigo Arthur Domingos da Silva Melo, telefone 3562 1282.
Dia 14 Lo-Ruamma Portes Souza Tavares, telefone 9651 3224.
Dia 15 Geralda Ferreira Rodrigues, telefone 3562 7420.
Dia 16 Filipe Victor de Oliveira Dionizio, telefone 8454 3345.
Dia 18 Nair Martins da Silva, telefone 3356 4992.
“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Salmo 90:12. Parabéns a todos e que o Senhor lhes abençoe!

Notas da Constituição da IPB

Capítulo IV – Oficiais
Seção 2ª – Ministros do Evangelho
Artigo 36
São atribuições do ministro que pastoreia igreja:
a) orar com o rebanho e por este;
b) apascentá-lo na doutrina cristã;
c) exercer as suas funções com zelo;
d) orientar e superintender as atividades da igreja, a fim de tornar eficiente a vida espiritual do povo de Deus;
e) prestar assistência pastoral;
f) instruir os neófitos, dedicar atenção à infância e à mocidade, bem como aos necessitados, aflitos, enfermos e desviados;
g) exercer, juntamente com os outros presbíteros, o poder coletivo de governo.
§ único Dos atos pastorais realizados, o ministro apresentará, periodicamente, relatórios ao Conselho, para registro.

Resoluções do Conselho

– Recebe-se documento da irmã Juliana Claudino Pereira Lopes, secretária executiva da Federação de Mocidades do Distrito Federal, solicitando aporte financeiro para custear viagem missionária no campo da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais — APMT, na cidade de Ayacucho, Peru. O Conselho resolve encaminhar pedido para o Ministério de Missões para análise e posterior deliberação.
– O Conselho resolve estender o prazo de entrega dos relatórios das sociedades internas e ministérios até o dia 8 de dezembro, e convoca assembleia geral ordinária para o dia 12 de dezembro, no período da escola dominical.
– Recebe-se os relatórios das congregações de Samambaia e Areal. Resolve-se designar o reverendo Djalma para análise do relatório da congregação de Samambaia e o presbítero Roberto Rachid para análise do relatório da congregação do Areal.

Departamento Infantil

No próximo domingo, dia 19, estão escalados os professores e auxiliares para as classes a seguir:
– 0 e 1 ano Vera.
– 1 e 2 anos Elaene
– 3 a 5 anos Patrícia e Natália A.
– 6 a 8 anos Roberto Vieira.
– 9 a 12 anos Jônatas.

Encontro de Mocidades do Centro-Oeste

Nos dias 21 a 24 de abril de 2011, em Barra das Garças, MT, será promovido um encontro de mocidades do Centro-Oeste com o tema “Ser Testemunha: Fortes na Fé”, que terá como preletor o reverendo Robson Ribeiro — pastor da 3ª Igreja Presbiteriana de Várzea Grande, MT. Inscrições até o dia 30 de novembro no valor de R$ 40,00. Caravana do Sínodo de Taguatinga: R$ 120,00. Maiores informações pelos telefones (61) 9124 2412 e (61) 3310 7114.

Funcionamento da Secretaria

A secretaria da 3ª IPT funcionará, a partir desta semana, nos seguintes dias e horários: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; domingos, das 8h às 12h. Maque em sua agenda!

Convite

A 1ª Igreja Presbiteriana do Riacho Fundo I — 1ª IPRFI — convida você e sua família para assistir a cantata “Uma Oração no Natal”, que será apresentada no dia 18 de dezembro, sábado, às 20h, e no dia 19 de dezembro, domingo, às 19h, no templo da 1ª IPRFI. Endereço: QOF QN 7 conjunto 1 lote 6, Riacho Fundo I.

Cantata de Natal

Convide seus parentes, amigos e vizinhos para assistir a cantata “Um Natal Inesquecível”, que será interpretada pelo Conjunto Celebrai, no dia 24 de dezembro, às 20h. Apresente o verdadeiro sentido do Natal para quem não o conhece!

Cantata “Alegria”

O Coral Sal e Luz, da Igreja Presbiteriana do Guará II, convida você e sua família para a cantata de Natal “Alegria”, que será apresentada no dia 19 de dezembro, às 19h na IPGII, EQ 30/32 área especial “C”, Guará II.

País de Oração: Paquistão

Localização Ásia
Capital Islamabad
Extensão territorial 796.095 Km2
Idioma Urdu
População total 180.808.096 habitantes
PIB 163.290 milhões de US$
Moeda Rupia

Fonte IBGE Países@ www.ibge.gov.br/paisesat/

Posts Relacionados